Pedro Fernandes (União), pai do futuro ministro das Comunicações, o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA), recebeu uma multa de R$ 575 mil por desmatar o bioma amazônico.
Prefeito de Arame (MA), Pedro Fernandes tem uma fazenda de gado de corte na zona rural do município. Entre 2022 e 2023, imagens de satélite analisadas pelo Ibama mostraram um desmatamento de 114,85 hectares — o equivalente a 107 campos de futebol.
Procurado, o prefeito disse ao UOL que está trabalhando para regularizar a fazenda nos órgãos ambientais e que a área já havia sido "antropizada", ou seja, já era usada para agricultura antes do desmatamento identificado pelo Ibama.
Outro filho do prefeito, Paulo Casé Fernandes, secretário de Desenvolvimento Social do governo do Maranhão, disse que boa parte da área desmatada já era usada para pasto e que foi apenas feita uma limpeza da vegetação.
O UOL teve acesso ao processo do Ibama via LAI (Lei de Acesso à Informação). A multa foi imposta em 14 de fevereiro, e a área está embargada, medida que impede o proprietário rural de obter empréstimos em bancos.