quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Prefeitura de Campos recebe novos ventiladores pulmonares para o HFM, HGG e São José


Com o objetivo de ampliar e modernizar os equipamentos das unidades hospitalares, a Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), adquiriu 21 novos ventiladores pulmonares nesta terça-feira (10). Os novos equipamentos foram destinados para o Hospital Ferreira Machado (HFM), Hospital Geral de Guarus (HGG) e Hospital São José (HSJ). A aquisição faz parte das iniciativas do governo Wladimir Garotinho com foco na melhoria da saúde do município.


O presidente da Fundação Municipal de Saúde e Superintendente do Hospital Ferreira Machado, Arthur Borges, comenta que os novos aparelhos possibilitam uma melhor assistência ao paciente que precisa de ajuda na respiração. “O paciente chega a um ponto de que necessita de um respirador artificial. O aparelho propicia a ação necessária para estabelecer esse tipo de circunstância. A chegada desses novos respiradores é de grande valia, pois irá melhorar ainda mais a qualidade dos serviços das nossas unidades de saúde”, disse.


“Sabemos o quanto isso é importante para melhorar a prestação de serviços de saúde para a população. Parabenizo ao governo do Prefeito Wladimir Garotinho pelo cuidado e por proporcionar qualidade de vida aos pacientes e facilitar o trabalho das equipes médicas”, comentou o Superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes.


VENTILADOR PULMONAR


Também conhecido como respirador mecânico, o ventilador proporciona ventilação pulmonar artificial a pacientes com insuficiência respiratória em função de efeito anestésico ou decorrente de enfermidades, como a Covid-19. O aparelho funciona administrando a quantidade de ar que entra e sai do pulmão, controlando a mistura de gases e a quantidade de oxigênio.


O fisioterapeuta do CTI, Pedro Henrique Saramago, esclareceu a importância desse aparelho e comentou que a nova aquisição irá melhorar o tratamento dos pacientes. “O equipamento tende a suprir toda a necessidade desses pacientes graves que não tem condição de respirar espontaneamente, oferecendo todo o suporte ventilatório necessário para a melhor condição de vida do paciente. O equipamento vem trazendo todo o panorama de monitorização, de condições ventilatórias que salvam vidas. São ventiladores de qualidade e vão continuar nos auxiliando”, informou.