A Secretaria Municipal de Cultura finalizou na segunda-feira, 16, o mapeamento cultural dos seis distritos do município. Atafona foi o último distrito que recebeu a roda de diálogo e o cadastramento dos fazedores de cultura. A proposta iniciou na Sede, passando por Barcelos, Grussaí, Cajueiro/Degredo e Sabonete/Açu.
Na oportunidade, a gestão da pasta ouviu as diversas demandas dos participantes para formatar um diagnóstico das políticas culturais a serem desenvolvidas em São João da Barra. As principais reivindicações foram a descentralização das ações culturais, principalmente com criação de polos distritais, a criação do Fundo Municipal de Cultura, incentivo a programas de formação, além de apoio à produção de projetos.
A Secretaria ressalta que o mapeamento continua online pelo site da Prefeitura (www.sjb.rj.gov.br) ou pela retirada do formulário no Centro Cultural Narcisa Amália, na sede do município.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Gil Miranda, o primeiro movimento teria que ser exatamente ouvir a base e suas necessidades. “A gente que milita na cultura há muito tempo conhece a realidade, mas não todas as demandas. Por isso, foi importante já caminhar para a descentralização quando nos tornamos ouvintes nos distritos. Agora, é realizar o planejamento das ações”, anuncia.