Petrópolis será contemplada com um painel grafitado com 100m², mostrando a chegada de Dom Pedro I na cidade, com sua cronologia e fazendo a ligação até os dias atuais.
O local escolhido para a execução do projeto foi o muro do Colégio Estadual Cardoso Fontes. Educação e arte juntos, como sempre devem estar. Entre os dias 14 a 24 de julho, ao mesmo tempo em que os alunos estarão tendo contato com uma obra artística que une cultura, educação e história, o muro poderá ser contemplado por todos que estiverem no trajeto. O acesso ao local da ambientação urbana é irrestrito e gratuito.
Além disso, haverá uma Oficina para alunos do Colégio, com a criação de um mural. E um vídeo de making of produzido e disponibilizado no Youtube da Cia Atores de Mar', com audiodescrição e legenda, sendo acessível para todos, por tempo indeterminado.
Os artistas escolhidos para a realização do projeto, Dimi e Sunk, são moradores de Petrópolis. Dimi começou a se interessar por grafite na época da escola, o que sugere a importância deste muro ser de uma área externa escolar. Além disso, é super atuante nas artes visuais da cidade e participou de diversos projetos, entre eles o maior evento de grafite a céu aberto do Brasil, o Meeting Of Favela (MOF). Sunk também já realizou diversas intervenções artísticas na área urbana da cidade. Juntam-se a eles, o carioca Leandro ICE, conhecido por ser um artista autodidata e sempre ministrando oficinas e workshops para crianças e jovens de comunidades. Seus trabalhos já percorreram diversas cidades do Brasil e outros países como EUA e Chile. Sua experiência é de extrema importância para este projeto.
De acordo com um dos idealizadores: “o Brasil Imperial tem tudo a ver com Petrópolis, cidade escolhida para desenvolvermos o projeto, já que não se pode falar de Petrópolis sem incluir a Família Imperial. Os elos são fortes, pois, Dom Pedro I foi o porta-voz desta cidade ao mundo. Até hoje, a cidade é repleta de monumentos que se referem ao período.
Tudo isso torna Petrópolis um dos principais destinos turísticos em nosso Estado, seja pela proximidade com a capital, pelas belezas naturais, pelo seu clima ameno e por sua história. Isso é mais um ponto a ser destacado e utilizar a grafite como ferramenta para contar a história, é democratizar a arte.” Concluiu, Patrick Moraes.
O projeto Grafite Imperial conta com realização da Cia Atores de Mar’ e com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Rua Cultural RJ.
Serviço:
Projeto: Grafite Imperial
Realização: Cia Atores de Mar’
Direção Artística: Mar’Junior e Patrick Moraes
Grafiteiros: Dimi, Sunk e Ice
Local: Colégio Estadual Cardoso Fontes
Endereço: Rua Bingen, nº 210 – Bingen – Petrópolis – RJ
Pintura: do dia 14 ao dia 24 de julho de 2022
Oficina: dia 25 das 8h às 12h
Fonte: Diário de Petrópolis