O governador Cláudio Castro anunciou, nesta sexta-feira (04), que vai a Petrópolis para monitorar as fortes chuvas previstas para este fim de semana em todo o Estado do Rio. Os comandos-gerais do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar foram transferidos para outras cidades da Região Serrana, além da Costa Verde e da Baixada Fluminense, regiões com maior risco.
– Tomamos a decisão de fazer um monitoramento e um trabalho integrado na Baixada Fluminense, na Costa Verde e na Região Serrana. Estaremos todos de prontidão, junto aos bombeiros e policiais militares e civis, para chegarmos antes das chuvas. O objetivo do Governo do Estado, por meio do Comitê de Chuvas, é antecipar as ações e evitar maiores danos – destacou o governador.
O secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarcísio Salles, estará com uma base em Angra dos Reis, monitorando a situação de toda a Costa Verde. Já o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, atuará na Baixada Fluminense.
A previsão do CEMADEN e dos monitoramentos estaduais apontam uma quantidade significativa de chuva, começando nesta sexta-feira e terminando neste domingo (06/04).
Previsão da frente fria
Nesta sexta-feira (04/04), a previsão é de pancadas isoladas de chuva moderada a muito forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento, que se intensificarão durante a noite. No sábado (05/04), são esperadas pancadas moderadas a muito fortes, com raios e rajadas de vento, nas regiões Serrana, Norte e Noroeste, e chuva moderada, eventualmente forte, no resto do estado. A chuva fica fraca a moderada ao longo do estado durante todo o domingo (06/04).