Mostrando postagens com marcador Santa Casa fecha Pediatria e Maternidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Santa Casa fecha Pediatria e Maternidade. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 12 de junho de 2014

MATERNIDADE DA SANTA CASA PODERÁ RETORNAR

(Foto: Ralph Braz)
A maternidade e o centro de pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Campos, fechados há pouco mais de dez dias, podem voltar às atividades nos próximos dias. O corpo clínico do hospital, que trabalhava nos setores, propôs uma reunião com a provedoria da instituição na próxima semana, para tentar viabilizar o retorno e assim devolver para a população da cidade mais opções ao atendimento na área. Por sua vez, a provedoria confirmou as negociações com o corpo clínico da Santa Casa e destacou que os setores foram apenas suspensos, aumentando a possibilidade da volta em breve.

De acordo com o médico obstetra Paulo André Chaves, que atuou no hospital por mais de 40 anos, a direção da instituição não teve interesse em manter os dois setores. Segundo ele, tanto a maternidade quanto o Centro Pediátrico ficaram mais de cinco anos sem chefia, atrapalhando a rotina e o padrão das áreas.

— Ao longo dos anos, alguns profissionais se afastaram dos cargos e o hospital não colocou ninguém no lugar, comprometendo os atendimentos diários dos setores. Além disso, o salário pago pela instituição a esses profissionais está defasado em comparação a outros hospitais, o que impediu a contratação de novos funcionários. Como um setor pode ser mantido sem a chefia? Há dez anos, atendíamos na área cerca de 400 atendimentos ao mês. Com a defasagem de profissionais, nos últimos dias, não chegamos nem a 100 atendimentos mensais. Vamos nos reunir com a provedoria e fazer o que for possível para que os setores possam servir à população — relatou o médico obstetra.

Segundo o provedor da Santa Casa, Benedito Marques, a maternidade e o centro de pediatria ficaram sem chefes porque nenhum médico aceitou o convite do hospital para a função. De acordo com ele, houve dificuldade para a instituição encontrar profissionais para a área. “O serviço foi suspenso. As negociações com o corpo clínico são bem-vindas e se for montada uma equipe, com certeza os setores retornarão. Os serviços foram suspensos porque estavam dando prejuízos e o hospital não conseguia ofertar um atendimento de qualidade com a falta de médicos. A instituição poderia até ter um problema com o Ministério Público por não conseguir cumprir o seu compromisso com os pacientes”, argumentou, ontem, Benedito Marques.

Medida anunciada em outubro passado

No último dia 31, a maternidade foi fechada, mas em outubro passado o fechamento já tinha sido anunciado. A hipótese foi levantada, novamente, na audiência pública na Câmara de Campos no último dia 20, sobre hospitais filantrópicos. O representante da Santa Casa, Fernando Rocha, relatou que a unidade recebeu do município em 2013 o valor de R$ 13.196.726,53, referente a internações e ambulatórios. Em 2014, até então, foi repassada a quantia de R$ 2.885.353,85. “A maior dificuldade que temos é em relação ao corte de adequação do teto que chega a R$ 956.739,10. Hoje atendemos 90% do SUS. Dentro de nossa verba, temos gastos com médicos, material, luz. E nem sempre o que recebemos dá para custear tudo”, disse.

Já em outubro do ano passado, o provedor da unidade, Benedito Marques, chegou a anunciar o fechamento da maternidade. Dias após o anúncio, o provedor contou que o setor não seria mais fechado. Os locais seriam reestruturados, novos profissionais seriam contratados e funcionariam pelo menos até o fim do ano.




Fonte: Folha da Manhã

segunda-feira, 2 de junho de 2014

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMPOS GARANTE "QUE GRÁVIDAS NÃO FICARAM DESASSISTIDAS"

(Foto: Ralph Braz)
A Santa Casa de Misericórdia de Campos suspendeu o atendimento da maternidade no último sábado (31/05) e, por meio de nota, o vice-prefeito e secretário de Saúde do município, Dr. Chicão, garante que a população não ficará desassistida. As parturientes estão sendo orientadas e encaminhadas para o Hospital Plantadores de Cana, referência em maternidade de alto risco, e no Hospital Beneficência Portuguesa.

Sobre o fechamento da maternidade, o secretário disse: “Esta é uma decisão da direção do Hospital Santa Casa de Misericórdia, tendo em vista a baixa produtividade do serviço em relação às demais unidades, tornando a manutenção do mesmo economicamente inviável. O aumento no aporte de recursos está ligado ao aumento da produção de serviços. O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão tranquiliza a população e garante que ninguém ficará desassistido, uma vez que o serviço é garantido, ainda, no Hospital Plantadores de Cana, referência em maternidade de alto risco, e no Hospital Beneficência Portuguesa”, disse a nota.

A Santa Casa contava com cinco obstetras, se revezando em plantões. Segundo um funcionário, que não quis se identificar, o número de partos, que já chegou a ser de 300 por mês, atualmente é de 50 procedimentos em média. O hospital prestou esse tipo de atendimento por pouco mais de 50 anos.

A maternidade atendia mulheres de Campos e de toda a região, principalmente, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra. A equipe de reportagem tentou contato mais uma vez com o provedor Benedito Marques, mas não obteve êxito.


Fonte: Ururau

sexta-feira, 30 de maio de 2014

MATERNIDADE DA SANTA CASA VAI FECHAR AS PORTAS NESTE SÁBADO

(Foto: Ralph Braz)
Após mais de cinquenta anos de funcionamento, a maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Campos vai fechar as portas neste sábado (01/06). As atividades do setor de obstetrícia serão encerradas e todos os obstetras que prestam serviço ao hospital foram comunicados na última semana que estavam dispensados a partir desta data.

A Santa Casa contava com cinco obstetras, se revezando em plantões. Segundo um funcionário que não quis se identificar, nos últimos tempos o número de partos, que já chegou a ser de 300 por mês, hoje é de 50 em média.

A maternidade atendia mulheres de Campos e de toda a região, principalmente, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra. As parturientes que chegam ao local são orientadas e encaminhadas para a Beneficência Portuguesa e ao Hospital dos Plantadores de Cana. 

Em outubro de 2013, a direção do hospital já havia manifestado a intenção de fechar a maternidade, mas posteriormente anunciou que iria continuar realizando o serviço de obstetrícia.

Nossa equipe esteve na Santa Casa, mas foi informada que o provedor, Benedito Marques, está viajando e só retorna na segunda-feira. Nossa reportagem não encontrou outra pessoa que pudesse falar sobre o fechamento do setor.

A Santa Casa é um dos hospitais conveniados a Prefeitura de Campos.



Fonte: Ururau

sábado, 24 de maio de 2014

DEPOIS DA MATERNIDADE SANTA CASA FECHA A PEDIATRIA

(Foto: Ralph Braz)
A Maternidade e o setor de Pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Campos terão suas atividades encerradas em 1º de junho, depois de quase 60 anos de prestação de serviços. O anúncio foi feito pelo provedor da unidade, Benedito Marques. Ele alegou que há pelo menos seis anos os setores estariam dando prejuízo mensal de R$ 80 mil. Os espaços hoje destinados à Maternidade e à Pediatria serão utilizados para atendimento nas áreas de Psiquiatria e Clínica Médica.

Outra questão levantada por Benedito foi a dificuldade de contratação de médicos e a evasão natural dos antigos profissionais, pela aposentadoria e falecimento. O deficit, principalmente de pediatras, é uma realidade nacional. A Santa Casa realiza por mês cerca de 90 partos, volume que a partir de junho deverá ser absorvido pela Beneficência Portuguesa e Plantadores de Cana, que sempre atenderam às maiores demandas.

Através de nota, a assessoria da secretaria de Saúde de Campos garantiu que não haverá deficiência na prestação de serviço em decorrência do fechamento da Maternidade da Santa Casa. “O vice-prefeito, Chicão de Oliveira, tranquiliza a população e garante que ninguém ficará desassistido, uma vez que o serviço é garantido no Hospital Plantadores de Cana, referência em maternidade de alto risco, e Beneficência Portuguesa”.

A nota esclarece ainda que o encerramento das atividades dos dois setores foi a uma decisão da direção da Santa Casa, tendo em vista a baixa produtividade do serviço em relação às demais unidades, tornando a manutenção economicamente inviável. O aumento no aporte de recursos está ligado ao amento da produção de serviços.

As unidades contratualizadas por meio da Gestão Plena da Saúde receberam mais de R$ 500 milhões de recursos de 2009 a 2013. “Estamos repactuando o modelo de contratualização. Campos aplica 30% do seu orçamento na Saúde e investe R$ 2 mil por habitante, enquanto a média nacional é de R$ 500, considerando a população que utiliza o Sistema Único de Saúde”, disse Chicão. Do total de R$ 500 milhões, a Santa Casa recebeu R$ 135.665.912,67 de investimentos nesse período.


Fonte: Campos24horas