terça-feira, 13 de abril de 2021

Festa de Nossa Senhora da Penha em Atafona é marcada por grande aglomeração

(Foto: reprodução)

A tradicional festa de Nossa Senhora da Penha, em São João da Barra, sempre comemorada no dia 12 de abril, reuniu centenas de fiéis nesta segunda-feira. A exemplo de anos anteriores, a festa teve de tudo: procissão, fiéis nas ruas, caminhadas, fogos de artifício que puderam ser ouvidos de Chapéu do Sol, entre outras ações que fazem parte da celebração. Os organizadores religiosos, no entanto, só esqueceram de combinar com o novo coronavírus, para que ele não fosse.

Vídeos disponíveis no instagram mostram uma das maiores aglomerações já vistas na região. Muitos fiéis estavam sem máscara e quase todos estavam bem próximos uns dos outros, sem respeitar o distanciamento.

De acordo com moradores, apesar de o culto e a manifestação religiosa serem um direito constitucional, faltou bom senso por parte dos organizadores. "Fiquei com o meu comércio fechado por mais de uma semana. Durante os sete dias, tive um prejuízo em torno de R$ 50 mil que não conseguirei recuperar tão cedo. Agora me diz: do que adianta fechar praias e comércio se libera geral para a Festa de Nossa Senhora da Penha? Além da falta de bom senso, a prefeitura e a igreja católica foram no mínimo inconsequentes, incoerentes", desabafou um comerciante de Atafona.

Em nota, a Irmandade de Nossa Senhora da Penha informa que, em primeiro lugar, defende a vida. Todas as celebrações realizadas entre 4 e 12 de abril seguiram rigidamente as regras previstas pelas autoridades sanitárias. Todas as missas foram virtuais e com a presença de fiéis no santuário dentro do estabelecido no decreto. A missa solene de segunda, às 10h, inclusive, foi em homenagem aos profissionais da saúde e às vítimas da Covid.


A nota ressalta ainda que "o que acontece na área externa foge ao controle da Irmandade. Coibir a aglomeração na rua caberia, no nosso entendimento, à equipe de fiscalização do município, uma vez que toda programação foi submetida às autoridades de Saúde, em diversas reuniões. Nossa parte, dentro da igreja, e de pedir as fiéis que acompanhassem virtualmente, foi feita. Um dos maiores símbolos da fé católica sanjoanense, a imagem de Nossa Senhora da Penha foi levada em carro aberto por grande parte das ruas da praia de Atafona e SJB justamente para evitar aglomeração. Mais uma vez rogamos a Deus, sob a intercessão de Nossa Senhora da Penha, pelo fim da pandemia e que todos possam fazer a sua parte".

O decreto mais recente divulgado pela prefeitura no último domingo (10) autoriza a celebração de cerimônias religiosas em templos, porém com capacidade de 30% de assentos e com distanciamento social e aferição de temperatura. Em outro trecho, o decreto cita ainda que está proibida a “Realização das atividades religiosas que acarretem aglomeração de pessoas nos espaços públicos”, o que foi descumprido durante os festejos.

Até a última segunda-feira (12), o município havia contabilizado 3.279 testes positivos para a doença. São 26 pacientes internados, sendo 11 em leitos de UTI.







Fonte: Notícia Urbana / Folha da Manhã