A aula inaugural do curso de capacitação “Qualificar para melhor empreender”, para 50 artesãos de São João da Barra, foi realizada na noite de terça-feira, 5, no Ciep-265 Prof.ª Gladys Teixeira. A iniciativa é do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense, desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec) e parceria da Prefeitura.
A publicitária Regina Helena Giannotti, que ministrou a aula, abordou o processo de dinâmica do varejo, sua evolução e a importância da praça no processo de marketing para o trabalho do artesão. "O objetivo foi apresentar de forma simplificada a dinâmica do varejo e a sua importância nas ações de branding, a evolução do conceito de marketing a partir da sua relação com o consumo e explorar o ambiente em que as trocas ocorrem nos dias de hoje", explicou Regina, que falou também sobre as principais características do varejo.
O curso prossegue no Ciep todas as terças e quartas-feiras, das 19h às 21h, com aulas presenciais para os alunos e participação online dos professores. Ao término, em outubro, serão entregues certificados. A próxima aula será com o administrador Alexandre Paiva, que vai abordar o processo de evolução do marketing digital e suas estratégias na atração e fidelização dos clientes, bem como as variáveis que afetam o comportamento do consumidor. Ele também vai falar sobre excelência no atendimento, gestão de compras e estoque e gestão financeira e acesso ao crédito para o pequeno empreendedor.
A aula inaugural contou com a presença do supervisor da Uerj do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF), Cristiano Gonçalves, e da produtora Dora Rodrigues. Também participaram o subsecretário de Educação e Cultura, Cláudio Andrade, o ouvidor da Secretaria e ponto focal do programa em São João da Barra, Bruno Costa.
"Estamos felizes com a parceria firmada junto à prefeita Carla Caputi. O município de São João da Barra é grande e a Prefeitura, além de oferecer o transporte para os artesãos, deixou à nossa disposição um espaço adequado com internet de qualidade para que esse curso acontecesse", declarou Cristiano, acrescentando que o objetivo do programa é fomentar o segmento com capacitações em empreendedorismo e marketing e na produção e estruturação de feiras, além de agir na ativação cultural.