sábado, 27 de novembro de 2021

Ao menos 35 países implementam restrições a voos por variante Ômicron


Com o mundo em alerta pelas primeiras informações sobre a variante Ômicron, identificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma cepa de “preocupação”, diversos países anunciaram medidas restritivas a viajantes vindos de países do sul da África, onde a variante foi identificada.

Segundo levantamento (veja lista abaixo) feito pela CNN e atualizado neste sábado (27), pelo menos 35 nações já anunciaram bloqueios totais ou parciais.

A lista inclui o Brasil: na sexta-feira (26), o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou que o país fechará as fronteiras aéreas para seis países da África a partir da próxima segunda-feira (29). A restrição atingirá os passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

Segundo o governo brasileiro, a decisão foi tomada em conjunto e será assinada pela Casa Civil, Ministério da Infraestrutura, Ministério da Saúde e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A determinação ainda não foi publicada no Diário Oficial da União.

Até o momento, não há registros da variante no Brasil. Porém, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, afirmou à CNN que há a possibilidade da variante Ômicron já estar circulando no país.

Os Estados Unidos também afirmaram não ter registros da Ômitron até o momento, disse o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Na Europa, a situação é diferente. Na sexta, a Bélgica registrou o primeiro caso do continente da nova variante. Neste sábado, foi a vez do Reino Unido identificar dois casos confirmados de infecção pela Ômitron, o que depois também foi confirmado pela Itália e pela Alemanha.

“Esses indivíduos estão se isolando com suas famílias enquanto mais testes e rastreamento de contato estão em andamento”, escreveu o secretário de Estado da Saúde do país, Sajid Javid.

Na Holanda, as autoridades concentram-se em testar 61 casos positivos de Covid-19 identificados em um voo vindo da África do Sul. Os viajantes com resultado positivo foram colocados em isolamento em um hotel próximo a Schiphol, na Holanda.
Países com restrições ao sul da África

Baniram voos
Brasil
Estados Unidos
Reino Unido
Itália
Holanda
República Tcheca
França
Israel
Filipinas
Marrocos
Bahrein
Arábia Saudita
Chipre
Suíça
Turquia
Canadá
Irã
Egito
Bahrein
Grécia
Singapura
Áustria
Malta
Omã
Tailândia
Qatar
Hungria
Coreia do Sul
Ilhas Maurício
Espanha
Kuwait

Aumentaram medidas de controle
Japão
Índia
Taiwan
Malásia

Países com casos confirmados da nova variante da Covid-19
África do Sul
Bostuana
Hong Kong
Israel
Bélgica
Reino Unido
Itália
Alemanha




Fonte: CNN