terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Museu Histórico de Campos, vai receber baile de carnaval nesta terça

(Foto: Ralph Braz | `Pense Diferente)
Folia e história vão se unir na noite desta terça-feira (26) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, quando o Museu Histórico vai abrir as portas ao som das marchinhas no primeiro Baile de Carnaval do Museu, a partir das 19h.

O evento gratuito marca a abertura da exposição “Do Preto e Branco ao Colorido do Carnaval Campista”. As melhores fantasias serão premiadas e uma roda de conversa também vai entreter o público.

A apresentação das marchinhas será realizada pelo músico Markinho Sá, além de um cortejo de carnaval com os alunos do curso Letras em Movimento, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, caminhando pela Praça do Santíssimo São Salvador e pelo museu.


A roda de conversa será sobre o politicamente correto das marchinhas, com o historiador Marcelo Sampaio.

Segundo a gerente do museu, Graziela Escocard, a pesquisa para exposição foi baseada no livro "Na Taba dos Goytacazes", de Hervé Salgado Rodrigues, que revela várias tradições tipicamente campistas na temporada de carnaval.

Será o primeiro baile de carnaval no museu, com o intuito de aproximar a população para sua história. Aproveitando o calendário das festas populares brasileiras.

"Pensando na valorização desta manifestação popular brasileira, decidimos resgatar a história do nosso carnaval campista, como uma forma de incentivar essa tradição cultural em nossa cidade. Iremos expor fotos antigas ainda em preto e branco de desfiles, bailes e de blocos de rua. Teremos fotos desde 1938 até 2000, que revelam a riqueza do nosso carnaval e como ele foi se transformando ao longo do tempo", relatou Graziela.