(Livraria Nobel Petrópolis - Foto: Ralph Braz) |
No início deste mês foi realizada a Bienal do Livro de São Paulo, que bateu recorde de público e mostrou a força do mercado editorial brasileiro. Somente no primeiro semestre deste ano já foram vendidos mais de 26 milhões de livros, que somaram um faturamento de mais de R$ 1,1 bilhão, segundo o Painel do Varejo de Livros no Brasil, um aumento de 10% comparado ao primeiro semestre de 2021.
Apesar da alta de vendas, os livros físicos têm um alto preço, custando, em média, R$ 50,00 o preço de capa. Uma alternativa que vem ganhando força nos últimos anos é o consumo de e-books, os livros digitais, disponibilizados pelas editoras com preços mais acessíveis que os livros impressos. De acordo com a pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de Apps no Brasil – Junho 2022”, cerca de 46% dos brasileiros com celular já leram algum livro no aparelho.
A pesquisa, realizada com 2.041 brasileiros em abril deste ano, mostra que o aplicativo de leitura mais usado no país é o Amazon Kindle (25%), seguido pelo Google Livros (10%), Skeelo (5%), Adobe Acrobat Reader (4%) e Wattpad (3%).
Assinatura de jornais
Outro fator curioso apontado pelo estudo foi o consumo de jornais por meio de assinaturas mensais. Foi apontado que 10% dos entrevistados disseram pagar mensalmente para ler as notícias diárias de forma digital, pelo celular. Os principais jornais comentados foram O Globo (12%), Veja (7%) e Folha de São Paulo (4%).