Mostrando postagens com marcador SF notícias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SF notícias. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

CAPOTAGEM DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NA RJ-158, EM SÃO FIDÉLIS

(Fotos:Vinnicius Cremonez | SF Notícias)
Dois homens ficaram feridos em um acidente na manhã desta quinta-feira (04/09), por volta das 05h20, na RJ-158, em São Fidélis.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar a suspeita é de que o motorista, S.S.F., de 37 anos, que seguia viagem do Rio para São Fidélis com seu irmão, F.S.F., de 23 anos tenha dormido ao volante e perdido o controle da direção do veículo, saindo da pista e capotando em uma ribanceira.

O motorista chegou a ficar preso às ferragens e os Bombeiros precisaram usar um macaco hidráulico para remover a vítima do veículo. O motorista e o irmão foram levados para o Hospital Armando Vidal, onde receberam atendimento e foram liberados.

Esse foi o segundo acidente na rodovia em menos de 24 horas. Nesta quarta-feira (03/09), um médico campista também ficou ferido depois de perder o controle da direção de uma caminhonete e cair em uma ribanceira.




Fonte: São Fidélis Notícias

domingo, 27 de julho de 2014

ACIDENTE ENTRE DOIS VEÍCULOS DEIXA UMA PESSOA MORTA, EM APERIBÉ NA RJ-116

(Fotos: Welton Moreira | SF Notícias)
Um homem de 60 anos morreu em um acidente envolvendo dois carros de passeio, no sábado (26/07), na RJ-116, estrada que liga Aperibé ao município de Pádua, no KM 209.

Segundo informações, Clóvis Gouveia Chaves conduzia um Fiat Uno prata, quando sofreu uma colisão com um outro veículo, modelo Celta, de cor preta.

De acordo com informações de populares que estiveram no local do acidente,o motorista do veículo Celta, não identificado teria perdido o controle do carro, provocando a colisão. O motorista do Celta não se feriu.

A forte chuva que caia no momento do acidente, também pode ter contribuído para a colisão, já que a estrada estava escorregadia. Clóvis chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal Augustinho Blanc, em Aperibé, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco tempo depois.

Homens do Corpo de Bombeiros Militar tiveram bastante trabalho para retirar Clóvis do carro, já que ficou preso às ferragens. Para a retirada foi preciso usar um macaco elétrico.

Com o impacto da colisão, o motor do Celta foi parar em um pasto, no outro lado da estrada. O acidente foi registrado na 136ª Delegacia Legal de Santo Antônio de Pádua.



Fonte: SF notícias  | Ururau

sexta-feira, 30 de maio de 2014

MINISTÉRIO DA SAÚDE SUSPENDE REPASSE DE RECURSOS PARA SÃO FIDÉLIS

(Fotos: Vinnicius Cremonez/ SF notícias)
O Ministério da Saúde suspendeu o repasse de transferência de recursos financeiros para 22 municípios do Brasil que estão irregulares na alimentação do Sistema de Informações sobre Mortalidade.

Entre os municípios, está São Fidélis. Segundo a portaria do Ministério da Saúde publicada no dia (16/05) no Diário Oficial da União, a suspensão vale a partir de maio de 2014 para os 22 municípios que não regularizaram o monitoramento realizado em abril desse ano.

O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) possui variáveis que permitem, a partir da causa mortis atestada pelo médico, construir indicadores e processar análises epidemiológicas que contribuam para a eficiência da gestão em saúde. Com a finalidade de captação de dados sobre mortalidade, de forma abrangente, quantitativos e qualitativos sobre óbitos ocorridos no Brasil para subsidiar as diversas esferas de gestão na saúde pública, o SIM é considerado uma importante ferramenta de gestão na área da saúde.

O Secretário Municipal de Saúde de São Fidélis, Francisco Edson, afirmou que realmente o incentivo para vigilância sanitária foi suspenso, algo que aconteceu devido ao sistema do Ministério da Saúde não ter sido atualizado com as informações dessa secretaria em nível nacional, mas que já está sendo feito o trabalho para retificação das informações.

“A questão do erro foi apenas em nível operacional, mas é certo que as informações devidas foram encaminhadas; estamos juntando as documentações necessárias para serem passadas novamente e a constatação das causas do erro, após esse processo a verba voltará retroativa.” Relatou Francisco Edson.

A verba suspensa, segundo o secretário, tem o valor em torno de R$ 1.000,00 (mil reais).

Em relação às denúncias de que estaria faltando remédios, curativos e outros materiais no SUS, o secretário de saúde respondeu ser realmente frequente a falta de alguns recursos, por muitas vezes novos itens serem cortados e ter que ser feito novas solicitações, mas que isto faz parte do modo como o sistema de entrega destes recursos funciona.

“Os materiais de curativos que há na sede são para atender os pacientes crônicos e a parte da medicação já está sendo entregue, mas estamos em processo de licitação para haver a chegada de outras coberturas especiais, sendo que dependemos de uma burocracia do sistema para poder adquirir tais recursos.” Explicou o secretário.

O SIM foi Informatizado em 1979. Doze anos depois, com a implantação do SUS e sob a premissa da descentralização teve a coleta de dados repassada à atribuição dos Estados e Municípios, através das suas respectivas Secretarias de Saúde. Veja o texto da portaria do Ministério da Saúde abaixo.

PORTARIA Nº 954, DE 15 DE MAIO DE 2014
Suspende a transferência de recursos financeiros do Componente de Vigilância em Saúde do Bloco de Vigilância em Saúde dos Municípios irregulares na alimentação do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e Considerando a Portaria nº 1.378/GM/MS, de 9 de julho de 2013, que regulamenta as responsabilidades e define diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, relativos ao Sistema Nacional de Vigilância em Saúde e Sistema Nacional de Vigilância Sanitária; Considerando a Portaria nº 201/SVS/MS, de 3 de novembro de 2010, que define os parâmetros para monitoramento da regularidade na alimentação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM); e Considerando a responsabilidade do Ministério da Saúde pelo monitoramento da utilização dos recursos do Bloco de Vigilância em Saúde transferidos para Estados, Distrito Federal e Municípios, resolve: Art. 1º Fica suspensa a transferência dos recursos financeiros do Componente de Vigilância em Saúde do Bloco de Vigilância em Saúde, a partir da competência financeira maio de 2014, dos Municípios irregulares na alimentação do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) de acordo com monitoramento realizado no mês de abril de 2014, relacionados no anexo a esta Portaria. Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.



Fonte: SF Notícias