sábado, 3 de dezembro de 2022

“Um Natal Cheio de Graça”: Petrópolis é cenário de filme da Netflix


Petrópolis voltou a servir de cenário para gravações de grandes produções nacionais. Desta vez, quem desembarcou na Cidade Imperial foram os atores do filme “Um Natal Cheio de Graça”, produzido pela Netflix e protagonizado por Gkay, Sérgio Malheiros, Vera Fischer, Monique Alfradique e Letícia Isnard. O longa, que teve cenas gravadas durante a edição do Natal Imperial 2021, estreou na provedora global de filmes e séries em mais de 190 países na última quarta-feira (30/11) e destaca, entre outros pontos, a Praça da Liberdade totalmente iluminada com a decoração natalina do ano passado. Essas gravações não só ajudam a propagar as belezas da Cidade Imperial para todo o mundo, como aquecem diretamente a economia com a vinda de centenas de pessoas da produção, além de contratação de figurantes e gastos no município.

O filme tem direção de Pedro Antônio e roteiro de Carol Garcia. Nele, Carlinhos (Sérgio Malheiros) descobre que foi traído em plena véspera de Natal, mas não quer contar para sua família. Ele, então, decide levar a divertida e caótica Graça (Gkay), que ele acabou de conhecer, para o jantar natalino dos seus familiares.


A namorada de mentira ama as festas de fim de ano e vai causar a maior confusão na mansão da avó dele, a poderosa Lady Sofia (Vera Fischer). Ela acaba levantando suspeitas dos convidados e tem um grande segredo descoberto.

Cenário de filmes e novelas

Essa não é a primeira vez que Petrópolis se torna cenário de filmes e produções para a televisão. A cidade já teve papéis memoráveis no cinema e na teledramaturgia brasileira. Entre as produções para as telonas estão Fogo na Roupa (1952), Simão - o Fantasma Trapalhão (1998), Isolados (2014), Chacrinha (2018) e Pai em Dobro (2021). Já as produções que estrearam nas televisões dos brasileiros estão Guerra dos Sexos (1983 e 2012), O Quinto dos Infernos (2002), Dercy de Verdade (2012), Direito de Amar (1987), A Viagem (1994), Era uma Vez (1998), Eterna Magia (2007), Jesus (2018), Órfãos da Terra (2019), entre outras.

Importância de gravações audiovisuais em Petrópolis

Ao Diário de Petrópolis, o presidente da Câmara Municipal e ex-prefeito interino, Hingo Hammes, falou sobre a importância da realização de grandes eventos e a gravação de produções audiovisuais em Petrópolis. “Ao longo dos anos, Petrópolis foi escolhida como cenário para inúmeras produções de cinema e de TV. Ver o Natal de 2021, que marcou, para toda a cidade, um momento de renovação, de esperança, de amor e de união, também sendo mostrado na TV, é ainda mais especial”, disse Hingo. Ele foi responsável pela organização do Natal Imperial 2021, que reuniu mais de 300 mil pessoas em quase 40 dias de festa.

“É importante lembrar que, ao servir de cenário para estas produções, garantimos a geração de empregos e fomentamos a economia local. Isso sem falar que os filmes e TVS levam o nome de Petrópolis de maneira positiva para fora, contribuindo para atrair investimentos para o município”, acrescentou o presidente da Câmara.


Ainda durante sua passagem pela Prefeitura de Petrópolis, Hingo foi responsável pela assinatura do decreto que criou um novo modelo para a Petrópolis Film Comission, que passou a ter sede no Instituto Municipal de Cultura (IMC) e a contar com um comitê gestor composto por seis cadeiras, com representantes da prefeitura e da sociedade civil organizada. “No ano passado, ao formalizarmos um novo modelo para a Petrópolis Film Comission, buscávamos garantir um trabalho permanente para atrair produções audiovisuais, oferecendo apoio logístico e operacional aos produtores do mercado visual que desejam filmar na cidade”, finalizou Hammes.