Mostrando postagens com marcador Prefeitura de Campos decretou situação de emergência na área de transporte coletivo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Prefeitura de Campos decretou situação de emergência na área de transporte coletivo. Mostrar todas as postagens

sábado, 20 de julho de 2013

PREFEITURA DE CAMPOS DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA NO TRANSPORTE PÚBLICO

(Foto; Ralph Braz)

Cerca de 30 funcionários da Tamandaré reivindicam dois meses de salários atrasados em frente à empresa, no bairro da Pecuária. Segundo um dos manifestantes, alguns ônibus estão circulando, mas todos funcionários estariam de acordo com os protestos.

A Prefeitura de Campos, através do site oficial, decretou situação de emergência na área de transporte coletivo, depois que o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) constatou que poderia haver riscos à população com a descontinuidade da prestação de serviços.

A manifestação começou às 15h. A Tamandaré informou que tomou conhecimento das reivindicações às 15h30 e, por enquanto, não vai se pronunciar.

A IMTT foi informado, oficialmente, pela empresa BK Transportes Ltda, de que a mesma retiraria os veículos de circulação a zero hora desta sexta-feira (19). O motivo é que a Viação Tamandaré, locatária da empresa BK, estaria inadimplente contratualmente.

Diante da situação, o IMTT tomou as providências junto à Procuradoria Geral do Município para evitar a paralisação do serviço e prejuízos à população. 

Há 40 dias, o IMTT foi informado pela BK sobre o descumprimento contratual e, imediatamente, o órgão notificou a Tamandaré para que prestasse os devidos esclarecimentos, ressaltando os riscos decorrentes da suspensão dos serviços. 

Após a comunicação, o IMTT e a Procuradoria do Município informaram o Ministério Público sobre a situação e o órgão recomendou que fossem tomadas as devidas providências no sentido de viabilizar a manutenção dos serviços de transporte coletivo no município, “substituindo, se necessário fosse, a empresa permissionária violadora por outra que venha a cumprir suas finalidades”. 

A Procuradoria do Município instaurou procedimento reconhecendo a situação emergencial e a viabilidade de um decreto de dispensa de licitação para manutenção dos serviços, que foi publicado nesta sexta-feira (19).

Na manhã de hoje, foi convocada uma reunião de emergência com os empresários das duas empresas, sendo que o responsável pela Tamandaré não compareceu. Com isso, a BK foi indagada sobre a possibilidade de suprir, emergencialmente, as linhas e, diante da afirmativa e da viabilidade, a medida foi tomada.

Com o decreto, a empresa Tamandaré deixa de circular e a BK assume as linhas. “O objetivo é evitar a descontinuidade do serviço público de transporte coletivo pelo prazo de, no máximo, 180 dias, a contar da publicação do decreto ou até que seja encerrado o processo licitatório”, informou o Procurador Geral do Município, Matheus da Silva José.


Fonte: Ascom