Vereadores de São João da Barra estão em Brasília nesta semana participando de uma capacitação. Dois deles, Alan de Grussaí (Cidadania) e Analiel Vianna (Cidadania), foram para o chamado "cercadinho" do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Eles conseguiram falar com o presidente e levaram a questão do avanço do mar em Atafona e na praia do Açu. Bolsonaro indicou que eles devem buscar apoio com deputados ou com o ministério responsável. O presidente também salientou que seria importante levar até ele algum projeto, para que procurasse o ministro competente para discutir a viabilidade.
Vale lembrar que existem dois projetos apresentados para tentar conter o avanço do mar em Atafona. Um é do Instituto Nacional de Pesquisas Hidrográficas (INPH), que utiliza espiões de pedra e seria mais caro, segundo a Prefeitura, algo em torno de R$ 150 milhões. O outro projeto é do professor Eduardo Bulhões, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e consiste na utilização da areia para o engordamento da praia, algo semelhante ao que está sendo concluído em Balneário Camboriú (SC).
Os vereadores sanjoanenses ainda falaram com sobre a recente inauguração da termoelétrica GNA I, que contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente, entre outros políticos. Bolsonaro destacou a importância do empreendimento privado, observando que o papel do governo federal é o de não atrapalhar esses tipos de projeto.
Fonte: Blog do Arnaldo Neto