quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Casa Irmãos da Solidariedade reúne pacientes, equipe de trabalho e autoridades


Nesta quarta-feira (1º), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Associação Irmãos da Solidariedade, como faz durante todos os dias há 33 anos, abriu suas portas e, com um café da manhã especial, reuniu assistidos da Casa, além da equipe multidisciplinar e convidados para momentos de oração. A presidente e fundadora da entidade, Fátima Castro, recebeu o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, a primeira-dama Tassiana Oliveira, e o padre Walace Azevedo, da Paróquia Santo Antônio, em Guarus, que fez orações e deu às bênçãos. Também presente o médico-infectologista, Nélio Artiles, que acompanha a Casa desde à fundação.

- Nesse momento passa um filme na minha cabeça, de tudo o que já aconteceu, de bom e ruim, durante todos esses anos. A Medicina está avançando, mas a luta ainda é muito grande e o preconceito continua matando tanto quanto a doença. Não é fácil manter uma Casa dessa, com 40 pacientes, todos sem família, dependendo de nós para tudo e a maioria debilitado – disse Fátima Castro, que aproveitou para agradecer à equipe de trabalho pelo comprometimento com a causa e as pessoas que ajudam como podem à entidade. “Quem menos pode e quem mais ajuda e minha gratidão é eterna para todos que estão ao nosso lado nessa luta”, acrescentou.

AIDS - EMPATIA - AMOR

O secretário de Saúde, Paulo Hirano, falou da importância de cuidar das pessoas. “Nosso objetivo é sempre cuidar das pessoas, essa é a determinação do Prefeito Wladimir Garotinho. Iremos e vamos prestar o melhor tipo de assistência para a nossa população. Vamos sempre estar junto com a Fátima Castro e ajudar no que for preciso”, afirmou o secretário.

Tassiana Oliveira ressaltou o trabalho da presidente da Casa e a importância de se trabalhar a prevenção, como faz a entidade. "Estou feliz em poder participar deste evento. Há anos Fátima abraçou essa causa que poucos abraçam. Parabéns por essa linda ação e conte conosco sempre. Que você continue com força e dedicação por muitos e muitos anos. E avance cada vez mais nesse projeto, que também é de prevenção", disse.

O infectologista Nélio Artilles lembrou a letra da música do cantor Almir Sater para falar sobre a data. "É preciso amor pra poder pulsar, só com muito amor para cuidar de cada um que aqui está. É preciso paz pra poder sorrir, chegar aqui e ver esses olhares é muito gratificante. É preciso a chuva para florir, somos gotinhas para fazer o bem", acrescentou.

O padre Walace Azevedo, da Paróquia Santo Antônio, em Guarus, destacou a importância da empatia e do amor ao próximo. “Estou há três anos nessa paróquia, mas, por causa da pandemia, não tive oportunidade de conhecer a Casa, o que estou fazendo agora e vendo que aqui existe amor, compreensão, o que é muito importante em nossas vidas”, disse padre Walace, minutos antes das orações.





Fonte: Secom Prefeitura de Campos