Dependente das hidrelétricas, a produção de energia do país está sendo impactada diretamente pela pior crise hídrica dos últimos 91 anos. Esta não é a primeira vez que o Brasil passa por uma crise de abastecimento energético. Em 2001 a situação foi tão crítica que foi necessário realizar cortes programados da demanda para que o sistema de distribuição elétrico pudesse dar conta do abastecimento.
Pensando em sustentabilidade e também na geração de energia limpa desde 2019, a rede de supermercados Armazém do Grão vem enfrentando essa crise de forma mais suave, fruto do planejamento de sua diretoria e investimentos em sustentabilidade.
“O Armazém do Grão vem apostando na implementação de um conjunto de ações voltadas para sustentabilidade, ao mesmo tempo em que perseguimos a redução nos custos. Estamos sendo bem sucedidos em ambas as metas. Nesta época de crise hídrica e de questionamento da matriz energética brasileira, nossa empresa vem hoje colhendo os frutos de sua decisão de investir em outra modalidade de geração de energia, mais limpa e mais barata. Contamos hoje com 1.560 placas solares, em uma área instalada de 3.200 m2. Também contamos com mais de 2 mil lâmpadas LED, que substituíram as lâmpadas fluorescentes, que consomem muito mais energia”, explicou Osmar Rodrigues, Gerente de Planejamento da empresa.
De acordo com Osmar Rodrigues, a implantação dos serviços de Geração Solar já gerou economia para várias lojas, como por exemplo a do bairro Valparaíso, cuja conta de energia elétrica com o novo sistema sofreu uma redução de cerca de 39% na fatura.
Segundo levantamento recente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o gasto de energia elétrica é o segundo maior desembolso dos varejistas, atrás somente da folha de pagamento, representando um dispêndio de mais de R$ 3 bilhões no mercado.
“Economia de energia, sustentabilidade e prazos de retorno são, na prática, as principais bandeiras do consumo consciente. Estamos fazendo nossa parte. Revertemos a economia em preços diferenciados, ampliação de nossas lojas e contratação de colaboradores, o que vai impactando no crescimento da empresa e também potencializando a economia de nosso município”, declarou Antoane Corrêa, diretor-presidente da rede de supermercados, destacando outro ponto importante nesta aposta em energia limpa: “ Diminuindo o consumo de energia da rede convencional, também evitamos sobrecarga e apagões, uma outra forma de contribuirmos com nossa comunidade, principalmente nestes tempos de crise energética”, completou.
Ou seja, sustentabilidade e lucratividade podem sim andar de mãos juntas. A rede de supermercados Armazém do Grão é um exemplo disso e está dando sua contribuição para o meio ambiente, sem descuidar da busca pela redução de custos.
Sobre a rede Armazém do Grão
A rede Armazém do Grão de supermercados está sediada em Petrópolis, conta com nove lojas físicas, uma loja exclusiva para seu e-commerce, um Centro de Distribuição (CD), possui cerca de 700 colaboradores e completou, em julho deste ano, 13 anos de existência.
A rede também criou uma Universidade Corporativa, com o objetivo de capacitar seus funcionários e assim proporcionar o desenvolvimento profissional na própria empresa; faz constantemente investimentos em tecnologia: foi a primeira a investir no self-checkout (caixas de autoatendimento) e na energia solar na região serrana do Rio de Janeiro.
O Armazém do Grão registrou um crescimento substancial nos últimos cinco anos e, mesmo com as dificuldades sociais e econômicas geradas pela pandemia de Covid-19, não hesita em continuar investindo em Petrópolis e gerando uma série de novos postos de trabalho.
Setor que mais instala sistemas solares no Brasil
O volume de módulos fotovoltaicos instalados no Brasil atingiu a marca de 4,88 gigawatts (GW) no primeiro semestre de 2021, superando o volume do ano todo de 2020.
Dentre os consumidores comerciais, o varejo, com destaque para os supermercados, é o setor que mais instala sistemas solares, com 38% das aparelhagens em atividade no Brasil.
Essas informações constam do “Estudo Estratégico – Geração Distribuída: Mercado Fotovoltaico”, da Greener, que trabalha com informações para guiar a transição energética no Brasil.
A pesquisa prova que mais de 74% das instalações comerciais foram direcionadas para essa categoria, evidenciando, assim, uma tendência considerada natural pelas empresas que apostam na sustentabilidade, como é o caso da rede de supermercados Armazém do Grão.
“Nosso objetivo é continuar sempre contribuindo com nossa cidade, gerando novidades e oportunidades no setor de varejo”, enfatiza Antoane Correa.
Fonte: Diário de Petrópolis