terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Petrópolis é castigada pela chuva : inundações e deslizamentos no centro


Poucas horas de chuva continuam causando estragos em Petrópolis, na tarde desta terça-feira (15). Um deslizamento de terra atingiu um prédio na Rua Dr. Nelson de Sá Earp, no Centro de Petrópolis. A ocorrência foi registrada próximo ao shopping Bauhaus. Ainda não há informações sobre feridos.

Na Rua Teresa, já no Alto da Serra, a água atingiu lojas e carregou motos pela via. A queda de uma árvore, a altura no HiperShopping atingiu um carro. Na 24 de Maio, imagens gravadas por internautas mostram a força da água que, segundo populares, já arrastou carros. Outra enxurrada se formou na Rua Santos Dumont, caindo sobre o ponto de ônibus localizado na Praça Duque de Caxias.


No Centro, Rua do Imperador, a água já entrou em alguns carros e estabelecimentos comerciais, inclusive em galerias comerciais.

A situação é crítica também na Avenida Barão do Rio Branco. O rio transbordou na altura do Fórum e imagens que circulam nas redes sociais mostram um motociclista preso em meio ao alagamento.


Com um acumulado expressivo de 175 milímetros de chuva nas últimas seis horas, a Defesa Civil acionou todas as sirenes da cidade com alerta para mobilização da população. Os moradores da comunidade do Floresta foram orientados a realizar o acionamento do Sistema de Alerta e Alarme Alternativo por apitos. A população de área de risco está sendo direcionada aos pontos de apoio, que foram abertos para o suporte nas respectivas localidades.

Todos os agentes da Defesa Civil foram acionados para o suporte às ocorrências. Alertas de chuva forte e inundações pela cidade foram emitidos pelo sistema de SMS, em avisos nas emissoras de televisão nos canais por assinatura, além dos informes por grupos de comunicação aplicativo.


O 26º Batalhão de Polícia Militar atua em apoio na operação da cidade, juntamente com a CPTrans, com o fechamento de todas as vias de acesso ao Centro, que está com diversos pontos com inundações e alagamentos. Até o momento 12 ocorrências com deslizamentos foram registradas. As ruas Bingen, Coronel Veiga, General Rondon, Ipiranga, Mosela, Barão do Rio Branco, Rua Gonçalves Dias e os acessos pelos bairros Alto da Serra, Castelânea e Valparaíso serão fechados.






Fonte: Diário de Petrópolis