Mostrando postagens com marcador Petroleiros fazem Paralisação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Petroleiros fazem Paralisação. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 15 de abril de 2015

PETROLEIROS "TRANCAM" PETROBRAS EM MACAÉ

(Foto: Arquivo pessoal | Reprodução Terceira Via)
Os portões de acesso da Petrobras em Macaé (Imbetiba e Praia Campista) foram fechados às 6 horas de hoje (15) pelos trabalhadores e sindicalistas do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro NF) em protesto pela aprovação do texto básico da Lei 4330, que estende a terceirização da mão de obra ao setor público (à exceção das áreas de fiscalização e regulamentação) e à atividade fim do negócio. A previsão de duração é de atraso de duas horas na entrada do turno da manhã.

Segundo diretores presentes na base desde 6h30, a categoria está aderindo ao movimento e a todo instante chegam denúncias de trabalhadores terceirizados sobre pagamentos abaixo do piso, atrasos nos benefícios e outros problemas associados à precarização do trabalho. Para as plataformas, o indicativo da entidade é de realização de assembleias durante todo o dia para referendar o conteúdo de uma carta política da categoria petroleira contra o PL 4330.

Com a aprovação da lei, um serviço contratado por ser repassado de uma empresa para outra. Hoje, os terceirizados somam quase 13 milhões de funcionários nas mais diversas áreas do mercado, como setor elétrico e petrolífero, ou 27% da força de trabalho no país. Os diretos são 73%.

O projeto de lei ainda acaba com a responsabilidade solidária do contratante principal na cobertura dos calotes que as empresas terceirizadas derem em salários, multas e encargos devidos aos trabalhadores. Hoje (15), a Câmara pretende apreciar os destaques dos parlamentares ao projeto de lei, com objetivo de fazer mudanças no texto final que segue para o Senado.





Fonte: Terceira Via

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

PETROLEIROS DE TODOS O PAÍS REALIZAM PARALISAÇÃO DE 24H PELA VIDA

(Foto: Divulgação)
A categoria petroleira de todo país está de luto e em luta pela vida. Durante 24 horas vão se manter mobilizados para mostrar sua insatisfação com as mortes que aconteceram no sistema Petrobrás, em especial a que vitimou cinco trabalhadores que estavam a bordo do FPSO São Matheus, no Espírito Santo.

Os petroleiros do Espírito Santo, onde o último acidente aconteceu, fizeram corte de rendição e realizam agora um trancaço no aeroporto de Vitória, com a presença do Coordenador da FUP José Maria Rangel. Na Refinaria Grabriel Passos em Betim/MG, também houve corte de rendição às 23h45 e pela manhã foram aprovadas mais 8 horas de corte. Na refinaria de Abreu Lima em Pernambuco, o corte de rendição acontece desde zero hora.

Ontem, os trabalhadores da Refinaria de Paulínia, São Paulo, entraram em greve. O movimento foi deflagrado na entrada do turno das 15h30. E hoje os funcionários do setor administrativo não entraram na empresa. Outras bases do Unificado de São Paulo estão aderindo ao movimento.

“Não podemos mais permitir que os trabalhadores exerçam suas funcões num ambiente inseguro, correndo risco constante de acidentes”, afirmou o coordenador da Regional Campinas do Unificado, Gustavo Marsaioli.

Na Bacia de Campos, acontece uma paralisação de Permissão para o Trabalho (PT) por 24 horas. A zero hora de hoje, 13, algumas plataformas deflagraram o movimento e outras estão realizando assembleias de adesão agora pela manhã.

Durante essas assembleias, o Sindipetro-NF orienta que a categoria debata sobre a insegurança a bordo e a respeito do processo de terceirização de sua unidade, discriminando em ata o percentual de trabalhadores da Petrobrás a bordo. Também é preciso que se posicionem contra o Projeto de Lei 4330 que acaba de voltar ao plenário da Câmara dos Deputados.




Fonte: Sindipetro NF