De acordo com o governo municipal, o objetivo da iniciativa é evitar os alagamentos na região da Pelinca e dos Parques Rodoviário, São Caetano e Tamandaré, além de identificar ligações clandestinas de rede de esgoto.
“A Prefeitura criou um programa de segurança hídrica a partir de um conselho proposto pelo prefeito, que envolve várias secretarias. Nesta primeira gestão, limpamos cerca de 350 quilômetros de canais, seja por meio próprio ou em parceria com o Inea e Asflucan, e estamos fazendo e refazendo a limpeza. Refizemos canais que estão abandonados há cerca de 30 anos, reestruturando esse processo que é tão importante para a drenagem urbana e para o atendimento rural”, enfatizou.
“O esgoto lançado indevidamente ou ilegalmente no sistema de canais de Campos prejudica a produção pesqueira do nosso município e a produção agrícola levando patologias para toda a região, para todo o município. Nós, do comitê do conselho de segurança hídrica, estamos trabalhando para que consigamos avançar na detecção desses espaços para que não tenha esgoto jogado indevidamente na rede de canais”.