domingo, 20 de março de 2022

Chuva volta a castigar Petrópolis e ruas ficam completamente alagadas


Carros arrastados, ruas alagadas, dezenas de pessoas em situação de risco eminente. Quarenta dias após o último temporal, ocorrido em 15 de fevereiro, o município de Petrópolis voltou a ser castigado por uma nova tempestade. Na tarde deste domingo (20), após poucos minutos de chuva, diversas regiões da cidade – algumas delas que já haviam sidos afetadas no mês passado – estavam debaixo de água mais uma vez. Imagens gravadas por internautas mostraram o alagamento em bairros como o Alto da Serra, Castelânea e Quitandinha. O Centro Histórico também foi atingido e as ruas do Imperador e da Imperatriz tiveram trechos inundados após o transbordamento do rio.

“A gente não sabe mais o que fazer, não faz nem 45 dias que a chuva castigou nossa cidade e, novamente, temos que enfrentar uma situação dessa, sem que haja preparo algum. Os bueiros continuam entupidos e boa parte dos destroços do temporal do mês passado ainda estão nas ruas. É lamentável e bem difícil a vida do petropolitano”, disse uma moradora do Caxambu, que preferiu não se identificar.


Com 105 milímetros de chuva em cerca de uma hora, a Defesa Civil acionou as sirenes para mobilizar a população das áreas de risco. “A recomendação é que a população de se desloque para locais seguros. Os 19 pontos de apoio, estruturados por toda a cidade, são alternativas para quem precisar sair de casa”, informou o órgão por meio de nota enviada à imprensa.

Contudo, neste mesmo período, boa parte do primeiro distrito da cidade já estava debaixo de água. No bairro Alto da Serra – localidade mais afetada pela tragédia do mês passado, a Rua Teresa, na altura do Hipershopping, ficou totalmente tomada pela lama e a forte enxurrada que se formaram nas partes mais altas do bairro. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a água invadindo o Pronto Socorro Leônidas Sampaio, obrigando os pacientes a se deslocarem para outros pontos da unidade. Em outro vídeo, é possível ver funcionários tentando desentupir os ralos localizados na parte exterior da unidade de saúde.
Choveu forte também na região do Quitandinha. A Rua Coronel Veiga, como de costume, teve trechos alagados e o trânsito precisou ser bloqueado. Pelo menos dois carros foram arrastados pela água da chuva. Um vídeo divulgado na internet mostrar um veículo tomado pela enchente e os passageiros saindo pela janela do automóvel. Na Castelânea ruas também ficaram alagadas e a Praça Pasteur ficou totalmente encoberta após o transbordamento do rio na localidade.

No Centro Histórico da cidade, ruas como a do Imperador e da Imperatriz também foram afetadas por uma nova enchente. Carros estacionados ao longo das vidas foram arrastados e o comércio, mais uma vez, foi atingido.

Previsão de mais chuva

A previsão de chuva forte para este domingo (20) pode se prolongar ao longo da noite, com possibilidade de se estender até segunda-feira (21), quando começa a perder a intensidade no período da tarde. A recomendação é que a população não tente atravessas as áreas alagadas e busque local seguro. Segundo a Defes Civil, todo o efetivo do órgão está empenhado para o atendimento de possíveis ocorrências. Em caso de emergência ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).






Fonte: Diário de Petrópolis