terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Retrospectiva 2022: SJB promove avanços em todo o município


A Prefeitura de São João da Barra fecha o ano de 2022 com uma série de investimentos em infraestrutura. Ao assumir o mandato em abril, com as contas equilibradas, a prefeita Carla Caputi liberou várias ordens de serviço para recuperação de vias públicas, praças e complexos esportivos, entre outras ações. Também são destaque as medidas adotadas para eficientização do parque de iluminação pública, reforço na segurança, transporte gratuito, apoio ao agricultor e pescador, qualificação profissional, serviços de saúde, educação e assistência social, a valorização do servidor público, atletas e fazedores de cultura, além da retomada dos eventos que ficaram suspensos durante o período mais severo da pandemia da Covid-19.

— Foi um ano de muitos desafios, mas pudemos oferecer resultados satisfatórios à população na manutenção e ampliação das políticas públicas em todas as áreas. Nossa meta para 2023, sem dúvidas, é nos dedicarmos ainda mais, entregando aos cidadãos e cidadãs as respostas que esperam do governo — disse a prefeita.


A Prefeitura iniciou a reforma do Ginásio Municipal de Esportes e a drenagem na estrada principal de Sabonete, conseguiu retomar, em parceria com o governo estadual, as obras de pavimentação e urbanização no Bairro de Fátima, sem falar na revitalização de praças, quadras esportivas, unidades de saúde e iluminação pública, com substituição por lâmpadas de led.

Na área da saúde, foi inaugurado o Centro Municipal de Cardiologia, o primeiro no interior do Rio mantido pela Prefeitura. O Centro de Saúde do Pescador e uma nova unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) também foram inaugurados. As cirurgias suspensas na pandemia foram retomadas, entre elas a de catarata, que teve um mutirão para zerar a fila.

A questão ambiental continua com grande relevância. O município passou a ocupar a 10ª colocação no ranking estadual do Índice de Qualidade do Sistema Municipal de Meio Ambiente. SJB vem se tornando referência em políticas públicas ambientais no Rio de Janeiro. A mais recente foi a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas e Restingas.