sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

13 estudantes de Petrópolis são premiados em Olimpíada Brasileira de Matemática



A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) divulgou na última terça-feira (18) a lista de premiados da sua 16ª edição. Em Petrópolis, três alunos da rede pública serão premiados com medalhas. Além destes, outros dez alunos, da rede pública e particular, receberão certificados de menção honrosa.

A OBMEP é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos estudantes. O Nível 1 é voltado para os alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental, o Nível 2 para os alunos do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental e o Nível 3 para os alunos de todas as séries do Ensino Médio.

Os três medalhistas da cidade fizeram a prova de Nível 3, do Ensino Médio. Álan da Silva Camara e Matheus João Veiga Machado Stephano foram os dois medalhistas de prata, ambos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrópolis (Cefet). Já na rede estadual, o estudante Kaua Menezes Alves, do Colégio Estadual Rui Barbosa, será premiado com a medalha de bronze.



Menção Honrosa

Além dos medalhistas, outros seis alunos da rede pública receberão o certificado de Menção Honrosa. A aluna Isabella da Silva Vieira, do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Beatriz Zaleski, é uma delas. Da rede federal, o estudante Lucas Rodrigues Paiva, do Cefet, também receberá.

A rede estadual totalizou quatro homenageados, Bernardo José de Assunção Barros e Willen Corrêa da Silva, do Colégio Estadual Rui Barbosa, e Letícia Valladares Xavier e Reiglan Soares Di Lourenço, do Colégio Estadual Princesa Isabel.

Na rede de ensino particular da cidade, foram mais quatro alunos reconhecidos: Bernardo Costa Araujo e Antonio José Ramos Guimarães, do Colégio e Curso Pensi, Maria Eduarda Esteves de Oliveira, do Colégio Montês, e Marcelo Grion de Almeida Stamile Racco, do Colégio e Curso PRW.

Ao todo, foram inscritos 17,8 milhões de estudantes, de instituições públicas e particulares de todo o Brasil. Serão distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 certificados de menção honrosa. A data das cerimônias de premiação ainda será definida. A relação com todos os premiados pode ser encontrada no site da OBMEP.

Oportunidades

Os alunos premiados poderão participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes recebem uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e têm acesso a encontros semanais para aprofundar o conhecimento matemático.

Os medalhistas que se matricularem em curso de graduação também podem participar do processo de seleção para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICMEC). Os candidatos selecionados podem realiza estudos avançados em matemática simultaneamente com sua graduação em qualquer área e recebem uma bolsa de iniciação científica do CNPq.




*Com informações da Agência Brasil