Mostrando postagens com marcador Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (HMMMJ). Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (HMMMJ). Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

HOSPITAL DE QUISSAMÃ VAI IMPLANTAR SERVIÇO DE DIÁLISE AGUDA

(Foto: Adilson dos Santos)
A cidade de Quissamã, no Norte Fluminense, vai passar a contar com o serviço de diálise aguda para pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (HMMMJ). A mudança começa a valer ainda no primeiro semestre de 2015. Antes, pacientes que necessitavam do serviço precisavam fazer em outra cidade.

Profissionais capacitados e especializados como médicos nefrologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, atuarão diretamente junto aos doentes neurológicos e dialíticos internados apenas na Unidade de Terapia Intensiva – UTI. Os pacientes que necessitam de diálise crônica, continuarão fazendo seus tratamentos nos lugares indicados.

Diálise é o nome genérico que se dá a qualquer procedimento que promova a filtragem do sangue. Ela é indicada para pacientes que apresentam deficiência no funcionamento de seus rins, que em geral deve ser maior do que 85%. A hemodiálise é o procedimento executado diretamente no sangue do paciente, por meio de equipamento próprio, no qual o sangue passa por um filtro e retorna com uma quantidade menor de impurezas.

A implementação desse procedimento possibilitará a economia de tempo para os pacientes e dará uma ênfase na questão do tratamento humanizado.

“Cerca de 80% dos pacientes transferidos da UTI são por necessidade de diálise aguda e nesses casos, o tempo não conta a nosso favor, pois para que consigamos vaga em outros hospitais, precisamos cadastrar o paciente no SER – Sistema Estadual de Regulação e aguardar. Vamos, definitivamente, a partir do início do funcionamento, deixar de mandar doentes que necessitam de diálise aguda para outros municípios e seremos autônomos nesta matéria”, afirmou o Diretor do hospital, Flávio Aderito.



Fonte: Secom