Mostrando postagens com marcador escolas de samba do Rio de Janeiro. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador escolas de samba do Rio de Janeiro. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 11 de março de 2014

BONI DIZ QUE ' JURADOS COMBINARAM O RESULTADO, EU SEI O QUE DIGO'

(Arquivo/ Foto: O Globo)

Homenageado pela Beija-Flor num enredo sobre a comunicação, Boni diz que a escola, sétima colocada, foi vítima de uma manobra de jurados — o que acabou tirando a agremiação do desfile das campeãs. “Não é choro de perdedor”, diz ele, que defende “uma modernização do julgamento”. Boni falou à coluna.

O senhor mandou uma carta ao presidente da Liesa reclamando do resultado?

Não, carta não. Mandei uma mensagem pelo celular, pedindo para a gente conversar. Tem que mudar esse sistema de julgamento, o espetáculo está engessado há 50 anos. Não pode continuar assim, com 40 pessoas julgando o trabalho de outras 40 mil. No Oscar, por exemplo, são dois mil experts escolhendo os 50 melhores. É mais justo assim.

O que o senhor sugere?

Tinha que estabelecer um processo de votação com mais interação, usando as redes sociais. Isso seria bom também para a transmissão da TV, que está perdendo audiência. E mudar os jurados, escolher pessoas que entendam daquilo. Não é possível que um cara, com relativo conhecimento, fique sentado numa cadeirinha julgando o trabalho de tanta gente.

Vão dizer que o senhor não soube perder, que não aceita a derrota.

Não é choro de perdedor, desde o ano passado eu tenho falado isso. O júri tem muito poder, tem que diminuir o poder deles. Eles manipulam o resultado e estragam o espetáculo, porque as escolas acabam fazendo um desfile para os jurados, e não para o público. Fora que é uma panelinha. Tem que desfazer essas panelas urgentemente.

Que colocação a escola merecia?

Eu não sei. Não esperava ganhar, mas essa colocação não foi justa. A escola fez um carnaval grandioso, luxuoso. Não tem que levantar a Avenida o tempo todo. Fizemos um desfile lindo, fomos aplaudidos, mas havia uma manobra para nos derrubar. 

Que manobra?

Isso foi coisa de fora da Liga, que, aliás, perdeu o controle sobre o júri. Eu sabia que os jurados fizeram duas ou três reuniões, fora do ambiente da Liesa. Eles misturaram política com a escola e decidiram fazer uma manobra para que ela perdesse pontos. Eu sei do que estou falando. É uma coisa insana. Mas eu sou totalmente contra a Beija-Flor deixar de desfilar em 2015.



Fonte: O Globo