quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Permissionários na expectativa pela conclusão da obra do Shopping popular Michel Haddad

(Fotos: Silvana Rust)

Um dos pontos mais populares e tradicionais do comércio de Campos, o Shopping Popular Michel Haddad teve as obras retomadas em junho deste ano. O Jornal Terceira Via esteve esta semana no local e constatou que a parte estrutural da obra está em estado avançado, estando inclusive sendo finalizada a pintura. As novas instalações do Shopping Popular devem permitir mais conforto ao público e também aos permissionários, que estão ansiosos pela conclusão da obra, a fim de retomar o volume de vendas de outros tempos.

No local, que vai abrigar os permissionários com suas mercadorias, estão sendo instalados os primeiros dos 447 boxes. Banheiros com acessibilidade, fraldário e sala de reuniões também estão na fase conclusiva das obras. O sistema de incêndio, que compreende toda a área está completamente instalado. A capacidade do reservatório de água somente para este sistema é de 100 mil litros de água.


No dia do lançamento da obra, o prefeito Wladimir Garotinho (PSD) informou que o local seria entregue aos trabalhadores em maio de 2022 e é essa a esperança dos permissionários, que eles possam retornar à Rua Barão do Amazonas no prazo estipulado, já que a localização atual dos boxes não tem atendido a contento, um dos maiores problemas é a inundação do local, todas as vezes que a cidade é atingida por muita chuva.


Para o presidente da Associação dos Permissionários do Shopping Popular, Paulo Renato, a expectativa é enorme, já que os comerciantes vem acumulando prejuízos ao longo dos sete anos em que estão fora do Shopping. “A entrega dessa obra, que é o nosso sonho, vai beneficiar não só a nossa categoria, mas também aos lojistas, aos comerciantes do Mercado Municipal e todo o entorno, porque o local vai ser um centro comercial que vai atrair o público, as pessoas vão ter vontade de estar no local, que tem corredores amplos e acessibilidade”.

(Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente)

Segundo Paulo, a queda do movimento desde a mudança de local é muito grande e os prejuízos, que no início chegavam a 30% em média, hoje chegam até a 80%. “Tem gente que às vezes passa um dia inteiro aqui sem vender nada”, lamenta.

Nathália Corrêa, que tem uma banca de assessórios para celular, disse que por várias vezes perdeu produtos quando a chuva alagou o local improvisado em que eles trabalham. “Molha os produtos, as caixinhas, agora quando chove a gente corre, levanta tudo, procura deixar os produtos longe do chão, mas é sempre uma tensão quando chove”, relata a permissionária, que também chama atenção para a queda no movimento. “Aqui só vem quem tem algo específico pra fazer, não é um local de passagem como o original, lá sim, a pessoa passa, lembra que quer olhar alguma coisa e entra.”, diz Nathália.

A obra, orçada em R$4,5 milhões está sendo realizada com recursos de emenda parlamentar, destinada ao município pela deputada Clarissa Garotinho. De acordo com a Prefeitura, as obras seguem dentro do cronograma e a expectativa é que estejam concluídas dentro do prazo previsto, no primeiro semestre de 2020.

Recadastramento dos permissionários
O recadastramento dos permissionários começou no dia 4 e vai até esta sexta-feira (29), na sede da Codemca, localizada no Shopping Estrada. O atendimento é das 09h às 12h e das 14h às 17h. Os permissionários devem ir à Codemca munidos de documentos pessoais e de permissão do box. Até o momento, 75% dos permissionários fizeram o recadastramento.