segunda-feira, 30 de novembro de 2020

São João da Barra confirma mais dois óbitos em decorrência do coronavírus


São João da Barra confirmou mais dois óbitos em decorrência do coronavírus. Uma mulher, de 63 anos, moradora do 6° Distrito, e um homem, de 81 anos, morador do 3° Distrito. Ambos apresentavam comorbidades e estavam internados no Hospital de Campanha Covid-19.

Nas últimas 72 horas foram registrados, também, 11 novos casos e sete pacientes recuperados do coronavírus. São, no total, 1.571 testes positivos para a doença no município, com 1.170 recuperados e 47 óbitos.

No 1° Distrito é registrado o maior número de casos, 558, seguido do 3° Distrito, com 308 e do 2° Distrito, com 242 casos. São 200 casos no 5° Distrito e 197 no 6° Distrito. No 4° Distrito são 66 casos.

O município tem 12 pessoas internadas em decorrência do coronavírus, quatro em UTI. São 100 casos suspeitos, aguardando resultado de exames laboratoriais, e 1.763 casos descartados.


Número de casos por distrito 

1° Distrito - 558

2° Distrito - 242

3° Distrito - 308

4° Distrito - 66

5° Distrito - 200

6° Distrito - 197

Total - 1.571







Presidente do TSE quer julgar eleitos sub judice ainda em dezembro

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, acenou com a possibilidade de haver eleições suplementares em 2021 para definir os prefeitos de cidades onde candidatos concorreram sub judice — ou seja, com registro eleitoral pendente de decisão judicial.


Em Campos dos Goytacazes e em Petrópolis, no estado do Rio, por exemplo, os candidatos vencedores tiveram o registro negado pela Justiça Eleitoral, mas o recurso ainda será julgado pelo TSE.


Barroso afirmou que os recursos que já chegaram ao TSE serão julgados ainda neste ano. No entanto, se forem indeferidos, será necessário realizar eleições suplementares nessas cidades. O mais provável é que não haja tempo hábil para fazer isso antes de 1º de janeiro, quando se iniciam os mandatos.


— Estamos organizando para julgar todos os recursos que já chegaram ao TSE anteriormente à data da diplomação. Nós vamos fazer o melhor esforço para julgar os casos que ja chegaram aqui em recurso. Realizar as eleições antes de 1º de janeiro, eu gostaria de dizer que sim, mas, verdadeiramente, não é realista — afirmou.


Em Campos, Wladimir Garotinho (PSD), filho do ex-governador Anthony Garotinho, teve 52,4% dos votos válidos no segundo turno, derrotando Caio Vianna (PDT). Em Petrópolis, Rubens Bontempo (PSB) alcançou 55,18%, à frente de Bernardo Rossi (PL). Se eles conseguirem uma decisão definitiva da Justiça Eleitoral deferindo os registros de candidatura, poderão assumir os cargos sem problemas.










Fonte: O Globo

Frederico Paes, Paulo Hirano e Geraldo Venâncio irão compor a transição na Saúde em Campos


O prefeito eleito Wladimir garotinho anunciou nesta segunda-feira (30) a equipe que irá compor a transição na Saúde de Campos. O vice-prefeito eleito Frederico Paes (MDB) fará parte da equipe. Ele será acompanhando pelos médicos e ex-secretários de saúde Paulo Hirano Geraldo Venâncio.

“Estaremos com nosso corpo técnico procurando fazer uma transição tranquila, porém com muita agilidade. Estamos em plena pandemia. Os doutores Geraldo Venâncio e Paulo Hirano irão nos ajudar com a experiência de ex-secretários de saúde” declarou o vice-prefeito Frederico Paes.







Fonte: Terceira Via

195 anos de D. Pedro II é comemorado com evento promovido pelo Museu Imperial de Petrópolis


( Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)


Para comemorar os 195 anos do nascimento de d. Pedro II, o Museu Imperial vai promover transmissões ao vivo nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, às 16h, no canal da instituição no YouTube. O evento contará com um webnário, dividido em duas partes, e uma sessão on-line da Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (CEPHAS – IHGB).

Nesta terça-feira (1º), acontecerá a primeira parte do webnário “D. Pedro II – 195 anos”. Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial, será o responsável pela abertura do evento. Em seguida, Leandro Garcia, integrante da Área de Pesquisa do MIMP, receberá Sérgio Romanelli, Christiane Stallaert e Adriano Mafra, membros do Núcleo de Estudos de Processos Criativos da Universidade Federal de Santa Catarina (NUPROC – UFSC) e organizadores da edição genética de “Hitopadeśa”. A obra é uma compilação de contos de origem hindu. Escritos originalmente em sânscrito, foram traduzidos para o português por d. Pedro II. A realização da edição genética contou com o apoio do Museu Imperial e de outras instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Universidade de Antuérpia, na Bélgica.

Na quarta-feira (2), dia do aniversário de d. Pedro II, o MIMP exibirá em seu canal uma sessão on-line da CEPHAS – IHGB com a participação do Prof. Dr. Armando Alexandre dos Santos, que abordará o tema “D. Pedro II: realidade e legenda”. O convidado possui doutorado nas áreas de Filosofia e Letras pela Universidade de Alicante, na Espanha. Leciona no programa de pós-graduação em História Militar e no curso de graduação em História da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

A segunda parte do webnário “D. Pedro II – 195 anos” acontecerá na quinta-feira (3). Alessandra Fraguas, da área de pesquisa do Museu Imperial, receberá Luciana Pessanha Fagundes, historiadora vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ministrará a palestra “Nos rastros das batalhas: repensando o Museu Imperial a partir dos debates sobre as memórias de d. Pedro II e seu reinado (1889 – 1943)”. Neste dia também será lançada a versão on-line do “Almanaque de Petrópolis nº 2 – edição revista e ampliada”, produzido pelo Núcleo de Atividades Educativas do MIMP. O lançamento contará com a participação de Carolina Knibel, responsável pela reedição da publicação. O Almanaque será disponibilizado através do link: museuimperial.museus.gov.br/almanaques. Claudia Costa, Coordenadora da Área Técnica do MIMP, encerrará o evento.







Fonte: Acontece em Petrópolis



domingo, 29 de novembro de 2020

Casal é assaltado por homem armado no Balneário de Atafona em SJB


Um casal foi assaltado por um homem armado em uma motocicleta na manhã deste domingo, 29, próximo ao Balneário de Atafona, em São João da Barra.

Câmeras de segurança registraram toda ação do assaltante que fugiu levando aparelhos telefônicos das vítimas.

A polícia fez buscas, mas até o momento ninguém foi preso.

O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.







Fonte: Parahybano

Homem morre afogado no Pontal de Atafona em São João da Barra

(Foto: Ralph Braz | Arquivo)

Um homem morreu após sofrer um afogamento por volta das 16h deste domingo, 29, no Pontal de Atafona, em São João da Barra.

Segundo informações obtidas no local, o homem de 45 anos teria entrado no rio Paraíba do Sul com seu sobrinho de 16 anos e, logo, sofreu afogamento. Moradores retiram a vítima água e os bombeiros tentaram reanimá-lo, mas não resistiu.

O homem foi identificado como Luciano de Lima Braz, de 45 anos, e seria morador de Conceição de Macabu.

O corpo será removido ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por necropsia e logo liberado para sepultamento.

O Pontal de Atafona é uma área imprópria para banho. O Corpo de Bombeiros já colocou diversas placas de sinalização no local para alertar aos banhistas.







fonte: Parahybano

Livro de Barack Obama vende quase 2 milhões de exemplares logo na primeira semana


Apesar do sucesso já ser esperado, as vendas de “A Promised Land”, de Barack Obama, ultrapassou todas as expectativas. O livro, que revela detalhes dos oito anos em que Obama habitou a Casa Branca, vendeu mais de 1,7 milhões de exemplares na primeira semana. Por essas e outras, a editora tratou de aumentar a impressão inicial do livro de 3,4 milhões para 4,3 milhões de cópias.

“Uma Terra Prometida”, primeiro de dois volumes planejados, foi publicado em 17 de novembro e vendeu, logo no primeiro dia, cerca de 890 mil exemplares. Com esses números, Barack Obama se torna o ex-presidente dos Estados Unidos de maior sucesso literário. Superando inclusive o sucesso da própria mulher, Michelle Obama, que vendeu 10 milhões de cópias de seu livro, “Minha História”, em 2018.

“Decision Points” (“Pontos de Decisão”), do antigo chefe de Estado norte-americano George W. Bush, vendeu 775 mil cópias na primeira semana, e “My Life” (“Minha Vida”), de Bill Clinton, ultrapassou um milhão de cópias nos primeiros oito dias. As memórias dos dois ex-presidentes venderam até hoje entre 3,5 milhões e quatro milhões cada. Novas projeções acreditam que “A Promised Land” está a caminho de ser um dos livros que não é de ficção mais vendidos de todos os tempos. Aguardem!








Prefeitura de São João da Barra atua na praia para prevenir Covid-19


Durante todo o fim de semana, equipes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Vigilância Sanitária Municipal atuaram na chegada de Grussaí, praia que concentra o maior movimento no litoral de São João da Barra, a fim de orientar moradores e turistas e fiscalizar o cumprimento das medidas de combate à Covid-19. O trabalho consta de anamnese aferição de temperatura em ocupantes de veículos e banhistas para identificar possíveis sintomáticos e de orientação sobre a importância e obrigatoriedade do uso de máscaras faciais.

A atuação ocorreu também no fim de semana com anamnese, aferição de temperatura e orientações aos banhistas na passarela de acessibilidade de Chapéu de Sol.

As equipes percorrem a orla fiscalizando o trabalho dos ambulantes, que precisam cumprir normas sanitárias previstas em portarias. Há ainda atuação dos fiscais do setor de Postura no comércio de um modo geral, especialmente bares e restaurantes.

O secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, destaca a importância da colaboração de toda a comunidade para que o município consiga controlar a pandemia.

— É um trabalho permanente que fazemos, mas que depende essencialmente da conscientização das pessoas para que não haja vários casos confirmados ao mesmo tempo, o que ocasionaria colapso na estrutura de saúde pública. A população precisa fazer a sua parte mantendo o distanciamento e os cuidados com a higienização pessoal, além de cumprir o decreto que obriga o uso de máscaras faciais — diz o secretário.

Segundo Campinho, a secretaria havia recebido denúncias de que estabelecimentos com piscinas estariam oferecendo banho aos clientes, o que está proibido por decreto. “Durante a semana fomos verificar as denúncias e notificamos os estabelecimentos. Neste fim de semana já estavam todos cumprindo a determinação”.

O trabalho de fiscalização e orientação é feito por equipes da Fiscalização de Posturas, com apoio da Guarda Civil Municipal e Programa Estadual de Integração na Segurança Pública (Proeis), junto com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo da Prefeitura é evitar que a pandemia avance no município, com consequente aumento do número de casos e de ocupação de leitos em UTI, problema que tem afetado muitos municípios.






Praias do Rio ficam lotadas neste domingo de eleições


Domingo de votação do segundo turno das eleições municipais, mas também de praias cheias. A temperatura máxima chegou aos 36 graus na estação Irajá, de acordo com o Alerta Rio. O calor e o céu limpo fizeram com que muitos eleitores cariocas fossem votar bem cedo, pela manhã, para aproveitar bem o dia na praia e o banho de mar. Mas o resultado foi muita aglomeração.

Na faixa da areia da Zona Sul do Rio, um guarda-sol praticamente encostava no outro. Nas praias da zona oeste, a cena era a mesma.

Muitas pessoas desrespeitaram as medidas sanitárias e circulavam sem máscara. E não foi só a areia que ficou lotada de banhistas. No calçadão, também teve muito movimento. O trânsito no caminho para as praias ficou intenso e o policiamento foi reforçado na orla.

Mas também teve banhista que preferiu ir à praia somente para dar uma caminhada e fez questão de não abandonar a máscara. Foi o caso da auxiliar de manutenção Ângela Melo. Outros, aproveitaram para curtir a praia pela manhã, enquanto ainda não tinha tanta gente, e só depois foi votar.

As cenas de praias lotadas vêm se repetindo a cada final de semana ensolarado. A permanência na areia já foi liberada pela Prefeitura do Rio desde o início de novembro, quando começou a atual fase de flexibilização.







Fonte: Band News FM

Rubens Bomtempo é eleito em Petrópolis, mas vitória depende de recurso


No que depender das urnas, Rubens Bomtempo (PSB) foi eleito prefeito de Petrópolis neste domingo (29) com 55,18% dos votos. O candidato derrotou Bernardo Rossi (PL), que ficou em segundo lugar com 44,82%.

“Quero muito dizer para a população que essa foi uma campanha propositiva, que gerou esperança para o povo e que o povo quis votar na mudança por segurança, com responsabilidade. Muito obrigada Petrópolis”, destacou Rubens Bomtempo, ao lado da família.

Entretanto, a vitória ainda depende da Justiça Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) indeferiu o registro de candidatura do ex-prefeito após a Corte entender que o candidato não atende uma das condições de elegibilidade previstas na legislação. Bomtempo está com os direitos políticos suspensos, por ter sido condenado por improbidade administrativa na Justiça comum.

Como coube recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rubens Bomtempo continuou como candidato e disputou o 2º turno sub judice, aguardando decisão na Justiça Eleitoral.

De acordo com o TRE, como ocorre com Bomtempo, o candidato mais votado neste domingo (29) que tenha concorrido sub judice (indeferido com recurso) não terá o resultado da eleição proclamado, nem poderá ser diplomado - etapa do processo eleitoral que significa o reconhecimento dos eleitos. Também nesses casos, é preciso aguardar o julgamento do recurso do candidato pelo Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Somente após a decisão definitiva do TSE, o resultado oficial é proclamado - em caso de uma decisão favorável ao candidato - ou marcam-se novas eleições - no caso de uma decisão desfavorável ao candidato.








Fonte: Diário de Petrópolis

Wladimir Garotinho é eleito prefeito de Campos, mas vitória depende de aval do TSE

(Foto: Carlos Grevi)

Com 100% das urnas apuradas, Wladimir Garotinho (PSD) obteve 52,40% dos votos válidos e foi eleito prefeito de Campos, às 19h20, com 121.174 votos. Caio Vianna, do PDT, alcançou 47,60% dos votos válidos, que representam 110.094 votos. Apesar do resultado, o site do Tribunal Superior Eleitoral não considera ainda o candidato do PSD eleito, por conta da pendência judicial que deve ser julgada até antes da diplomação. Agora, a chapa Wladimir Garotinho/Frederico Paes depende do TSE para sair da condição sub judice e governar a cidade a partir de janeiro de 2021. Caso Wladimir seja derrotado no TSE, Campos deverá ter novas eleições.

O resultado nas urnas revela uma cidade rachada. A abstenção bateu recorde, superando o primeiro turno. Mais de 100 mil eleitores de Campos não foram às urnas. Outros cerca de 20 mil votaram nulo ou branco.

Entenda:


TSE declara Wladimir “Não eleito”

Wladimir Garotinho e seu vice, Frederico Paes (MDB) tiveram os votos contabilizados, mas divulgados como “anulados sob judice”. Paes é alvo de um pedido de impugnação movido pelo candidato derrotado Dr. Bruno Calil (SD), que alegou que o empresário não se desincompatibilizou da da direção do Hospital dos Plantadores de Cana dentro do prazo.

Caso o PSD perca no TSE, a Justiça Eleitoral convocaria outra eleição para o município de Campos.

Sobre Wladimir

Filho dos ex-governadores do Estado do Rio de Janeiro e ex-prefeitos de Campos Anthony e Rosinha Garotinho, o deputado federal Wladimir Garotinho (PSD) tem 35 anos, é casado e pai de dois filhos. Formado em Publicidade e Propaganda, foi criado na Lapa e permanece residindo na cidade, apesar das funções parlamentares em Brasília.

Foi o último candidato a prefeito a confirmar seu nome nas eleições deste ano. Participou do pleito com a expectativa de repetir o desempenho obtido em sua primeira candidatura a um cargo eletivo, em 2018, quando foi o candidato à Câmara dos Deputados mais votado em Campos. Ele recebeu, na cidade, 30.795 dos seus 39.398 votos.

Tem como vice Frederico Paes (MDB). O empresário enfrenta na Justiça Eleitoral um pedido de impugnação de sua candidatura, que pode resultar no indeferimento de toda a chapa. A ação foi movida pela coligação do Dr. Bruno Calil, que obteve unanimidade pela impugnação no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

Primeiro Turno


Wladimir Garotinho teve 106.526 votos (42,94%) e Caio Vianna, 68.732 votos (27,71%). Ao todo, 6.839 (4,2%) eleitores votaram em branco e 15.821 (9,72%), nulo. A abstenção foi de 89.738 votantes (35,53%)%. Somados, os votos inválidos representaram 49,45% do universo de pouco mais de 360 mil 
eleitores


sábado, 28 de novembro de 2020

Mike Tyson volta aos ringues na noite de hoje (28); saiba como assistir

                   

Mike Tyson volta aos ringues na noite deste sábado (28), para encarar o lutador Roy Jones Jr. A luta está marcada para às 21h30 no horário de Brasília, e acontece em Las Vegas (EUA). A transmissão ao vivo será feita pelo canal fechado Combate, e, logo em seguida, a Globo exibe a reprise.
Leia mais

Aos 54 anos, Tyson está há 15 afastado dos ringues. A luta de hoje deve seguir a fórmula da "luta do século", entre Floyd Mayweather Jr. e Conor McGregor, que se tornou célebre pelo forte apelo publicitário e midiático. A plataforma Triller, que é dona dos direitos da luta, espera arrecadar cerca de US$ 50 milhões só com a venda de pay-per-view. Segundo o jornalista norte-americano Kevin Iole, Tyson deve receber o equivalente a quase R$ 50,5 milhões pela luta, enquanto Roy Jones Jr. vai levar cerca de R$ 16 milhões.

Mike Tyson é considerado um dos maiores boxeadores da história, com recordes como o de 37 vítórias em 37 confrontos. Para a luta deste sábado, o lutador precisou perder mais de 40 quilos. Já Roy Jones Jr. lutou entre 1989 e 2018, acumulando títulos em quatro diferentes categorias: pesado, meio-pesado, médio e super-médio.






Vacinação antirrábica em domicílio em São João da Barra


O Núcleo de Controle de Zoonoses de São João da Barra encerrou nesta sexta-feira, 27, o trabalho itinerante de vacinação antirrábica (cães e gatos). Na próxima segunda-feira, 30, tem início o atendimento em domicílio, para quem possui mais de cinco animais, e a vacinação no NCZ. É necessário nos dois casos agendamento pelo telefone 2741-8449, das 9h às 17h.

Fêmeas gestantes, lactantes (amamentando) e filhotes menores de três meses de vida não são vacinados por orientação da Secretaria de Estado de Saúde. É obrigatório o uso de máscaras pelos proprietários de animais como forma de prevenção à pandemia do novo coronavírus.

A vacinação itinerante foi realizada em diversas localidades do município. O início foi no dia 15 de setembro e já foram imunizados 4.638 animais.

A campanha de vacinação esse ano engloba também a divulgação junto à população do "Alerta Raiva 01/2020 - Medidas de Prevenção da Raiva Humana Dirigidas à População do Estado do Rio de Janeiro".

O documento informativo, que pode ser acessado aqui, é da Secretaria de Estado de Saúde. Sua ampla divulgação em todos os municípios fluminenses é uma orientação do Ministério Público Estadual, motivada pelo surgimento no Estado do Rio de Janeiro, em 2020, de um caso de raiva humana, algo que não acontecia desde 2006, culminando com a morte de um adolescente de 14 anos.







Inea faz dragagem nos rios de Petrópolis na região serrana do Rio


Visando as chuvas de verão, o Inea – Instituto Estadual do Ambiente começou nesta sexta-feira (27/11) o serviço de dragagem no rio, na altura da Rua Paulo Hervê, no Bingen. A iniciativa de levar o programa “Limpa Rio” para a localidade se deu por um pedido da prefeitura através da Secretaria de Serviços e Ordem Pública (SSOP), para evitar transbordamentos, principalmente neste período de chuvas fortes.O trabalho conta com uma escavadeira hidráulica para fazer a remoção de sedimentos que podem atrapalhar o curso natural da água, como areia, pedras, mato ou mesmo lixo. Esses materiais podem contribuir para elevar os níveis dos rios e potencializar a possibilidade de transbordamentos. A limpeza começou na altura do início da Rua João Xavier e vai até o Palácio de Cristal.

O programa Limpa Rio também vem sendo realizado no Rio Quitandinha, na altura do Palácio de Cristal, e vai até o Obelisco.







fonte: Diário de Petrópolis

Inea visita trecho do dique São João na Estrada do Poço em SJB


O novo diretor de Recuperação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Daniel Albuquerque, esteve em São João da Barra neste final da semana para vistoriar o trecho do Dique São João que rompeu na cheia do Rio Paraíba do Sul em fevereiro deste ano. A visita, que aconteceu na sexta-feira, 27, foi solicitada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos. 

O diretor afirmou que, com base na vistoria, vai apresentar um relatório à direção e à equipe técnica do Inea. No documento, ele vai propor uma medida emergencial para prevenir o rompimento nas próximas cheias e um projeto de reestruturação, a ser desenvolvido a longo prazo. 

O trecho rompido no verão fica próximo à Estrada do Poço, entre Cajueiro e o Bairro de Fátima. A secretária Marcela Toledo acompanhou o diretor na visita e reafirmou o compromisso da Prefeitura de contribuir com o Inea para solucionar o problema.

— Diante das fortes chuvas que já caíram nos últimos dias e com a expectativa de ainda mais chuva, fizemos essa solicitação ao Inea e fomos atendidos. Daniel viu de perto a situação do dique e afirmou que serão executadas soluções emergenciais e de longo prazo — afirmou a secretária. 

Em maio deste ano, com apoio de maquinários cedidos pelo Estado, a Prefeitura realizou um serviço de contenção na área onde houve o rompimento em fevereiro, mas a estrutura é provisória. O projeto do Inea é para a reconstituição do trecho e reforço da estrutura completa do dique, que passa pelos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra.





Policiais Militares resgatam mulher que caiu no rio em Petrópolis


Policiais militares salvaram uma mulher que caiu dentro do Rio Piabanha, na madrugada deste sábado (28), no Centro de Petrópolis. De acordo com a PM, a vítima se desequilibrou e sofreu uma queda de seis metros de altura até cair no leito do rio.

Com uma fratura exposta, ela foi salva pelo subtenente Emerson, 3º Sargento D'Ávila e cabos Flávio e Moreli. Os agentes do 26º BPM passavam pelo local no momento do acidente.

Ainda de acordo com a PM, após o resgate a mulher foi levada por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Santa Teresa (HST). Já os militares precisaram passar por atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro, devido ao contato com a água contaminada do rio.








Fonte: Diário de Petrópolis

Recadastramento de aposentados do INSS está suspenso


A exigência da prova de vida anual de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está suspensa até o fim do ano. A Secretaria de Previdência do Ministério da Economia informou, no início da noite, que publicará, na segunda-feira (30), uma portaria com a prorrogação da medida.

A prova de vida anual obrigatória deixou de ser exigida desde o dia 18 de março de 2020, como medida de proteção no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A medida, no entanto, não afeta o recebimento de proventos e pensões. Com o adiamento da retomada da prova de vida, quem não fez o procedimento entre março e dezembro desse ano, não terá o benefício bloqueado até o fim de janeiro.

Realizada todos os anos no mês de aniversário do beneficiário, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. A prova de vida exige o comparecimento do segurado ou de algum representante legal ou voluntário à instituição bancária onde saca o benefício.

Desde agosto do ano passado, o procedimento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.








Fonte: Agência Brasil

PF prende em Portugal suspeito de invasão hacker ao TSE

(Foto: Sergio Moraes / Reuters)

Operação coordenada pela Polícia Federal (PF) em parceria com a Polícia Judiciária Portuguesa prendeu neste sábado (28), em Portugal, um suspeito de envolvimento no ataque hacker ao sistema Tribunal Superior Eleitoral do (TSE), que divulgou dados do tribunal no dia do primeiro turno das eleições municipais.

Segundo a PF, o inquérito policial aponta que um grupo de hackers brasileiros e portugueses, liderados por um cidadão português, foi responsável pelos ataques criminosos aos sistemas do TSE no primeiro turno das Eleições de 2020.

Estão sendo cumpridos, no Brasil, três mandados de busca e apreensão e três medidas cautelares de proibição de contato entre investigados nos estados de SP e MG. Além da prisão, em Portugal, é cumprido um mandado de busca e apreensão. As ações se desenvolvem com por meio da Operação Exploit.

Os mandados cumpridos no Brasil foram expedidos pelo Juízo da 1ª Zona Eleitoral do Distrito Federal, após representação efetuada pela Polícia Federal e manifestação favorável da 1ª Promotoria de Justiça Eleitoral.

Ataque
A Polícia Federal apura o acesso ilegal aos dados de servidores públicos divulgados no dia 15 de novembro, além de outras atividades criminosas do grupo. Os crimes apurados no inquérito policial são os de invasão de dispositivo informático e de associação criminosa, ambos previstos no Código Penal; além de outros previstos no Código Eleitoral e na Lei das Eleições.

Segundo a corporação, não foram identificados quaisquer elementos que possam ter prejudicado a apuração, a segurança ou a integridade dos resultados da votação.

Exploit
Nome da operação, exploit é uma parte de software. Trata-se de um pedaço de dados ou uma sequência de comandos que tomam vantagem de um defeito a fim de causar um comportamento acidental ou imprevisto no software ou hardware de um computador ou em algum dispositivo eletrônico.








Fonte: Agência Brasil

Mulheres morrem em acidente na BR 356, em São João da Barra

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

Duas mulheres morreram e um homem e uma criança ficaram feridos em uma colisão envolvendo duas motos por volta das 21h deste sábado, 28.

Segundo informações no local do acidente, uma mulher e uma criança de 6 anos seguiam pela rodovia em uma motocicleta e na outra motocicleta estavam um casal. Com o impacto da colisão, duas mulheres que não foram identificadas até o momento morreram no local.

A criança e o homem foram foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e equipes do Resgate.

O trânsito é lento no local.

Os corpos serão removidos ao Instituto Médico Legal (IML), onde passarão por necropsia e logo liberado para sepultamento.

O acidente foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.






Fonte: Parahybano

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Justiça Eleitoral faz operação contra 11 alvos que espalham fake news em Campos

(Foto: Carlos Grevi)

Uma ação conjunta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ministério Público Eleitoral (MPE), e as polícias Civil e Militar, contra fake news, que tinham como alvo uma determinada candidatura, foi deflagrada na tarde desta sexta-feira (27) em Campos. Os agentes cumprem, desde às 16h, 11 mandados de busca e apreensão e, até o momento, pelo menos cinco pessoas foram encaminhados à 134ª Delegacia de Polícia (Centro) para esclarecimentos. Os fiscais também apreenderam na casa dos suspeitos celulares e computadores. A operação ocorreu em bairros como Jockey, Caju, Centro, IPS, entre outros.

Segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), foi verificado haver uma rede de apoiadores do candidato Wladimir Garotinho que estaria divulgando, como propaganda eleitoral, fatos inverídicos, em relação a partidos ou candidatos e capazes de exercerem influência perante o eleitorado. A divulgação, ainda segundo o MPE, que nasceu da página do próprio candidato, foi reproduzida em imagem por seus apoiadores, alguns deles com vínculo direto ao grupo do candidato Garotinho.

Jornais falsos

A promotoria identificou que os sites e perfis “Muda Campos”, “ClickCampos” e “Notícias Campos”, que se apresentam como “jornais”, também expuseram e impulsionaram as fake news e que, mesmo após decisão judicial informando tratar-se de notícia falsa, continuaram divulgando a mesmíssima notícia, com os mesmos assentos e vírgulas da informação repassada pelo candidato, como uma rede organizada para disparar as “notícias”.

Embora tenha sido citado na denúncia do Ministério Público, o ClickCampos emitiu uma nota de esclarecimento. “Não fomos alvo de nenhuma operação do Ministério Público e da Polícia. Qualquer informação com relação a isso se trata de fake news. Prezamos pelo bom jornalismo e adotamos teor crítico em nossas pautas. Não fomos citados ou notificados quanto a isso”, informou a nota.

Facebook dos EUA

A investigação, segundo o MPE, precisou da ajuda da matriz do Facebook Inc, nos Estados Unidos, para conseguir a identificação dos jornais para saber quem criou e explora os jornais anônimos sem CNPJ, sem existência real ou personalidade jurídica. Tais perfis e sites publicavam notícias favoráveis a um candidato escolhido e desfavoráveis ao oponente, inclusive com notícias falsas que eram compartilhadas, difundidas e curtidas por dezenas de outros apoiadores. Um dos suspeitos é o Deivid dos Santos Cruz, administrador das páginas que faziam referência ao jornais “Muda Campos” e “Notícias Campos”, mas que se apresenta publicamente como pintor industrial.

Suspeito já ocupou cargo público

Outro suspeito identificado é Maycon Alves de Morais, que se apresentava como “Jornal Muda Campos”, e que, de acordo com a investigação, ocupou um cargo em comissão na época em que a prefeita era Rosinha Garotinho como Chefe da Divisão de Políticas da Juventude e, logo depois, como Presidente do Conselho Municipal da Juventude. Na visão do MPE, os suspeitos não são jornalistas da imprensa, mas se disfarçavam de jornal legítimo para publicação de fake news, interferindo na campanha eleitoral.







Fonte: Terceira Via

Corpo de jovem encontrado no Rio Paraíba em São João da Barra

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

Um corpo de um adolescente Carlos Henrique dos Santos Nogueira, de 15 anos foi encontrado em estado avançado de decomposição na tarde desta sexta-feira, 27, no rio Paraíba do Sul, em São João da Barra.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, um pescador disse a localização do corpo de aparentemente 15 anos e que foi removido pelas equipes e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.

A identificação foi feita pela família nas redes sociais. O adolescente era morador da localidade de Donana

Jovem se joga da ponte da Lapa

Na última segunda-feira, 23, um jovem de 15 anos teria se jogado da ponte da Lapa, em Campos dos Goytacazes. Segundo informações, o menino teria chegado na ponte de bicicleta e, logo, teria se jogado no rio.

Familiares de Carlos foram ao IML e reconheceram o corpo.






Fonte: Parahybano

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos de SJB com novas oficinas virtuais


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos (SCFV), vinculado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra, ampliou o número de oficinas, que vêm funcionando de forma remota desde o início da pandemia, com a participação de aproximadamente 150 usuários ativos por meio de grupo do WhatsApp.

A partir de agora são oferecidas oficinas virtuais de Jazz, Ballet, Música, Zumba, Ginástica, Funcional, FitDance e Pilates. “O SCFV tem um quadro de oficineiros graduados e em todos os equipamentos contamos com pedagogas, psicólogas e assistentes sociais para oferecer o melhor atendimento para todos os nossos assistidos", explicou a secretária da pasta, Michelle Pessanha Lessa.

As reuniões para planejamentos mensais entre as pedagogas, orientadora social, oficineiros e coordenação vêm acontecendo no polo Amadeu Chácar Filho, de maneira presencial, mas seguindo todos os protocolos de medida de prevenção.

De acordo com a orientadora social Lany Borges, cada unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) possui grupos divididos por faixa etárias de 6 a 17 anos, de 18 a 59 anos e a partir dos 60 anos, que têm seu próprio cronograma de oficinas semanal.

"Todos os dias pela manhã é postado a videoaula correspondente a cada grupo e os usuários podem fazer no momento mais adequado do seu dia”, explicou.

Ela reforça que as pedagogas sempre incentivam a prática da atividade física, e pedem que os usuários interajam no grupo dizendo como estão se sentindo, se estão gostando das aulas e também conversando sobre temas transversais como saúde, diversidade cultural e respeito.

Segundo a orientadora social, com a divisão dos grupos por faixa etária, os usuários ficaram mais participativos, enviando vídeos e fotos das atividades propostas nas oficinas e também interagindo de maneira muito satisfatória com os assuntos propostos nos grupos.

“É importante manter o serviço de maneira remota, pois a prática da atividade física contribui principalmente para a saúde dos nossos idosos, que participam de forma efetiva. As oficinas fazem bem para o físico, mental, social e demais áreas importantes para nós, principalmente nesse momento. E além da vontade e saudades que sentimos de estarmos juntos, essa é uma forma de estarmos perto, mesmo que virtualmente, por enquanto”, frisou a orientadora.

Para Maria da Graça Nunes Andrade, moradora do Açu, as oficinas virtuais são uma forma de manter contanto com as demais usuárias. "Eu gosto muito de participar das oficinas, a gente mata um pouco da saudade dos nossos encontros no polo do Açu, e as aulas são sempre divertidas e não perco nenhuma", contou.








Maria da Penha Virtual: site permite pedir medida protetiva sem advogado no Rio


Plataforma Maria da Pena Virtual permite que vítimas de violência façam pedido de medida protetiva pela internet

Estudantes e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançaram nesta quinta-feira (26) uma plataforma na qual é possível pedir uma medida protetiva sem advogados ou intermediários. 

A ferramenta Maria da Penha Virtual faz com que o principal recurso jurídico de combate à violência doméstica, a lei Maria da Penha, possa ser utilizada sem que o agressor saiba e de forma fácil, sem que a vítima precise se deslocar.

Segundo a idealizadora do projeto, Kone Prieto Furtunato Cesário, “é um pedido de medida protetiva que vai direto para a mão de uma juíza especializada, que dará provimento à medida”. 

A ideia é que a mulher não precise ir até uma delegacia ou fazer uma ligação, que pode ser interrompida ou coagida pelo agressor.

A princípio, a ferramenta só funcionará na capital do Rio de Janeiro, mas já há planos de expandir para o Brasil inteiro.

O projeto começou a ser desenvolvido no princípio da pandemia, quando foi registrado um aumento de violência doméstica – a ONU apontou crescimento de 30% desse tipo de agressão durante a pandemia. A cada dois segundos uma mulher é agredida no Brasil.

RJ lidera atendimentos a mulheres

Um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação, apontou que mulheres são 72,3% das vítimas de violência registradas pelos serviços de saúde no estado. 

Em 2019, o Rio de Janeiro foi o estado com maior número de atendimentos por 100 mil habitantes na Central de Atendimento à Mulher, com 98,92 registros. O estado também ficou à frente nas denúncias de violência doméstica, com 78 registros (por 100 mil hab.) no serviço. 

Em relação à violência sexual, o Rio de Janeiro ficou em terceiro lugar, atrás do Distrito Federal e do Mato Grosso. Em 2019, as notificações nas unidades de saúde chegaram a 31.163. Em 2020, foram apenas 17.427, resultado que possivelmente foi influenciado pela pandemia. 
Caso recente: cantora gospel agredida

A cantora gospel Quésia Freitas foi agredida pelo marido Bruno Feital, no último fim de semana. O caso aconteceu no Américas Shopping, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da cidade. 

A agressão foi gravada por uma pessoa que estava no local e o vídeo ganhou repercussão. A polícia civil investiga o caso.









Fonte: CNN

Grupo "Crochemigas" inaugura árvore de Natal em crochê de 4 metros de altura em Petrópolis


Esse é o segundo ano consecutivo que a árvore das Crochemigas traz mais cor e luz para Petrópolis.

Feita pelas mãos de cerca de 30 mulheres e localizada em frente à Catedral, a árvore é símbolo de gratidão pelas vitórias de 2020 e esperança por dias melhores.

Inaugurada nesta quinta-feira (25/11), Dia de Ação de Graças, a árvore tem 4 metros de altura e a intenção de convidar petropolitanos e turistas que passarem por ali a agradecerem, mesmo diante de um ano tão desafiador. 

Sobre o coletivo de mulheres Crochemigas

Em 2018 um grupo de mulheres talentosas se uniu para criar um projeto que veio de uma ideia simples, mas transformadora: as Crochemigas. Elas começaram a fazer quadradinhos de crochė para tornar mantas e aquecer os idosos que vivem em asilos de Petrópolis. todo ano um pouco de calor e aconchego com as doações feitas pelo coletivo.

De quadradinho em quadrinho, as Crochemigas fizeram centenas de mantas que aqueceram o inverno de muita gente em Petrópolis.  

Esse ano, por conta da pandemia, o projeto precisou passar por adaptações, mas continuou a todo vapor. 
Elas firmaram parcerias com voluntários e com a Guarda Civil para fazer a entrega e deixaram as doações nos locais com todo o cuidado.

Até novembro, elas doaram quase 200 mantas e cachecóis, 396 gorros, 10 sapatinhos de lā, 3 enxovais e 10 bonecas. Além disso, elas doaram cerca de 980 quilos de alimentos e produtos de limpeza para pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia. Tudo isso feito com a colaboração de dezenas de mulheres.








Fonte: Sou Petrópolis

Carro cai dentro de rio no centro de Petrópolis


Na manhã desta quinta-feira (26) um carro caiu dentro do rio, próximo a Praça da Liberdade, no Centro de Petrópolis. De acordo com o Corpo de Bombeiros estavam no veículo uma mulher de 46 anos, e um homem de 44 anos. Ambos recusaram ser transportados para uma unidade de saúde.







Fonte: Diário de Petrópolis

Campos volta à fase amarela, diante do aumento dos casos de Covid-19


Campos dos Goytacazes vem registrando aumento do número de casos de Covid-19 e, para conter o avanço da doença, a prefeitura publicou decreto, no Diário Oficial desta quinta-feira (26), no qual retorna o município para a fase amarela (nível 3) do plano de retomada das atividades econômicas e sociais, o “Campos Daqui Para Frente. A medida passa a valer a partir de 30 de novembro. No entanto, os ajustes anunciados basicamente alteram apenas o funcionamento de órgãos municipais. Ficam suspensos, por exemplo, o expediente externo e o atendimento na prefeitura até o dia 7 de dezembro de 2020. A cidade estava na fase verde (nível 2) desde 24 de setembro.

Ainda segundo o decreto, o expediente interno dos órgãos públicos municipais deverá ocorrer preferencialmente das 9h às 13h, ficando autorizado a adoção de horários diferenciados por cada órgão, para atendimento das suas necessidades de trabalho. Com exceção dos trabalhos desenvolvidos na Secretaria Municipal de Saúde, Fundação Municipal de Saúde, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Superintendência de Posturas, atividades de fiscalização do Procon, atividades de perícia do Previcampos, serviços de acolhimento da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, os Conselhos Tutelares, Superintendência de Limpeza Pública, atividades de fiscalização da vigilância sanitária, Superintendência de Iluminação Pública, Secretaria Municipal de Fazenda, protocolo geral, Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

Voltam a trabalhar de forma remota até o dia 08 de dezembro funcionários públicos e prestadores de serviços que forem gestantes; pessoas acima de 60 anos; pacientes oncológicos e imunocomprometidos; aqueles que tenham retornado de viagem internacional nos últimos 14 dias e aqueles que apresentam febre e outros sintomas da Covid.

O decreto desta quinta ainda traz a suspensão temporária de férias, licença sem vencimento e licença prêmio dos profissionais em efetivo exercício que possam auxiliar no combate dos casos do coronavírus lotados nos seguintes órgãos: Secretaria de Saúde; Fundação Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social; Defesa Civil; Guarda Civil Municipal.

A permanência de acompanhantes de pacientes maiores de 16 anos nas unidades de saúde pública do Município fica proibida até o dia 7 de dezembro.







Fonte: Terceira Via / Secom

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Secretaria de Educação de SJB recolhe material pedagógico a partir do dia 30


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de São João da Barra vai recolher entre os próximos dias 30 e 4 os cadernos pedagógicos do segundo semestre, a atividade participativa e o cartão-resposta. A devolução é imprescindível para o fechamento do ano letivo de 2020 da rede municipal. 

Os responsáveis pelos estudantes da Educação Infantil e Fundamental I (Regular, Acelera e EJA) devem levar o material às unidades escolares das 8h às 17h. Já os alunos do Fundamental II devem, no mesmo horário, devolver o cartão-resposta das atividades que foram disponibilizadas na plataforma digital da Semec.

— A devolução do caderno pedagógico e da atividade participativa desta parcela do alunado é importante para o fechamento da documentação. Os pais que, por algum motivo, não entregaram o caderno pedagógico do primeiro semestre devem fazê-lo neste período também — explica a coordenadora geral da Semec, Joyce Sena.

Nestes nove meses de pandemia a Semec não deixou de acompanhar os 8.500 alunos da rede, mesmo à distância, munindo-os de material pedagógico e também com a distribuição de cestas básicas e kits de higiene e limpeza.



São João da Barra registra 45º óbito por Covid-19


São João da Barra registrou nesta quarta-feira, 25, o 45º óbito causado pela Covid-19: um morador do terceiro distrito, de 60 anos, sem comorbidades, que estava internado no hospital de campanha do município.

Segundo o boletim divulgado no final da tarde pela Secretaria Municipal de Saúde, há 25 novos casos confirmados, chegando a 1.528, e novos seis casos recuperados, somando 1.162. São 115 casos suspeitos e onze pessoas estão internadas, sendo cinco em UTI.

O município segue com as medidas previstas nos decretos e portarias para conter a contaminação pelo novo coronavírus, que estão disponíveis no site da Prefeitura, onde é publicado o Diário Oficial.






Fotógrafa de Campos se recusa a fotografar casamento de dois homens e é condenada a pagar R$ 10 mil

(Foto: Ilustrativa)

A Justiça de Campos condenou uma fotógrafa – cujo o nome não foi revelado – a pagar uma indenização por danos morais a um casal homoafetivo.

A profissional havia sido contratada para fotografar um casamento, mas na hora do evento alegou que não sabia que se tratava da celebração de uma união homoafetiva e se recusou a fazer o trabalho.

Segundo informações divulgadas pelo colunista Ancelmo Góis, do jornal O Globo, o valor foi determinado pela Justiça do Estado.

De acordo com a publicação, a profissional já havia sito contratada para registrar a festa, mas se negou no dia do evento, alegando que "não tira foto do casamento de dois homens". A declaração, inclusive, foi confirmada em juízo, quando justificou que se sentiu "não tira foto do casamento de dois homens".
O casal decidiu processá-la e ganhou. O assunto está tendo repercussão na mídia nacional.






Servidores de SJB começam a receber a partir desta quinta

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

O pagamento do funcionalismo público municipal em São João da Barra referente ao mês de novembro será efetuado, em função da pandemia, de forma escalonada a partir desta quinta-feira, 26, prosseguindo até segunda-feira, 30.

Quinta-feira recebem funcionários das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Saúde e de Segurança Pública - Guarda Civil e Defesa Civil. Sexta-feira, será a vez da Educação e Cultura.

Os funcionários das demais secretarias recebem na segunda-feira, sendo cumprida a data-limite estipulada pela Secretaria Municipal de Administração como o último dia útil do mês vigente para que o pagamento seja realizado.






Diego Armando Maradona morre aos 60 anos


Diego Armando Maradona morreu nesta quarta-feira, aos 60 anos, após uma parada cardiorrespiratória. Um dos grandes da história do esporte e maior ídolo do futebol argentino, o astro sofreu um mal súbito no fim da manhã, quando ambulâncias foram chamadas à casa onde ele se recuperava de uma cirurgia no cérebro, em Tigres, na zona metropolitana de Buenos Aires. O ex-jogador, porém, não resistiu, tendo sua morte confirmada pela imprensa argentina e pela TV pública do país no começo da tarde.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, declarou luto oficial de três dias no país. Em postagem nas redes sociais, o chefe de Estado lembrou que Maradona levou a Argentina "ao topo do mundo" e fez o país "imensamente feliz. "Fostes o maior de todos. Obrigado por ter existido, Diego. Sentiremos sua falta para toda a a vida", escreveu o presidente.

Maradona já havia preocupado os fãs no começo do mês, quando foi internado às pressas, com sintomas de anemia. Na época, foi descoberta uma pequena hemorragia no cérebro, e o ex-jogador precisou passar por uma cirurgia para drená-la. Após mais de uma semana de internação, ele recebeu alta no dia 12 de novembro e teria ficado em casa no período.

Campeão mundial com a Argentina em 1986 - quando marcou dois gols históricos nas quartas de final contra a Inglaterra, o da "Mano de Dios" e o segundo, driblando meio time inglês -, Maradona teve sua carreira marcada pela genialidade em campo e pelas polêmicas fora dele. O camisa 10 defendeu a seleção em 91 jogos, atuando em quatro Copas do Mundo: 1982, 1986, 1990 e 1994. Enfrentou o Brasil em duas delas: foi expulso na derrota por 3 a 1 pela segunda fase da Copa da Espanha-82, e na Itália-90 fez toda a jogada do gol de Caniggia na vitória por 1 a 0 que eliminou o Brasil. No Mundial dos Estados Unidos-94, viveu um dos piores momentos de sua trajetória, quando foi pego no exame antidoping ainda na primeira fase da competição.







Fonte: G1

Lojas de Petrópolis aderem ao período de promoção e oferecem descontos nesta semana

(Foto: Ralph Braz | `Pense Diferente)

Nesta semana acontece a Black Friday, mas muitas lojas já vem oferecendo descontos ao longo do mês ou desta semana mesmo. Até o dia 28 de novembro, os consumidores podem encontrar produtos com até 70% de desconto na Black Week da Rua 16 de Março.

As lojas da Rua Teresa, por sua vez, vão dar descontos que chegam até 40% off em peças selecionadas.

Para a edição deste ano, a Associação da Rua Teresa (ARTE) decidiu mudar o nome que normalmente é utilizado para caracterizar os dias de promoção. Na Rua Teresa o período será chamado de Fashion Friday. Palavras que remetem ao polo de moda e ao evento de mercado. A origem do termo original é desconhecida. São, pelo menos, quatro teorias que embasam a escolha do nome. Uma dessas teorias remete ao racismo. Ela diz que o termo teria sido usado em um dia (sexta-feira) que era destinado a compra e venda de pessoas negras nos EUA.

“A Rua Teresa é um polo de moda plural, que atende a todos os estilos de pessoas. Não queremos associar nossa marca a um termo que pode ser discriminatório de alguma maneira. Nossa intenção é ver as pessoas felizes com nossos produtos, podendo exteriorizar o que sentem e suas personalidades do jeito que elas são”, explica Nathalia Neumann Duriez Mendes, empresária da Rua Teresa e responsável pela comunicação institucional da ARTE.







Fonte: Acontece em Petrópolis

Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres


Nesta quarta-feira, 25 de novembro, é celebrado o Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres. Em São João da Barra o apoio às mulheres vítimas, seja de violência física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral, é viabilizado por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Abrigo de Mulheres Vítimas Narcisa Amália e Patrulha Maria da Penha.

Nesses equipamentos são desenvolvidas políticas públicas voltadas ao atendimento, proteção, orientação, acolhimento e denúncias, que podem ser feitas de qualquer lugar do território nacional de forma sigilosa e segura. O atendimento é 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados, e as ligações são gratuitas (relação ao final da matéria).

No município fora registrados, no ano de 2019, três acolhimentos, com uma reincidência. No ano de 2020, até o momento, foram dois acolhimentos. O perfil é de 30 a 55 anos, com ensino médio incompleto e dependente financeiramente do parceiro. Em geral as violências mais frequentes são verbal, física, patrimonial e ameaça, partindo do cônjuge ou irmão. 

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Michelle Pessanha Lessa, relata que os avanços no combate à violência contra a mulher envolvem a sanção de 11 leis em 2019 e três em 2020, em um total de 14. "A maioria alterando leis já existentes, mas que precisavam ser reformuladas para atender e adaptar as novas realidades que surgem, de forma efetiva, às necessidades das mulheres", explica.

A mais recente, Lei 13.984/20, altera a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) para permitir que juízes possam obrigar o agressor de mulher a frequentar centro de educação e de reabilitação e a ter acompanhamento psicossocial. 

Canais de atendimento 

PATRULHA MARIA DA PENHA - 190

CREAS SEDE - (22) 2741-8078

CREAS MATO ESCURO - (22) 99831-5629

DISQUE 190 - POLÍCIA MILITAR 

DISQUE 180 


Profissional indicado como referência para responder pelo Município

Abrigo de Mulheres Vítimas – Débora Dórea

e-mail: debora36@hotmail.com


CREAS – Fernanda Pedro Ribeiro

e-mail: fernandapedroribeiro@gmail.com