Mostrando postagens com marcador SANTA CASA de Campos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SANTA CASA de Campos. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 23 de setembro de 2014

SANTA CASA "SEM" MISERICÓRDIA DE CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)
O que vem acontecendo com a Santa Casa de Misericórdia de Campos é uma covardia. E o pior é que os absurdos não são de hoje. O hospital vem negando aos seus médicos, funcionários e, principalmente, pacientes, materiais e condições básicas de atendimento. Para deixar a situação ainda mais esdrúxula, o provedor Benedito Marques demitiu o staff do hospital após os profissionais reivindicarem melhorias no CTI (Centro de Terapia Intensiva). O administrador ainda segue evitando responsabilidades trabalhistas, ao contratar firmas que prestam serviço, invés de funcionários, terceirizando o “problema”. Portanto, quando bem entende, rescinde o contrato com os médicos que questionam as supostas irregularidades em sua administração. Segundo o Sindicato dos Médicos de Campos (SIMEC), a prática é “absurda e irregular”.

Ao que parece, a Prefeitura, através da secretaria de Saúde, vem cumprindo com suas obrigações, e estaria de “mãos atadas”. O repasse vem sendo feito normalmente, mas a Santa Casa continua com dívidas com fornecedores de materiais e equipamentos hospitalares. Tem empresa que não recebe há mais de dois anos. Para esquentar ainda mais o clima, o vereador governista Abdu Neme (PR) fez denúncias graves da tribuna da Câmara. “O paciente quer ser atendido pelo médico do SUS e não consegue, mas se pagar a consulta o médico atende. Essa relação tem que mudar. Quem quiser pagar que vá ao consultório do médico. Mas se o hospital é filantrópico, o CNPJ é filantrópico, ele tem que priorizar as consultas pelo SUS. Pode até ter consulta social, mas tem que ser da seguinte forma. Se atender 10 pelo social, tem que atender 20 pelo SUS”, disse Abdu, que também avisou: “Nós não vamos permitir que funcionários da secretaria de Saúde fiquem passando a mão na cabeça dessa gente. Eu estou aqui avisando, mas depois eu vou dar nome aos bois. Não pode acontecer isso: facilidade para atender social e dificuldade para atender SUS. Eu nunca atendi social nem particular na Santa Casa. Ali é um lugar para pessoas humildes que estão sofrendo e precisam de um atendimento. Se alguém for cobrado para operar, para ter neném, denuncie. É só ligar para a Câmara e denunciar”, completou.

A Prefeitura, o Conselho e o Sindicato deveriam abandonar a passividade, mostrando um pouquinho mais de “misericórdia”, de mãos atadas ou não. Essa bola de neve chamada Santa Casa, enquanto pilotada pelo senhor “Maledeto”, deve continuar nesta sua jornada da desgraça, atropelando a população humilde e carente de Campos, que tanto precisa dela.

Misericórdia, meus senhores, misericórdia!


Fonte: Blog Gustavo Matheus

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

MATERNIDADE E PEDIATRIA VOLTAM A FUNCIONAR NA SANTA CASA

(Foto: Ralph Braz)
Após mais de dois meses com as atividades suspensas, os setores de Maternidade e Pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Campos, irão reiniciar os atendimentos. A informação foi confirmada pelo provedor Benedito Marques. A previsão é que a partir do dia 01/09 os dois setores já estejam em plena atividade.

No dia 31/05 o setor de maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Campos, que é um setor referência na região, teve que fechar as portas por conta de dificuldades em contratação de profissionais. A Santa Casa contava com cinco obstetras, se revezando em plantões. O número de atendimentos, em pleno vigor, chegava a 300 por mês, e atualmente estava sendo de apenas 50 procedimentos em média.

O provedor Benedito Marques, disse que reformulação da contratação dos profissionais está viabilizando o retorno dos setores. “É uma satisfação muito grande porque o governo municipal tem um grande interesse em oferecer esse serviço. Nós estamos fechando as equipes, os plantonistas e pretendemos iniciar as atividades no dia primeiro de setembro.”, finalizou.

De acordo com Dr. Paulo, a volta dos atendimentos é de grande importância para a população, que não pode ser prejudicada. “Eu vejo que é muito importante e últil para a população, é um serviço muito importante e por isso a gente necessita que esteja em pleno funcionamento”, ressaltou o médico.

Ainda segundo o provedor, em seus mais de 50 anos de atividade, a maternidade é a maior da região em espaço físico, organizacional, além de ser referência.

Benedito informou que o chefe do setor de Maternidade será Dr. Paulo José Chaves e o chefe do Centro Pediátrico será Dr. Pedro Ernesto.



Fonte: Ururau

quinta-feira, 12 de junho de 2014

MATERNIDADE DA SANTA CASA PODERÁ RETORNAR

(Foto: Ralph Braz)
A maternidade e o centro de pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Campos, fechados há pouco mais de dez dias, podem voltar às atividades nos próximos dias. O corpo clínico do hospital, que trabalhava nos setores, propôs uma reunião com a provedoria da instituição na próxima semana, para tentar viabilizar o retorno e assim devolver para a população da cidade mais opções ao atendimento na área. Por sua vez, a provedoria confirmou as negociações com o corpo clínico da Santa Casa e destacou que os setores foram apenas suspensos, aumentando a possibilidade da volta em breve.

De acordo com o médico obstetra Paulo André Chaves, que atuou no hospital por mais de 40 anos, a direção da instituição não teve interesse em manter os dois setores. Segundo ele, tanto a maternidade quanto o Centro Pediátrico ficaram mais de cinco anos sem chefia, atrapalhando a rotina e o padrão das áreas.

— Ao longo dos anos, alguns profissionais se afastaram dos cargos e o hospital não colocou ninguém no lugar, comprometendo os atendimentos diários dos setores. Além disso, o salário pago pela instituição a esses profissionais está defasado em comparação a outros hospitais, o que impediu a contratação de novos funcionários. Como um setor pode ser mantido sem a chefia? Há dez anos, atendíamos na área cerca de 400 atendimentos ao mês. Com a defasagem de profissionais, nos últimos dias, não chegamos nem a 100 atendimentos mensais. Vamos nos reunir com a provedoria e fazer o que for possível para que os setores possam servir à população — relatou o médico obstetra.

Segundo o provedor da Santa Casa, Benedito Marques, a maternidade e o centro de pediatria ficaram sem chefes porque nenhum médico aceitou o convite do hospital para a função. De acordo com ele, houve dificuldade para a instituição encontrar profissionais para a área. “O serviço foi suspenso. As negociações com o corpo clínico são bem-vindas e se for montada uma equipe, com certeza os setores retornarão. Os serviços foram suspensos porque estavam dando prejuízos e o hospital não conseguia ofertar um atendimento de qualidade com a falta de médicos. A instituição poderia até ter um problema com o Ministério Público por não conseguir cumprir o seu compromisso com os pacientes”, argumentou, ontem, Benedito Marques.

Medida anunciada em outubro passado

No último dia 31, a maternidade foi fechada, mas em outubro passado o fechamento já tinha sido anunciado. A hipótese foi levantada, novamente, na audiência pública na Câmara de Campos no último dia 20, sobre hospitais filantrópicos. O representante da Santa Casa, Fernando Rocha, relatou que a unidade recebeu do município em 2013 o valor de R$ 13.196.726,53, referente a internações e ambulatórios. Em 2014, até então, foi repassada a quantia de R$ 2.885.353,85. “A maior dificuldade que temos é em relação ao corte de adequação do teto que chega a R$ 956.739,10. Hoje atendemos 90% do SUS. Dentro de nossa verba, temos gastos com médicos, material, luz. E nem sempre o que recebemos dá para custear tudo”, disse.

Já em outubro do ano passado, o provedor da unidade, Benedito Marques, chegou a anunciar o fechamento da maternidade. Dias após o anúncio, o provedor contou que o setor não seria mais fechado. Os locais seriam reestruturados, novos profissionais seriam contratados e funcionariam pelo menos até o fim do ano.




Fonte: Folha da Manhã

sexta-feira, 30 de maio de 2014

MATERNIDADE DA SANTA CASA VAI FECHAR AS PORTAS NESTE SÁBADO

(Foto: Ralph Braz)
Após mais de cinquenta anos de funcionamento, a maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Campos vai fechar as portas neste sábado (01/06). As atividades do setor de obstetrícia serão encerradas e todos os obstetras que prestam serviço ao hospital foram comunicados na última semana que estavam dispensados a partir desta data.

A Santa Casa contava com cinco obstetras, se revezando em plantões. Segundo um funcionário que não quis se identificar, nos últimos tempos o número de partos, que já chegou a ser de 300 por mês, hoje é de 50 em média.

A maternidade atendia mulheres de Campos e de toda a região, principalmente, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra. As parturientes que chegam ao local são orientadas e encaminhadas para a Beneficência Portuguesa e ao Hospital dos Plantadores de Cana. 

Em outubro de 2013, a direção do hospital já havia manifestado a intenção de fechar a maternidade, mas posteriormente anunciou que iria continuar realizando o serviço de obstetrícia.

Nossa equipe esteve na Santa Casa, mas foi informada que o provedor, Benedito Marques, está viajando e só retorna na segunda-feira. Nossa reportagem não encontrou outra pessoa que pudesse falar sobre o fechamento do setor.

A Santa Casa é um dos hospitais conveniados a Prefeitura de Campos.



Fonte: Ururau

quinta-feira, 29 de maio de 2014

BUROCRACIA DA PREFEITURA DE CAMPOS FAZ PACIENTE AGONIZAR EM HOSPITAL

(Fotos: Ralph Braz)
Internado há mais de dois meses, Jesaias Braga dos Santos, de 51 anos, depende de uma posição da Prefeitura de Campos para fazer uma cirurgia de angioplastia. Aflita, a família do paciente clama por menos burocracia e mais ação da Secretaria de Saúde. 


Jesaias, que é diabético, sofreu infarto no dia 22 de março deste ano e foi internado no Hospital Santa Casa no dia seguinte. Na unidade, foi constatado que é necessário fazer uma angioplastia para colocação de um stent, aparelho revestido de medicamentos que serve para desentupir as artérias.

De acordo com a esposa de Jesaias, Marilza Gonçalves dos Santos, são necessários dois aparelhos stents farmacológicos que custam R$ 20.700. Como esse procedimento não é coberto pelo Sistema Único de Saúde, a família abriu um processo junto à Secretaria de Saúde de Campos no dia 15 de abril e até esta quinta-feira (29 de maio) não obteve resposta.

“Eu soube que já está na prefeitura para ser assinado pela prefeita, mas até agora ninguém deu resposta nenhuma. Eu já entrei na justiça para tentar adiantar o processo, fui na Defensoria Pública, mas até agora também não saiu nada, nenhuma resposta do juiz. E a gente vai esperando, infelizmente. O coração do meu marido é uma bomba-relógio, ele está entre a vida e a morte”, relata Marilza, acrescentando que se ele vir a ter outro infarto, pode não resistir.

Sempre respeitando o princípio do contraditório e buscando as diferentes versões para um mesmo fato, o jornal Terceira Via entrou em contato por e-mail e pelo telefone com a assessoria de imprensa da prefeitura de Campos, mas, até o momento, não obteve resposta. Ainda assim, o jornal aguarda e publicará versão da assessoria para este fato.



Fonte: Terceira Via

sábado, 24 de maio de 2014

DEPOIS DA MATERNIDADE SANTA CASA FECHA A PEDIATRIA

(Foto: Ralph Braz)
A Maternidade e o setor de Pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Campos terão suas atividades encerradas em 1º de junho, depois de quase 60 anos de prestação de serviços. O anúncio foi feito pelo provedor da unidade, Benedito Marques. Ele alegou que há pelo menos seis anos os setores estariam dando prejuízo mensal de R$ 80 mil. Os espaços hoje destinados à Maternidade e à Pediatria serão utilizados para atendimento nas áreas de Psiquiatria e Clínica Médica.

Outra questão levantada por Benedito foi a dificuldade de contratação de médicos e a evasão natural dos antigos profissionais, pela aposentadoria e falecimento. O deficit, principalmente de pediatras, é uma realidade nacional. A Santa Casa realiza por mês cerca de 90 partos, volume que a partir de junho deverá ser absorvido pela Beneficência Portuguesa e Plantadores de Cana, que sempre atenderam às maiores demandas.

Através de nota, a assessoria da secretaria de Saúde de Campos garantiu que não haverá deficiência na prestação de serviço em decorrência do fechamento da Maternidade da Santa Casa. “O vice-prefeito, Chicão de Oliveira, tranquiliza a população e garante que ninguém ficará desassistido, uma vez que o serviço é garantido no Hospital Plantadores de Cana, referência em maternidade de alto risco, e Beneficência Portuguesa”.

A nota esclarece ainda que o encerramento das atividades dos dois setores foi a uma decisão da direção da Santa Casa, tendo em vista a baixa produtividade do serviço em relação às demais unidades, tornando a manutenção economicamente inviável. O aumento no aporte de recursos está ligado ao amento da produção de serviços.

As unidades contratualizadas por meio da Gestão Plena da Saúde receberam mais de R$ 500 milhões de recursos de 2009 a 2013. “Estamos repactuando o modelo de contratualização. Campos aplica 30% do seu orçamento na Saúde e investe R$ 2 mil por habitante, enquanto a média nacional é de R$ 500, considerando a população que utiliza o Sistema Único de Saúde”, disse Chicão. Do total de R$ 500 milhões, a Santa Casa recebeu R$ 135.665.912,67 de investimentos nesse período.


Fonte: Campos24horas

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

MATERNIDADE DA SANTA CASA NÃO VAI MAIS FECHAR

(Foto: Ralph Braz)


Após os setores de obstetrícia e pediatria, da Santa Casa de Misericórdia de Campos, estarem à beira de fecharem às portas, o provedor do hospital, Benedito Marques, informou que os locais serão reestruturados e pelo menos, até o fim do ano as áreas vão permanecer funcionando. Segundo ele, novos profissionais serão contratados e o hospital vai se reunir com a secretaria de Saúde para encontrar novos caminhos e assim, não deixar os setores em risco.

Há um mês, o provedor disse à reportagem da Folha que, o valor recebido proveniente da verba do Sistema Único de Saúde (SUS) é insuficiente para realizar o serviço de manutenção e pagar aos funcionários. Segundo a assessoria de Comunicação da secretaria de Saúde, a Prefeitura já repassou ao hospital R$ 22.051.906,69 milhões neste ano, de recursos federais e municipais.

— Vamos fazer uma reestruturação de valores do hospital para que os setores não sejam prejudicados. Sabemos que outros hospitais da cidade também estão enfrentando problemas nesses setores. Espero poder contar com a ajuda da prefeitura também em valores, para que não possamos fechar às portas dos setores no próximo ano. Com essa reestruturação, que estamos fazendo, tenho certeza que até o fim deste ano, a obstetrícia e pediatria não fecham.

Na última matéria no mês passado, a assessoria de Comunicação da prefeitura informou que, a decisão do possível fechamento do serviço de obstetrícia é opção da direção do Hospital Santa Casa, tendo em vista a baixa produtividade do serviço em relação às demais unidades, tornando a manutenção do mesmo economicamente inviável. O provedor da unidade, Benedito Marques, afirmou, em reunião com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, e demais unidades que oferecem o serviço de obstetrícia (realizada no dia 27 de setembro deste ano), que não seria mais viável manter o procedimento e mostrou preferência por substituí-lo por outro. Na ocasião, o provedor afirmou que o serviço de pediatria não seria afetado. O aumento no aporte de recursos está ligado ao aumento da produção de serviços.

Convênio — Segundo a assessoria, de janeiro a agosto deste ano, as unidades contratualizadas receberam juntas, R$ 102.065.272,99, referentes a serviços prestados por meio da Gestão Plena da Saúde.


Fonte: Folha da Manhã