quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Ômicron: Saúde de Campos investiga possibilidade de infecção por variante em dez pacientes


A secretaria municipal de Saúde de Campos está submetendo amostras de sangue de pessoas que testarem positivo para Covid-19 no Município a análise para detectar possibilidade de infecção pela variante Ômicron. Até a última atualização desta reportagem, a pasta aguardava o resultado de exames feitos em material colhido de 10 pacientes.

“Estão sendo coletadas amostras sanguíneas de todos os pacientes positivos para Covid-19 (Sars-CoV-2) no município e encaminhadas para sequenciamento genômico, com a finalidade de identificar a cepa do vírus circulante na cidade. O procedimento é feito em parceria com o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) de Macaé desde fevereiro”, informou a secretaria, em nota.

De acordo com o vice-prefeito Frederico Paes, cinco pacientes estão internados no Hospital São José, dois no Hospital Escola Álvaro Alvim, um no Hospital Ferreira Machado, um na Beneficência Portuguesa e o ultimo no Hospital da Unimed.

Ainda segundo o vice-prefeito, o número de casos vêm aumentando rapidamente no Município. “Na sexta-feira não tínhamos ninguém em leitos clínicos, hoje temos 10”, afirmou.

Frederico pediu, ainda, à população que mantenha o uso de máscara, o distanciamento social e o uso de álcool para higienizar as mãos.

Imunização dos pacientes

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, entre os pacientes internados no Hospital São José, um homem não tomou nenhuma dose de vacina contra a Covid-19 e outro recebeu apenas a primeira dose. Já três mulheres estão com esquema vacinal de duas doses completo. Os imunizantes usados foram Astrazeneca, Pfizer e Coronavac. Os pacientes não relataram histórico de viagem recente.

Não foram oferecidos detalhes sobre a imunização dos demais pacientes.