sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Petrópolis: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado hoje (3/12)


Hoje (3/12) é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que visa conscientizar e debater sobre a defesa dos direitos e qualidade de vida desse grupo. A discriminação social acerca dessas pessoas é evidente em diversos aspectos, olhares de julgamento e falas pejorativas são alguns dos exemplos. Esse preconceito é chamado de capacitismo, que vem da ideia de que PcDs (termo designado às pessoas com deficiência) são menos capacitadas que as demais.

Douglas Mattos tem paralisia cerebral e é ativista da causa por saber e vivenciar na pele os desafios que as pessoas com deficiência enfrentam diariamente. “A grande luta é pelo respeito da população que não tem deficiência” diz ele.

Uma das principais dificuldades relatadas por Douglas é em relação ao emprego. Para ele, o mais importante é qualificar essas pessoas, para depois inseri-las no mercado de trabalho. O ativista relata que muitas empresas contratam pessoas com deficiências “mais leves” ou não se adaptam e determinam um plano de carreira, visando um futuro para essa população.

Ele ressalta também a importância de não invisibilizar pessoas com deficiências não aparentes: “Não é só o cadeirante, outras pessoas também tem deficiência, a paralisia cerebral, o autismo, são deficiências que não dão pra ver” explica Douglas.

Acessibilidade em Petrópolis

Em Petrópolis existem diversas propostas e leis para as pessoas com deficiência, como o dia municipal do espectro autista, a prioridade na marcação de consultas e a antecipação de matrícula na rede pública do ensino municipal.

A Vereadora Gilda Beatriz (PSD) é autora de algumas dessas leis, ela relata que, com o nascimento de sua segunda filha, que tem a Síndrome de Down, passou a conhecer de perto os desafios que os PcDs passam para ter seu lugar garantido na sociedade. “Aqui em Petrópolis lutei muito pela criação de políticas públicas que resguardam os direitos dessas pessoas e conseguimos que muitas propostas fossem colocadas em prática, como é o caso da Central de Intérprete de Libras, uma luta minha desde 2013 e que recentemente foi reestruturada e reinaugurada” destaca a Vereadora.

Tramita ainda na Casa Legislativa outros projetos da Parlamentar, como a isenção do IPTU para pessoas com deficiência que recebam até 2 salários mínimos, desde que possuam apenas um imóvel em seu nome, e também a permissão de pessoas com deficiência estacionarem em qualquer vaga do rotativo, quando não houver disponibilidade nas vagas destinadas aos mesmos, além do PSD-Inclusivo, que servirá como um canal de comunicação para as pessoas com deficiência e os parlamentares da cidade.