sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Palácio Quitandinha deve se tornar o maior centro cultural da Região Serrana

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

O Palácio Quitandinha – um dos principais pontos turísticos de Petrópolis – vai se tornar, em breve, o maior polo cultural, gastronômico e de lazer da Região Serrana do Rio de Janeiro. A Federação do Comércio (Fecomércio-RJ) anunciou nesta semana que o local, onde atualmente funciona uma unidade do Sesc, será revitalizado. As obras devem ser iniciadas ainda no primeiro trimestre de 2022. Além disso, um projeto de reurbanização no entorno, desenvolvido pelo então governo interino, pode também ajudar ao Palácio, que já abrigou o mais grandioso hotel-cassino das Américas, voltar a fazer história.

Segundo a Federação, uma das ideias é reativar a cozinha do Quitandinha, criando um espaço de alimentação, convivência e lazer inspirado no Mercado da Ribeira, de Lisboa, e no mercado gastronômico Eataly, de Nova Iorque. O objetivo também é envolver a agricultura familiar da região, que poderá usar o espaço como vitrine para seus produtos. Em meados do século passado, a cozinha do Quitandinha abastecia os suntuosos salões frequentados por personalidades como Getúlio Vargas, Juan Domingos Perón e Evita, Orson Wells, Lana Turner, Emilinha Borba, Carmen Miranda, Glauber Rocha e Grande Otelo.

A revitalização vai permitir, também, ampliar a já pujante programação cultural do Sesc Quitandinha. Isso inclui shows musicais, peças teatrais, exposições e uma série de outras manifestações artísticas que atraem turistas de todo o Brasil. “A expectativa é que o projeto impulsione a rede hoteleira, as agências de turismo, os bares e restaurantes e a classe artística”, frisa a Fecomércio.

Reurbanização do entorno

Além deste, o Palácio pode ser contemplado também com uma reurbanização no seu entorno. Em fevereiro do ano passado, o então governo interino de Hingo Hammes – atual presidente da Câmara de Vereadores – entregou ao presidente da Fecomércio, Antônio Florêncio de Queiroz Junior, um projeto para melhorias em toda a área ao redor do Quitandinha. O projeto que, na época, ficou sob análise dos técnicos do Sesc, prevê a criação de uma academia ao ar livre, nova iluminação com fiação enterrada, uma pista de caminhada, ciclofaixa, revitalização das calçadas, implementação de rampas de acessibilidade nas travessias de pedestre, instalação de piso podotátil nas rampas de acessibilidade, além da remodelação e urbanização de praças.

“O Quitandinha é um espaço importante para Petrópolis, que, integrado à rede de turismo de negócios da cidade, vai, sem dúvida, trazer ainda mais conquistas. Ao apresentarmos o projeto de revitalização do entorno, feito por empresários do município, nossa intenção era garantir um melhor aproveitamento também da área ao redor do Palácio”, destacou Hingo Hammes.







Fonte: Diário de Petrópolis