A assessoria do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) do Rio de Janeiro confirmou à imprensa, nesta segunda-feira (07), a informação publicada pelo blog com na última sexta-feira (04): a retomada das obras da ponte da Integração está marcada para o dia 21 deste mês. Segundo o DER, “existe um saldo de aproximadamente R$ 40 milhões para a finalização da obra [o que incluiria os acessos]”. A conclusão de uma obra para ligar os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana é aguardada há mais de 40 anos. Para o Governo do Estado, finalizar a ponte da Integração é “de extrema importância para a logística e desenvolvimento da região”.
A retomada só é possível após um acordo entre o DER e a Premag, empresa responsável pela obra, que aconteceu na semana passada. Antes, em encontro na Firjan, representantes do Governo do Estado chegaram a falam em uma nova licitação (o que, agora, está descartado).
Prefeita de São João da Barra agradece a retomada das obras:
"Estive com o Governador Cláudio Castro neste início de tarde (04/02), para tratar de diversas demandas importantes para o bem estar da nossa população.Aproveitei a oportunidade para agradecer o retorno das obras da ponte e seus acessos, imprescindível para o desenvolvimento de SJB e região, em especial, para os municípios de Campos e São Francisco do Itabapoana.Se Deus quiser, muito em breve, outras ações importantes estarão acontecendo em nossa cidade." — Concluiu a prefeita Carla Machado(PP), em publicação em sua rede social.
Tribunal de Contas do Estado (TCE)
Em agosto do ano passado, o governador Cláudio Castro (PL)disse que a construção seria retomada imediatamente, se não houvesse impedimento por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele ainda afirmou que o dinheiro ficaria reservado apenas para essa finalidade. No dia 22 de setembro, durante uma sessão, o presidente da Corte, Rodrigo Melo do Nascimento, afirmou que nunca houve nenhum impedimento quanto à conclusão, apesar das suspeitas de superfaturamento. Porém, em uma das recentes visitas a Campos, Castro voltou a citar que havia algum entrave junto ao TCE, que estava para ser solucionado ainda neste trimestre.
Em julho do ano passado, que a promessa oficial de uma ponte ligando SJB ao antigo sertão, hoje SFI, completou 40 anos. Os pilares da ponte João Figueiredo, lançada em 1981, jamais receberam os tabuleiros da pista — e nem há perspectiva para que isso aconteça. Em 2014, veio a promessa de outra ponte: a nova construção, diziam, seria mais econômica e célere do que se fossem utilizados os antigos pilares. A obra tinha um ano como prazo de conclusão, mas até agora não terminou.
Confira o release da assessoria do Governo do Estado:
“Desejo antigo dos moradores de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, a retomada da construção da ponte foi uma promessa do governador Cláudio Castro, que sai agora do papel. A partir do dia 21 de fevereiro, as obras, a cargo do Departamento de Estradas de Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ), serão reiniciadas. Existe um saldo de aproximadamente R$ 40 milhões para a finalização da obra. A ponte terá 1.344 metros de comprimento e 16,2 metros de largura. São 35 pilares, sendo 17 no trecho do rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco.
A ponte encurtará em 80 quilômetros a distância entre os dois municípios. Pelo lado de São João da Barra, a estrutura está compreendida entre a intersecção com a BR 356, próximo ao trevo do Açu, em São João da Barra, e a RJ 194, na localidade de Campo Novo, em São Francisco de Itabapoana.
Fonte: Blog do Arnaldo Neto | Ascom SJB