A prefeita Carla Caputi completa 100 dias de gestão nesta sexta-feira, 15. O período foi marcado pelo avanço das ações do governo em várias áreas da administração pública, beneficiando comunidades de todos os distritos de São João da Barra. Além do retorno das festividades no município, que estavam suspensas durante a vigência das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a gestão se destaca por uma série de serviços e obras que atendem a reivindicações da população.
No início deste mês a prefeita anunciou um pacote de obras para o Açu, cujos projetos já estão sendo realizados. O anúncio foi feito durante uma visita à localidade para acompanhar a instalação de lâmpadas de led na iluminação pública. O Açu vai ganhar um complexo de lazer e esportes (balneário) e uma praça. A Prefeitura também vai drenar as ruas e ampliar a rodoviária, além de executar melhorias nas unidades de saúde e no campo de futebol.
“Temos trabalhado incansavelmente para promover ações em todos os distritos, para avançar e ampliar o que já vinha sendo feito por nosso governo no período em que eu era vice-prefeita. Faço questão de acompanhar cada etapa de tudo que está sendo feito, de conversar diretamente com a população, ouvir os anseios, explicar sobre nossos desafios e nossos projetos. Essa troca de ideias e de experiências tem sido fundamental”, diz Carla Caputi, que assumiu o governo no dia 5 de abril deste ano.
Entre as ações realizadas nesses 100 dias de governo estão a implantação do Núcleo de Inteligência de Segurança Pública, o projeto Segurança Integrada nas Escolas, os projetos para a Guarda Municipal de criação do canil com cães adestrados e patrulha Maria da Penha em defesa das mulheres vítimas de violência, a instalação de lâmpadas de led na iluminação pública, a renovação do convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) para o recapeamento das estradas municipais, a retomada da obra da entrada da cidade, a ampliação da Patrulha Mecanizada com atendimento ao projeto Mulheres no Campo e o apoio, em parceria com a Marinha, para a legalização de pequenas embarcações.
Para os servidores municipais, o governo concedeu reajuste das horas extras da Guarda Municipal, que vai conquistar seu plano de cargos e salários, e a equiparação dos salários dos professores ao piso nacional, com pagamento retrativo a janeiro. Também promoveu processo seletivo para o preenchimento de 236 vagas na educação pública municipal. Outra iniciativa é o projeto de lei que estabelece o piso de dois salários mínimos para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias.
O governo também retomou o cadastramento das bolsas universitárias e anunciou um amplo projeto esportivo, envolvendo várias modalidades e para todas as faixas etárias. A fim de ampliar as oportunidades no mercado de trabalho para os cidadãos sanjoanenses, a Prefeitura abriu vagas para cursos profissionalizantes nas áreas de operações em logística, com turmas na Sede e em Barcelos, e pintura industrial, em parceria com a Firjan, com aulas em Mato Escuro. Outra iniciativa é o apoio ao programa de estágio da Rede de Empregabilidade do Porto, com vagas para alunos dos cursos de automação, edificações, elétrica, eletromecânica, eletrotécnica, mecânica e segurança do trabalho. E ainda tem parceria com a Ferroport no programa Geração Portuária, que está capacitando mulheres sanjoanenses para atuarem como operadoras de equipamentos portuários.
“São várias ações sendo executadas e vários projetos concretos, já em andamento, que vão contribuir para melhorar a qualidade de vida da população. Seguimos confiantes, comprometidos com o trabalho, sabendo que há desafios, que nem tudo ocorre na velocidade com que gostaríamos, mas temos, sobretudo, responsabilidade e dedicação”, ressalta a prefeita.