Enfermeiras contratadas por Regime de Pagamento Autônomo (RPA) para atuarem Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da secretaria municipal de Saúde de Campos fizeram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (5), em frente à sede da Prefeitura, na rua Coronel Ponciano de Azevedo Furtado, no Parque Santo Amaro. Segundo os manifestantes, o ato foi motivado pela modificação da escala de trabalho, que passou de 24×120 para 24×72.
Com cartazes que pedem a valorização da categoria, cerca de 20 pessoas criticaram a medida e afirmaram que a mudança resulta em redução proporcional dos salários.
“Fomos comunicados no último dia 30 de março que a nossa escala de trabalho passaria de 1 dia por cinco de folga para um dia de serviço e somente três de folga. Nosso salário, em vez de aumentar, seria mantido. Ou seja, em vez de ganharmos proporcionalmente, a gente iria trabalhar mais e folgar e receber menos”, afirma uma técnica em enfermagem, que preferiu não se identificar.
Ainda segundo a manifestante, o grupo quer ser ouvido pelo prefeito Wladimir Garotinho (PSD), mas ainda não foi recebido. “Não queremos deixar de trabalhar, só queremos uma escala de trabalho digna”, desabafa.
O jornal entrou em contato com a Prefeitura de Campos e aguarda uma posição sobre demandas dos manifestantes.
Fonte: Terceira Via