quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Petrópolis foi a cidade mais procurada por turistas na região Serrana em julho

(Fotos: Ralph Braz| Pense Diferrente)

A região Serrana vem sendo o destino mais procurado por turistas, de acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileiros dos Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ). No mês de julho, por exemplo, Petrópolis liderou o ranking de ocupação de leitos de hotelaria, alcançando índice de 75% aos fins de semana. O inverno virou um atrativo nesta temporada: já em junho, o município era o terceiro em todo com mais ocupação de quartos em todo estado.


O setor do turismo foi fortemente afetado pela pandemia, mas com o avanço da vacinação e diminuição do número de mortes e da contaminação, vem tentando se recuperar aos poucos. Petrópolis foi classificada pelo Ministério do Turismo como um dos destinos que é tendência para 2021 em todo país. Eventos como o Serra Wine Week e o Festival de Fondue ajudaram a atrair visitantes para cá em julho. E não é à toa: para a Organização Mundial de Turismo, a gastronomia é o terceiro principal motivador para viagens, atrás apenas de cultura e natureza, e na frente de compras, bem-estar, esportes e religião.


Além disso, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) desenvolveu a campanha digital "Férias RJ", que promoveu o turismo no mês passado em todo estado. A Secretaria considera que a restrição de viagens tem levado turistas a buscar destinos próximos - Petrópolis, por exemplo, está a apenas uma hora da capital.


"O estado do Rio tem muitas belezas a serem exploradas ao longo de todo o ano. Ações como o Férias RJ, assim como nosso programa de capacitação de operadores de viagens, ProCap, são fundamentais para fomentar o turismo no interior e acelerar a retomada do setor", entende o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Paulo Michel.


No último mês, de acordo com a ABIH, houve um aumento na média geral entre as cidades da região Serrana, passando de 35% de ocupação da rede hoteleira em junho para 60,4% em julho. Vassouras, na região turística do Vale do Café, que registrou 70%; Itatiaia, em Agulhas Negras, com 55%; e Teresópolis e Nova Friburgo, na Serra Verde Imperial, que marcaram, respectivamente, 50% e 37,5% de ocupação ficaram atrás de Petrópolis no último mês.








Fonte: Diário de Petrópolis