sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Prefeitura de Campos preparou cemitérios do município para o Dia de Finados

 

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

A Prefeitura de Campos, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) já preparou os cemitérios públicos para a visitação do Dia de Finados. Com recursos da arrecadação oriunda das taxas da própria Companhia, foram reconstruídos muros, capinação, reboco e pintura.

Os serviços realizados contemplam, principalmente, cemitérios de maior movimentação nos dias de Finados, a exemplo do Cemitério do Caju, que é o maior do Estado do Rio, com 42 quadras de jazigos e mais de 40 mil sepulturas cadastradas.

No Cemitério do Caju, além do serviço de jardinagem, a Gerência de Cemitérios da Codemca recuperou o sistema de iluminação do cruzeiro na alameda principal e construiu um grande muro que, há vários anos, havia caído, além de capinar e reformar com reboco e pintura diversos trechos dos demais muros que estavam em péssimo estado de conservação.

As reformas contemplaram os Cemitérios do Caju, Murundu, Palmares, Santa Bárbara, Santo Amaro, Santo Eduardo, Travessão, Conselheiro Josino, São Sebastião, Córrego Fundo e o Cemitério de São Benedito, na localidade de Lagoa de Cima.

Na localidade de Palmares, situado ao Noroeste de Campos, devido ao estado de abandono, a via de acesso ao alto do morro, onde fica situado o Cemitério estava intransitável, com os paralelepípedos soltos e amontoados. A reforma implicou inclusive na necessidade de retirar a pavimentação em paralelepípedos em toda da via de acesso ao local e ser refeita a base e nova pavimentação.

“Temos uma equipe que trabalha muito para que os cemitérios públicos de Campos estejam todos recuperados no mais curto espaço de tempo possível. Estamos trabalhando com afinco para que os familiares ao visitar os túmulos do ente queridos e, ao sepultar familiares, encontrem os cemitérios em melhores condições, porque ficaram os últimos quatro anos abandonados e os muros, portões e calçadas estão em estado precário”, ressalta o Gerente de Cemitérios da Codemca, Julio César Ribeiro, o Júlio Jubiraca.