terça-feira, 27 de agosto de 2024

Mar pode subir 21 centímetros em Atafona até 2050, diz ONU

Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente

O relatório divulgado nesta terça (27) mostra que o nível dos mares subiu 15 centímetros nos últimos 30 anos em algumas partes do Pacífico. Em Atafona e na cidade do Rio de Janeiro, o aumento foi de 13 centímetros no mesmo período, mas, a má notícia fica para o futuro: em ambas o aumento esperado até 2050éde até 21 centímetros,sendo16 centímetros em média.

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, emitiu um alerta mundial por causa da rápida elevação do Oceano Pacífico. De acordo com o relatório apresentado pela organização, as cidades no Brasil que serão diretamente afetadas pelo fenômeno são Rio de Janeiro e Atafona, em São João da Barra. “Em todo o mundo, o aumento do nível do mar tem um poder incomparável de causar estragos nas cidades costeiras e devastar economias litorâneas. Os líderes globais precisam agir: reduzir drasticamente as emissões globais; liderar uma transição rápida e justa para o fim dos combustíveis fósseis; e aumentar massivamente os investimentos em adaptação climática para proteger as pessoas dos riscos presentes e futuros”, disse o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres.



De acordo com pesquisas, o aumento do nível do mar é consequência do aumento das temperaturas, que causa o derretimento das calotas polares. À medida que o aquecimento aumenta e o gelo derrete, o mar sobe de nível.


Segundo a ONU, as ilhas do Pacífico são excepcionalmente expostas pois as temperaturas nos mares da região estão subindo muito mais rapidamente do que as médias globais. No local, a elevação média é de apenas um a dois metros acima do nível do mar. Cerca de 90% da população vive a apenas 5 quilômetros da costa e metade da infraestrutura está a 500 metros do mar.



O relatório aponta que os riscos e perigos costeiros impulsionados pelo clima não vêm apenas da elevação do nível do mar (SLR), mas também de sua amplificação de marés de tempestade, marés normais e ondas. A expectativa é que os perigos de inundação na costa das cidades aumentem devido ao afundamento local do solo, resultado de atividades humanas como construção de barragens ou extração de água subterrânea e combustíveis fósseis. Os efeitos combinados podem levar a danos na infraestrutura devido a inundações costeiras, intrusão de água salgada em aquíferos e rios, recuo da linha costeira e mudança ou perda de ecossistemas costeiros e setores econômicos, afirma a ONU.







Com informações de O Globo

Propostas de governo de Hingo Hammes para prevenção de desastres naturais em Petrópolis


Com o agravamento da crise climática e o empobrecimento da população após a pandemia da covid-19, alguns desafios precisam ser enfrentados pelos próximos prefeitos nos mais de 5.570 municípios brasileiros. Em Petrópolis a situação não é diferente, pois, de acordo com estimativas do Censo de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), cerca de 7% da população de Petrópolis vive em áreas de risco, o que seriam aproximadamente cerca de 23.800 pessoas e 10% da população, vive em situação de pobreza.


Com as eleições municipais deste ano, os candidatos a prefeito ao registrarem suas candidaturas também registraram as suas propostas de governo para o período de 2025 a 2028. Alguns temas acabam sendo comuns entre eles, como medidas de prevenção contra os desastres naturais, o desenvolvimento econômico da cidade e medidas para melhorar a mobilidade, a saúde, a educação e a economia local.


Entre os desafios que o próximo prefeito deve enfrentar e apresentar soluções estão os desastres naturais, cuja preocupação aumenta com a mudança climática no mundo. Petrópolis é conhecida por enfrentar problemas com deslizamentos de terra e enchentes, especialmente durante a temporada de chuvas. Gerenciar e mitigar esses riscos é uma prioridade constante.

O candidato do PP, o vereador Hingo Hammes, em sua proposta de governo para 2025 a 2028, mostra que, de acordo com dados do IBGE e da Defesa Civil Nacional, 25% da população petropolitana vive em áreas de risco de inundações, enxurradas e deslizamentos. Diante deste cenário, torna-se imprescindível a criação de um Plano Diretor de Prevenção a Desastres Naturais. De acordo com ele, este plano será construído em parceria com sociedade petropolitana, órgãos de controle social e demais entes federados, prevendo ação de curto, médio e longo prazo, contemplando matriz de responsabilidades do Município, Estado e da União.


Entre as ações apresentadas por ele na sua proposta de governo estão atualizar o Plano de Risco do Município; Mapear os equipamentos públicos situados em área de risco; Difundir a cultura de defesa civil nas escolas, através de ações educacionais e sensibilização nas unidades educacionais públicas e privadas; Fortalecer os Núcleos de Defesa Civil nas Comunidades; Criar o Sistema Municipal de Defesa Civil; Criar o Centro de Monitoramento Regional e ampliar o CIMOP com vistas a integração da Defesa Civil aos novos radares de Banda-X.

A proposta de Hingo Hammes prevê ainda fortalecer a Cultura de Defesa Civil dos munícipes; Auxiliar na construção do Plano Diretor de Prevenção de Desastres; Capacitar profissionais da educação, pais e alunos e promover simulados nas escolas para que saibam o que fazer em caso de chuvas fortes; Aprimorar o Sistema de alerta e alarme em casos de previsão de fortes chuvas ou intempéries climáticas.








Fonte: Diário de Petrópolis | Rogerio Tosta

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Wladimir anuncia proibição e barreiras para passagem de carretas no Centro de Campos



O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PP), anunciou nesta segunda-feira (26), que a partir da próxima semana a área central de Campos terá barreiras para impedir a circulação de carretas. A medida será coordenada pela Guarda Municipal e Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT).

De acordo com Wladimir, a medida foi tomada diante do alto número de acidentes pelo Centro. Um deles, acabou de maneiro trágica no fim de semana, com uma ciclista morta atropelada por um caminhão.


“A partir do dia 1º de setembro, a Prefeitura estará proibindo o tráfego de carretas pesadas dentro da cidade. Essa medida está sendo tomada porque já não aguentamos mais pedir informações ao DER-RJ sobre a estrada dos ceramistas”, comentou o prefeito, em vídeo publicado nas suas redes sociais. E acrescentou:

“Nós não queremos atrapalhar o desenvolvimento da região, não queremos atrapalhar as carretas que tem que ir para o Porto do Açu. Estamos sendo até aqui pacientes, mas estamos sem resposta. E a obra está parada há oito meses, sem perspectiva e nenhuma de retomada”, declarou.


O chefe do Executivo municipal complementou ainda, falando sobre o início da mobilização e os principais pontos em que ela irá atuar:

“Estamos dando o prazo de mais uma semana. E a partir do dia 01/09, a Guarda e o IMTT farão barreiras de contenção para impedir que as carretas trafeguem pelo Centro de Campos, pela Av. Arthur Bernardes e pela Av. 28 de Março”, disse.

Por fim, o prefeito citou o alto número de acidentes que a cidade tem registrado, relembrando a morte da ciclista Michele Braga Caldas, de 43 anos, no último sábado (24). Ela foi atingida no cruzamento das Avenidas Artur Bernardes e José Alves de Azevedo, na região central do município, enquanto pedalava.

“Estamos tendo muitos acidentes, inclusive um agora nessa semana, com vítima fatal. A ciclista Michele, que eu inclusive conhecia pessoalmente. Ela foi atingida por um,a carreta e faleceu na hora. Vamos mandar hoje um comunicado ao Porto do Açu, ao Ministério Público e também ao DERJ-RJ, porque não dá mais para esperar por um posicionamento, nem que seja uma abertura paliativa da estrada, já que a obra não sai do lugar”, complementou.






domingo, 25 de agosto de 2024

Ciclista morre após ser atropelada por caminhão, em Campos


A ciclista Michele Braga Caldas, de 43 anos, morreu na noite de sábado (24), quando pedalava na Avenida Artur Bernardes, Parque Rosário. Ela foi atingida por um caminhão no cruzamento da via com a Avenida José Alves de Azevedo. De acordo com testemunhas, o atropelamento aconteceu por volta de 20h.

A esportista amadora era moradora do Parque Aurora, próximo ao local do acidente. O motorista do caminhão não teria prestado socorro à vítima e fugiu. Entretanto, ele foi abordado por policiais próximo à Avenida 28 de Março.

A ocorrência policial do atropelamento foi encaminhada para a 134ª Delegacia de Polícia Civil, área central de Campos dos Goytacazes. O caminhoneiro prestou depoimento e foi liberado. De acordo com as primeiras informações, ele disse não ter visto a ciclista quando transitava pela Avenida Artur Bernandes.

Nas redes sociais, várias pessoas escreveram mensagens de pesar e condolências aos familiares de Michele Braga Caldas. A morte da ciclista causou comoção. A amiga dela, Ellen Campos, escreveu: “Infelizmente, ninguém respeita ciclistas e dói ver as pessoas perdendo a vida”, finaliza.




sábado, 24 de agosto de 2024

Justiça Eleitoral suspende perfis de Pablo Marçal nas redes sociais


O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral, concedeu liminar suspendendo temporariamente os perfis em redes sociais de Pablo Marçal, candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, e estabeleceu multa diária R$ 10 mil caso a medida seja descumprida.

A decisão foi tomada em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), movida pelo PSB. A acusação é de abuso de poder econômico e uso indevido de meio de comunicação.


Cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).




Pablo Marçal


Em live no Instagram durante agenda neste sábado (24), o candidato sugeriu que a Justiça agiu com objetivo eleitoral e disse que ninguém vai conseguir pará-lo. “No dia que alcancei 13 milhões de seguidores, eles irão derrubar minhas redes sociais”, disse ele.

Segundo Pablo Marçal, a decisão é uma “liminar sem nenhum fundamento, pegando coisa aleatória desconectada da realidade”.

O influenciador disse: “quero que vocês saibam que não tenho um pingo de medo do que vocês estão falando”. E completou: “ninguém tem medo de cadeia, de presidente da República, de governador”.

O representante do PRTB avisou aos seguidores que suas redes iriam cair e pediu que eles gravassem vídeos de apoio.






quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Defesa Civil de SJB em alerta para ventos fortes e mar agitado entre sexta e sábado


Foto: Ralph Braz | Pense Diferente

 Ventos fortes, com velocidade entre 50 km/h e 74 km/h, podem atingir a região nesta sexta-feira (23) e no sábado (24). As alterações climáticas compreendem o trecho entre Arraial do Cabo (RJ) e Vitória (ES). Em São João da Barra, a Defesa Civil se mantém em alerta e a recomendação aos pescadores é evitar sair com as embarcações ao mar neste período. Em caso de rajadas, não é recomendado procurar abrigo embaixo de árvores. 


A Secretaria Municipal de Segurança Pública coloca à disposição para emergência os seguintes números da Defesa Civil: 199; 2741-8370; 99915-3153 (ligações e whatsapp).





Mães registram boletim de ocorrência contra professora de creche em Campos


Na manhã desta quinta-feira (22), mães de alunos de uma creche em Campos se reuniram na 134ª Delegacia de Polícia para registrar um boletim de ocorrência contra uma professora que supostamente teria agredido alunos, assediado uma professora e auxiliar da turma, além de envolver um caso de homofobia.


O caso será em investigação na 134ª Delegacia de Polícia de Campos (Centro).

O jornal entrou em contato com a Prefeitura de Campos e por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia informou que a professora foi retirada da unidade com apoio da Polícia Militar para segurança de toda a comunidade escolar: profissionais, pais e alunos.

Essa professora estava de licença médica e está respondendo Processo Administrativo (PAD). Como a licença terminou terça-feira, ela retornou à escola ontem. Entretanto, a Secretaria de Educação solicitou à Secretaria de Administração autorização para afastá-la da unidade até que o PAD seja concluído.



A Secretaria de Educação recebeu, nesta quarta-feira, uma comissão de mães da unidade e esclareceu as providências tomadas.

A servidora em questão foi chamada a comparecer à Seduct para orientar quanto ao seu afastamento.

A Secretaria continua apurando os fatos ocorridos dentro da unidade e está ouvindo todos os envolvidos de forma imparcial a fim de continuar tomando todas as medidas necessárias, finaliza a nota.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Justiça Eleitoral rejeita suspender o registro da candidatura de Pablo Marçal


A representação havia sido apresentada pelo PSB, partido da deputada federal Tabata Amaral, adversária de Marçal na corrida eleitoral paulistana. Empresário é alvo de outras ações na Justiça Eleitoral


O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) negou um dos pedidos de impugnação da candidatura do empresário e influenciador digital Pablo Marçal, do PRTB, à prefeitura da capital paulista.

A representação havia sido apresentada pelo PSB, partido da deputada federal Tabata Amaral, adversária de Marçal na corrida eleitoral paulistana.


“A concessão de liminar pleiteada com a suspensão do registro de candidatura poderá gerar a ausência da urna eletrônica, o que poderá acarretar perigo de irreversibilidade dos efeitos da decisão”, anotou o juiz eleitoral Antonio Maria Patiño Zorz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, em decisão publicada nesta quarta-feira (21).

De acordo com a representação apresentada pela legenda, a escolha de Marçal teria violado o estatuto do PRTB, segundo o qual os candidatos do partido têm de estar filiados pelo menos 6 meses antes da data da convenção.



Segundo os advogados do PSB, Pablo Marçal se filiou à sigla no dia 5 de abril. A convenção municipal do partido em São Paulo, que oficializou a candidatura do empresário, ocorreu no dia 4 de agosto, apenas 4 meses depois de seu ingresso na legenda.

Marçal é alvo, ainda, de outro pedido de liminar para a suspensão de sua candidatura, pela suposta prática de abuso de poder econômico ao contratar terceiros com o objetivo de impulsionar suas publicações nas redes sociais. O pedido também foi apresentado pelo PSB de Tabata, mas a Justiça Eleitoral ainda não decidiu a respeito.





terça-feira, 20 de agosto de 2024

Vereadores de Petrópolis buscam reeleição de olho no desempenho de seus partidos


A eleição deste ano pode consagrar a vereadora Gilda Beatriz (PP) como a única mulher a conseguir ser eleita quatro vezes de forma consecutiva, sem interrupção entre um mandato e outro. Os vereadores Dudu (União) e Ronaldo Ramos (PSB) também buscam o quarto mandato; porém, os dois tiveram a sequência interrompida desde que disputaram pela primeira vez uma cadeira na Câmara Municipal.


Para a vereadora Gilda, ser a única mulher reeleita três vezes é resultado de um trabalho que foi aprovado pela população, frisando que seu trabalho não é apenas na época da eleição, mas durante todo o mandato, apoiando as lutas populares. Estamos trabalhando para conquistar o quarto mandato, mostrando que a mulher pode ter o seu espaço na política. Queremos que outras mulheres possam se eleger e participar da política; afinal de contas, somos a maioria da população no Brasil, comentou a vereadora.


Na atual legislatura, ela forma uma bancada feminina ao lado da vereadora Julia Casamasso do PSOL, que vem trabalhando para ser reeleita pelo PSOL. Apesar das diferenças ideológicas, Gilda e Júlia enfrentam o machismo presente na política, um problema nacional que vem sendo combatido diariamente na tentativa de mudar este quadro, que tem uma diferença gritante, como mostram os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde, do total de candidatos no Brasil, apenas 34% são mulheres. Em Petrópolis, são apenas 33% candidatas.

Nesse mundo machista da política, em Petrópolis, apesar de serem maioria na Câmara Municipal, os homens estão em desvantagem e buscam a reeleição tentando superar os números da vereadora Gilda. Alguns vereadores, que estão no primeiro mandato como titulares, na legislatura de 2017/2020, os vereadores Marcelo Lessa (PL), Marcelo Chitão (PL) e Fred Procópio (MDB), foram suplentes e, em 2020, conquistaram uma cadeira.


Os três agora buscam a reeleição como vereadores para um segundo mandato como titulares, sem a pressão de ser suplente, como ocorreu antes da eleição de 2020, quando, ao lado do vereador Hingo Hammes, hoje candidato a prefeito, tiveram que lutar para garantir o espaço no Legislativo Municipal, alterando inclusive o Regimento Interno da Câmara para que a Mesa Diretora pudesse ser formada devido ao afastamento de alguns parlamentares.

Os demais vereadores buscam a reeleição para um segundo mandato, contando com o apoio de suas bases e buscando ter votos em toda a cidade. Além de contar com o próprio trabalho, alguns vereadores, para conquistar a reeleição, vão depender também do desempenho do partido nas urnas e do resultado de outros candidatos do partido.











CDL vai ouvir os sete candidatos à prefeitura de Campos a partir do dia 27


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), a exemplo de pleitos eleitorais anteriores, irá promover encontros com os sete candidatos à prefeitura de Campos. O objetivo é ouvir as propostas de cada um e também fazer sugestões sobre políticas públicas em geral, principalmente no que se refere ao comércio, prestações de serviços e outros temas relacionados aos segmentos produtivos do município.


O primeiro dos sete a ser ouvido será Alexandre Buchaul, candidato pelo Partido Novo, o que acontecerá na próxima terça-feira (27). O Encontro com os Candidatos será a partir das 18h30, no auditório da CDL sendo exclusivo para associados da entidade.



“Como entidade representativa de classe a CDL sempre esteve presente de forma apartidária, como determina seu estatuto, em eleições municipais e outras, ouvindo os candidatos sobre seus projetos, principalmente no que se refere ao setor produtivo, e outros sensíveis de interesse de toda a sociedade”, disse o presidente da CDL, José Francisco Rodrigues.






Os outros seis candidatos serão ouvidos ao longo das terças e quintas-feiras do mês de setembro.








Fonte: CDL Campos

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Licitação para reforma do telhado do Palácio de Cristal acontece no fim do mês


A Prefeitura de Petrópolis vai realizar uma licitação para a contratação de uma empresa para uma nova reforma no Palácio de Cristal, com as intervenções sendo realizadas no telhado. O certame, que acontece no dia 28 deste mês, tem o custo estimado em R$ 250.408,01 e os serviços devem ser executados no prazo de 90 dias, o equivalente a três meses.  


Segundo o Caderno de Encargos, a obra prevê a remoção das calhas antigas e instalação de novas em chapa de aço galvanizado; lixamento mecânico para a limpeza de vedação, com o acabamento entre as chapas do telhado; remoção de pintura da cobertura; limpeza de vidros das esquadrias da parte superior da cobertura; impermeabilização dos frisos das emendas de toda a cobertura; além de nova pintura na cobertura e nas calhas.

De acordo com a planilha de orçamentos, o serviço com o maior valor é o de impermeabilização, custando R$ 72.899,09. Na sequência, aparecem os serviços de pintura, que devem custar R$ 61.089,70.

 “O prazo da obra é improrrogável, ressalvados os motivos de força maior independente da vontade da Empreiteira. Os motivos de força maior que possam justificar suspensão de contagem do prazo serão considerados pela fiscalização, quando apresentados na ocasião das ocorrências anormais”, destacou o documento.




Mulher e adolescente morrem em cachoeira de Campos


Um adolescente de 16 anos e uma mulher por volta de 40 anos morreram ao cair em uma cachoeira, em Morangaba, na Lagoa de Cima, em Campos dos Goytacazes, na noite de domingo (18). A mulher estaria tirando uma foto, quando escorregou na cachoeira. O adolescente, que seria sobrinho do marido da mulher, caiu ao tentar socorrê-la.


Banhistas que estavam no local avistaram os corpos e acionaram o Corpo de Bombeiros na tarde, mas o resgate dos corpos foi feito apenas na manhã desta segunda, por uma equipe de militares especialistas em buscas e salvamentos por conta do difícil acesso.


Os corpos estão a caminho do Instituto Médico Legal (IML) e o caso foi registrado pela 134ª Delegacia de Polícia de Campos (Centro).




domingo, 18 de agosto de 2024

A força política do deputado Rodrigo Bacellar


Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente

O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, mostrou mais uma vez o seu prestígio e força política. Ontem, em plena sexta-feira, ele reuniu mais de 30 deputados no lançamento oficial da Delegada Madeleine como candidata à Prefeitura de Campos. 


Também esteve em Campos o governador Cláudio Castro e o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda. 


Em seu discurso, o deputado Felippe Poubel destacou Bacellar como o político com maior influência em todo o Estado do Rio de Janeiro, e deixou no ar que na eleição de 2026 o município de Campos pode ter um nome fortíssimo na disputa pelo governo do estado. 


Em março, ao assumir a presidência estadual do União Brasil, Bacelllar conseguiu colocar caciques da direita, esquerda e do centro no mesmo palanque. “Ele tem uma capacidade incrível de agregar, de dialogar”, disse Rueda, na ocasião.





Fonte: Blog Saulo Pessanha