Reunião no 8º Batalhão da Polícia Militar, em Campos dos Goytacazes, na terça-feira, 26, deu fim às especulações sobre horário do término do carnaval no município de São João da Barra. Autoridades se reuniram com o tenente-coronel Rodrigo Ibiapina Chiaradia, que está à frente da instituição, para formalizar os trabalhos relativos à segurança no período de carnaval.
Estiveram reunidos os secretários de Turismo, Esporte e Lazer, Edivaldo Machado, e de Ordem Pública, Rodrigo Machado; o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Teixeira; a tenente da 5ª Companhia de Policiamento local, Gobeti, e o responsável pela empresa privada de segurança, Flávio Salles.
A programação oficial da Prefeitura para o carnaval encerra às 3h da manhã, todos os dias e em todo o município. Ficou acordado com o tenente-coronel Rodrigo Ibiapina Chiaradia que sua equipe de policiais estará fazendo a segurança do dia 1º a 5 de março, das 21h até às 4h do dia seguinte, período de dispersão do público. A partir disso, a equipe de segurança privada segue na avenida até as 5 horas.
Em relação à festa, na quinta-feira, 28, data marcada para iniciar o carnaval sanjoanense, e a quarta-feira, 6, em Grussaí, foi explicado pelo secretário de Turismo, Edivaldo Machado, que os eventos marcados já aconteciam na cidade em anos anteriores, só não faziam parte da programação oficial. Desta forma, a Polícia Militar manterá o seu efetivo normal, que contará também com a Guarda Municipal e a equipe de segurança privada.
O 8º Batalhão da Polícia Militar de Campos dos Goytacazes é responsável, também, pela segurança de São Francisco de Itabapoana e São Fidélis, além de São João da Barra. Serão 400 policiais militares disponibilizados para atuarem nessas regiões, de sexta a terça-feira.
De acordo com a programação, no dia 9, na sede e em Grussaí (outro lado da lagoa), e no domingo, 10, no Açu, os eventos acontecem em decorrência do encerramento do projeto de verão, neste caso, a Polícia Militar manterá o mesmo quantitativo de policiais do período de carnaval.
- Quero aproveitar e agradecer ao Comandante Ibiapina pela receptividade, quando pudemos esclarecer alguns assuntos abordados pela mídia (não oficial), que não representa o entendimento das secretarias municipais responsáveis pela festa de Momo - frisou Edivaldo Machado, que ainda ressaltou ser de fundamental importância a parceria com a Polícia Militar para a segurança dos foliões.
O secretário de Ordem Pública, Rodrigo Machado, afirmou que a segurança é uma prioridade nos festejos, e que vem realizando reuniões com as polícias Rodoviária Federal, Civil, Militar, BPRv, Guarda Civil Municipal, Departamento de Fiscalização e Posturas para alinhavar estratégias de segurança. “É muito importante o entendimento da Polícia Militar, em relação à necessidade de aumento do efetivo nos dias de maior movimentação. Também destaco a importância da Guarda Municipal em nosso planejamento. Cabe ressaltar que a segurança privada é credenciada pela Polícia Federal, e teremos o monitoramento por câmeras de toda a avenida”, finalizou.
Ministério Público - Como de praxe, o Comandante Ibiapina fez um comunicado ao Ministério Público informando os dias que a PM estará atuando, e solicitou que os representantes da Prefeitura comuniquem a promotora Ludimila Rodrigues, da Comarca local, que os eventos aconteciam anteriormente, e que, este ano, passou a integrar a programação oficial.
O secretário de Turismo, Edivaldo Machado, esteve no mesmo dia, no Ministério Público para se colocar à disposição da promotora para os devidos esclarecimentos.