(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
Em razão do grande volume de água que vem sendo recebido à montante da sua calha principal e de seus principais afluentes, como os rios Pomba, Muriaé e Piabanha, o rio Paraíba do Sul, em Campos, atingiu a cota de 9,74 metros às 7h desta manhã, ficando a menos de 1 metro de seu nível de transbordo que é de 10,40 metros. A Defesa Civil segue em alerta e uma das maiores preocupações é com o dique que se cedeu na avenida XV de Novembro, no Centro.
O Setor de Monitoramento alertou na última quarta-feira (04) sobre a possibilidade de chuvas significativas não somente em Campos, como nas regiões de influência hídrica para o município. Em Campos houve até o momento registro de chuvas fracas a moderadas, porém em regiões de grande significância para a bacia do Rio Paraíba do Sul, houve precipitações volumosas.
Segundo monitoramento da Defesa Civil, divulgado nas redes sociais, o nível do Paraíba subiu 75 centímetros nas últimas 24 horas.
Obras no dique - Nesse sábado (07), o secretário de Obras de Campos, Fábio Ribeiro, esteve na avenida XV de Novembro, onde é feito o trabalho de recuperação do dique que cedeu, e informou que uma solicitação para que a obra seja realizada em regime 24 horas foi encaminhada à secretaria estadual das Cidades, encarregada dos serviços.
"Estamos em contato direto com o gabinete do secretário Uruan Andrade e, por ofício enviado por e-mail, no final da manhã de ontem (sexta, 6), fizemos a solicitação, justificada pelas previsões de chuvas no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, que devem elevar o nível do Paraíba, em Campos. Também encaminhamos matérias de jornais desse período, no ano passado, mostrando como a cota do rio ficou elevada", chegou a informar o secretário, no sábado.