Longas filas têm se formado nos postos de vacinação contra a Covid-19, em Campos, e isso tem gerado insatisfação e até tumulto. Circulam nas redes sociais vários vídeos que mostram a falta de distanciamento social e, inclusive, brigas entre as pessoas que passam horas de pé nas filas. Uma confusão, com direito a agressões físicas e verbais, ocorreu nesta sexta-feira (20), em um posto de vacinação do Lagamar, em Farol de São Thomé.
A população questiona a quantidade de senhas distribuídas, já que está abaixo da quantidade que é divulgada oficialmente pela Prefeitura. Na última quinta-feira (19), também ocorreu um tumulto, com troca de agressões entre duas pessoas que estavam na fila antes da distribuição das senhas na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Penha.
Em contato com a Prefeitura de Campos, o Jornal Terceira Via foi informado de que a Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal (GCM) foram acionadas para garantir a segurança das pessoas e funcionários que estavam na Penha. “Não houve invasão na UBS. O tumulto foi rapidamente encerrado e a vacinação iniciada e transcorreu normalmente, com a distribuição de senhas de forma gradativa para evitar aglomeração no local de aplicação. A PM e a GCM permaneceram no local para garantia da ordem e andamento do processo de vacinação”, disse a nota da Prefeitura, que não informa sobre a confusão na distribuição de senhas do Lagomar.
Ainda de acordo com a Prefeitura, “nesses dias de repescagem, os postos de vacinação estão registrando grande movimentação de pessoas em busca pela vacina contra a Covid-19. A procura ocorre porque as pessoas perderam o dia por vários motivos, outras porque optaram por aguardar a vacina de sua preferência, além de as faixas etárias dos 18 anos aos 50 anos serem as mais populosas. Ainda assim, o município continua aplicando mais de 9 mil doses das vacinas por dia. Informamos ainda que a repescagem vai continuar através do agendamento online para vacinação noturna. O município aguarda o envio de grande quantidade de doses da vacina para avaliar uma nova repescagem diurna”, explicaram