sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Horto Municipal passa por reparos e será reaberto nas próximas semanas


Abandonado pela gestão passada, o Horto Municipal Campos está ganhando cara nova. A prefeitura, por meio da secretaria de Serviços Públicos, está realizando serviços de limpeza, além de pintura das divisórias dos canteiros de plantas, varrição, roçada de vegetação e remoção de inertes, entre outros. O espaço passa por reparos também com serviços na parte elétrica e hidráulica e será reaberto nas próximas semanas. O Horto Municipal está localizado na Avenida Alberto Lamego.

De acordo com o diretor do Horto Municipal, Rubens Américo da Silva, o espaço foi encontrado totalmente destruído e estão sendo feitas reformas em toda estrutura, nas partes hidráulicas, elétricas, pinturas, serviços de pintura das divisórias dos canteiros de plantas, jardinagem no geral, para que as atividades possam retornar e atender à população.

“Estávamos precisando dessa limpeza. O espaço é querido por todos e muitas pessoas estavam nos perguntando quando seria o retorno das atividades. Estamos ansiosos e a expectativa é das melhores para devolver à população o Horto Municipal, onde muitas pessoas usam a área para realizar aniversários, caminhadas, piqueniques, coleta de óleo, recolhimento de lixo eletrônico, entre outros”, destacou.

COLETA DE ÓLEO
O Horto Municipal é um dos postos de recolhimento do óleo de cozinha utilizado em frituras em residência, restaurantes, bares e outros. O projeto tem como objetivo promover a preservação do meio ambiente.

VISITA GUIADA
Os visitantes do Horto recebem diversas informações sobre o local e suas 153 espécies de árvores, entre frutíferas e nativas. Também são apresentadas as 55 espécies de plantas ornamentais e os projetos existentes no local.


ESPAÇO VERDE
O Espaço Verde conta com livros e brinquedos doados, a biblioteca oferece lazer e aprendizagem. Espaço é um dos pontos atrativos das crianças e adolescentes.


COLETA DE LIXO ELETRÔNICO
Os materiais como pilhas, celulares, TV, DVDs, monitores, CPUs, impressoras, disquetes, baterias de celular, fios de materiais eletrônicos e afins, podem ser depositados no Horto, todos os dias, das 8h às 17h. Os resíduos eletrônicos são destinados e encaminhados para reaproveitamento.


JARDIM SENSORIAL
O jardim sensorial é uma forma de inclusão, usando materiais recicláveis, ensinando aos deficientes visuais os diferentes tipos de solo, de vegetação, das mudas, para poder inserir e fazer uma educação ambiental inclusiva.