sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Nenhuma empresa aparece em licitação do Natal Imperial 2021 em Petrópolis


O pregão presencial marcado para acontecer nesta quarta-feira (06) para contratação de uma empresa especializada para execução da programação cultural para o Natal Imperial 2021 foi deserta. Nenhuma empresa se interessou em oferecer o serviço orçado em R$14 mil, de acordo com a ata da sessão. “Decorrido o prazo de uma hora, sem surtir efeito, deu-se deserto o ato licitatório, aprazado para esta data tendo em vista o não comparecimento de empresas licitantes a presente sessão.”


No edital da licitação consta que o evento acontecerá entre os dias 25 de novembro e 6 de janeiro de 2022. Indica ainda uma programação pulverizada em diversas ruas do Centro Histórico e nos distritos. Praça da Liberdade, Praça Visconde de Mauá, Praça da Inconfidência, Palácio Rio Negro e entorno, Avenida Tiradentes, ruas e pontos do Centro Histórico e arredores, Centro de Cultura Raul de Leoni, Centro de Cultura Estação de Nogueira, Centro de Cultura Estação de Pedro do Rio, Itaipava (preferencialmente no Parque de Itaipava) e C.E.U Praça Corta Rio, na Posse, são os locais mencionados no documento.

Os eventos natalinos na cidade são importantes para diferentes setores. Em 2018, de acordo com divulgações da época, R$300 milhões foram injetados na economia local, em 52 dias de festa e com percentual de 80% de ocupação na rede hoteleira durante os fins se semana no período.

Diante da incerteza da realização do evento, a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP) manifestou preocupação. Hoje a Associação tem 220 guias cadastrados, com 60 atuando diretamente no município. De acordo com a presidente interina do grupo, turistas já estão perguntando sobre a programação de Natal para efetuarem as reservas nos hotéis. “Sem a certeza da realização do evento, os turistas acabam optando por outras cidades. Isso é prejudicial para todos os setores no município. O período no Natal movimenta o comércio, a rede hoteleira e o turismo em si. E o nosso setor já foi bastante impactado pela pandemia. Em condições normais, o Natal é considerado um dos períodos mais importantes para o município”, pontua Silvia Helena Ramos, presidente interina da AGP.

A equipe do Diário de Petrópolis questionou a prefeitura sobre novas datas para o pregão, mas até o fechamento desta edição a assessoria de comunicação não havia respondido.






Fonte: Diário de Petrópolis