(Cemitério do Caju - Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
O vereador Nildo Cardoso (PSL) chamou a Polícia Militar e registrou uma ocorrência de violação de túmulos na 134ª Delegacia Policial de Campos, neste domingo (3). De acordo com o vereador, vários túmulos foram encontrados violados e danificados. Em um deles, estava quase a mostra um corpo envolvido por um saco preto. “Não posso afirmar, mas sugere que foi vítima da Covid-19, pois essas pessoas são enterradas envolvidas nestes plásticos para evitar a propagação da doença”, disse.
Cardoso questiona a falta de segurança no cemitério, que é público. Além disso, ele buscou detalhes da administração, como certidão de óbito, dados dos prorietáris dos túmulos, entere outros, mas não conseguiu. “O lugar está abandonado. Não há esses dados para serem informados. O pior é que a Prefeitura de Campos está fazendo cobrança de taxa de manutenção de cemitérios e taxas retroativas, sem a devida contrapartida, que é garantir segurança e informação”, disse.
O vereador identificou as irregularidades ao ir ao local participar do enterro de um amigo. Nildo foi informado no local que uma das tampas de um túmulo foi violada por acidente, quando algum visitante teria pisado sobre ela. “Isso não justifica, pois tinha mais de 20 túmulos na mesma situação”, contou.
o Jornal Terceira Via entrou em contato com a Prefeitura de Campos. Por meio de nota foi informado:
“Não procedem as denúncias de violação da sepultura e de abandono por parte do poder público. De acordo com relato de funcionários do cemitério, a placa quebrou após uma pessoa ter pisado nela durante outro sepultamento. Em seguida, foi providenciada a fabricação de novas tampas, que já estão prontas. O Cemitério de São Sebastião é um dos cemitérios públicos de Campos que estão sendo revitalizados pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca). O cemitério está recebendo pintura, iluminação, reconstrução dos muros que estavam caindo, reabertura da capela mortuária e, principalmente, manutenção de limpeza das vielas e sepulturas”.
De acordo com o gerente de cemitérios, Júlio César Ribeiro, que esteve no local, foi explicada a situação ao vereador e foi mostrada as placas de reposição. “Dados sobre os enterros, como nome, data e motivo do falecimento não puderam ser fornecidos ser um domingo, mas conforme o gerente conversou com o vereador, as informações poderão ser repassadas nesta segunda-feira (04). Sem elas, não é possível afirmar quando ocorreu o último sepultamento no local relatado. Vale ressaltar que existem outras situações onde há necessidade da utilização de sacos pretos, como o armazenamento de ossadas e, não apenas, a relatada pelo vereador. A identificação nas sepulturas, com nome e data, fica a cargo dos proprietários e, nesta, não havia nenhuma”, conclui.
Fonte: Prefeitura De Campos | Terceira Via