(Foto: Marcos Piralho) |
As aulas no formato presencial em São João da Barra estão autorizadas. A decisão foi publicada em Decreto (aqui), que atualiza as medidas temporárias relacionadas à Covid-19. O retorno está condicionado à aplicação por parte das unidades escolares de procedimentos para a prevenção, controle e mitigação e de proteção individuais e coletivas, que constam na portaria conjunta das secretarias municipais de Educação e Cultura e de Saúde, publicada juntamente com o decreto.
A fiscalização, avaliação e elaboração de relatórios das medidas ficará sob a responsabilidade do Setor de Vigilância Sanitária Municipal. Estão incluídas de forma individual, uso de máscaras, lavar as mãos, evitar cumprimentos com aperto de mãos, abraços e beijos e não compartilhar alimentos e bebidas, dando preferência a copos, garrafas e demais recipientes exclusivos por pessoa.
No portão de entrada deverá ser feita a verificação da temperatura dos funcionários e alunos e, em sala de aula, as cadeiras/carteiras devem estar todas organizadas de modo que os alunos não fiquem virados uns para os outros (de frente) e a limpeza do chão deve ser feita antes e imediatamente após o seu uso. Há também cuidados específicos relacionados cozinha/cantina, transporte escolar e banheiros.
A autorização para o retorno das aulas leva em consideração, de acordo com o decreto, o baixo índice de casos agudos e internação de crianças com quadro positivo para a Covid-19. No município foram desde o início a pandemia 498 diagnósticos em crianças e adolescentes entre o período de 2020 a 2022, sendo que 99% foram tratados a nível ambulatorial e apenas dois casos necessitaram de internação (2020 e 2022) tendo ambos evoluído com recuperação.
A campanha municipal de vacinação contra a Covid-19 registra em São João da Barra quadro 87,4% da população geral com as duas doses, além do início da aplicação da primeira dose para as crianças de 5 a 11 anos.