segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Baleia jubarte é encontrada morta em praia de Atafona


Uma baleia jubarte de 10 metros foi encontrada morta na praia de Atafona, São João da Barra, durante a manhã deste domingo (15). O animal já estava em decomposição e aparentava ser um filhote. As autoridades legais foram acionadas e realizaram o enterro no animal nas areias da praia, em um trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra.

Segundo o professor, historiador e ambientalista, Aristiades Soffiati, é difícil afirmar qualquer coisa sobre o caso; pois o animal precisa passar por uma perícia para identificar qual foi a causa da morte. Entretanto, "ali (local onde a baleia foi encontrada) é uma rota para estes animais virem da Antártida e terem seus filhotes no o 'berçário' de Abrolhos, no Sul da Bahia, aonde a água é mais quente", comentou o ambientalista.

A passagem das baleias pelo litoral fluminense ocorre entre os meses de junho e novembro, quando elas saem das águas geladas da Antártida, onde se alimentam, em busca das águas quentes de Abrolhos, no Sul da Bahia, para se reproduzirem. Na rota, alguns animais podem se enrolar em linhas de pesca ou se desgarrar dos parentes: em ambas as situações acarretando em um final fatal para as baleias.

A prefeitura de São João da Barra informou que a empresa CTA - Serviços em Meio Ambiente, responsável pela execução do Projeto de Monitoramento de Praias das Bacias de Campos, foi acionada às 8h50 pela equipe do Porto do Açu referente ao encalhe e realizou os procedimentos necroscópicos, incluindo coleta de amostras biológicas para análises.