quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Reunião da Comissão de Trabalho, Tecnologia e Educação de SJB

(Foto: Divulgação)
Foi realizada nesta terça-feira, 12, na Prefeitura de São João da Barra, mais uma reunião da Comissão de Trabalho, Tecnologia e Educação (Comtrate), com a participação de representantes das principais empresas que atuam no Porto do Açu, do Instituto Federal Fluminense (IFF), e das secretarias municipais de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico – através da Superintendência de Trabalho e Renda.

Durante a reunião foram discutidos avanços na implantação da política de estágio para estudantes universitários e do ensino técnico. Também está sendo desenvolvido o programa de qualificação destinado a pessoas com deficiência, iniciativa que envolve o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Conselho Municipal da Juventude, entidades como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Centro Municipal de Educação Especializada (CMEE) e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que funcionará como agente de localização e de triagem para identificar os deficientes aptos ao trabalho.

“Esse avanço na política de estágio é fundamental para que os estudantes possam adquirir experiência e mais capacitação. Quanto ao emprego destinado aos deficientes, engloba a iniciativa pioneira de desenvolvimento de políticas públicas de qualificação, atenção e preparação desse segmento para o mercado de trabalho. Estamos discutindo junto às empresas essas duas ações, já que detectamos essas necessidades e estamos buscando a solução ”, destacou o Superintendente de Trabalho e Renda, Sávio Saboia.

Também ficou definido o cronograma de palestras anuais voltadas ao mercado de trabalho e capacitação; a primeira será realizada no dia 13 de março, em local e horário ainda a serem definidos.

A Comtrate foi implantada em 2017 e é formada por membros das secretarias municipais de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, por meio da Superintendência de Trabalho e Renda e Instituto Fluminense de Educação (IFF).







fonte: Secom PMSJB