segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Entorno do Novo Shopping Popular é remodelado em Campos


(Fotos: Silvana Rust)

Quem chega ao entorno do Novo Shopping Popular Michel Haddad já percebe a diferença no local. Além do Shopping em si, que foi totalmente reformulado, a Prefeitura também está remodelando toda a área próxima. No projeto está sendo construída uma praça de alimentação que vai integrar as áreas externas do novo shopping e do Mercado Municipal. Também está sendo criada uma nova área de carga e descarga; um calçadão entre a praça e a Avenida José Alves de Azevedo; e dois novos pontos de ônibus com quatro novos abrigos de passageiros já estão em funcionamento. Na nova praça de alimentação funcionará com food trucks. O plantio de árvores de grande porte também foi feito nas proximidades dos pontos de ônibus.


Do lado de fora no Novo Shopping, uma pequena área de lazer foi criada, com bancos de concreto e mesas, com tabuleiros para jogos como xadrez e dama. A área externa também recebeu trabalho de paisagismo, com plantas ornamentais.

Esta segunda-feira (12), foi o primeiro dia de funcionamento do Novo Shopping. No local, a maior parte dos trabalhadores ainda está se instalando na nova banca. Josimara Herculano comemora o retorno e diz que já está notando o aumento da clientela. “Aqui as pessoas passam toda hora, é diferente, elas dão uma chegadinha, passam pra olhar e acabam comprando”, comemora a comerciante, que trabalha com assessórios para telefone celular.


Os permissionários do Shopping, que enfrentaram diversas dificuldades durante os anos em que ficaram alocados no local provisório no antigo Parque Alberto Sampaio, comemoram a previsão de aumento nas vendas após o retorno ao local tradicional. Márcia Carvalho, vendedora de bolsas, conta que precisou se readequar durante o tempo em que ficou do outro lado da Avenida José Alves de Azevedo. “Tive que mudar o tipo de produto com que trabalho porque a minha clientela original não ia para lá. Precisei me adaptar e apostar na internet, vender mais pelas redes sociais para conseguir atravessar esse longo período, que foi difícil. A nossa expectativa, agora, é a melhor possível, está tudo muito bem montado, acho que vamos até ganhar novos clientes”, comemora Márcia.

Matheus Trindade trabalha com manutenção de telefone celular. Ele também está confiante que, com o Novo Shopping, o movimento será maior. “Não tem nem comparação. Agora, nós vamos trabalhar de verdade. Nós estávamos sobrevivendo, lutando para nos manter. Agora os clientes de sempre vão voltar e vão encontrar um espaço muito melhor”, diz o permissionário.


O Novo Shopping

O novo espaço, que começou a ser construído em 2014 e teve as obras paralisadas em 2016, foi concluído com recursos de emenda parlamentar destinada ao município pela deputada Clarissa Garotinho (União Brasil). Um dos pontos mais populares e tradicionais do comércio da cidade, o famoso “Camelódromo” teve as obras retomadas em junho de 2021.

As novas instalações do Shopping Popular devem permitir mais conforto ao público e também aos permissionários. No local, além dos 474 boxes, há banheiros com acessibilidade, fraldário, refeitório e sala de reuniões e toda a área conta com sistema de combate a incêndio. As instalações administrativas foram instaladas no piso superior para otimizar os espaços. Os boxes estão dispostos em corredores com níveis elevados para facilitar a ventilação e circulação do ar natural.


O Prefeito Wladimir Garotinho, destaca que os comerciantes que trabalham no Shopping agora terão um espaço digo para trabalhar. “O Novo Shopping Popular Michel Haddad é uma conquista de Campos, um sonho dos permissionários, que vão passar a contar com um espaço digno e moderno para trabalhar, oferecendo ao mesmo tempo conforto e comodidade aos campistas para fazerem as suas compras. O Novo Shopping Popular vai movimentar a economia, gerar oportunidades, através deste importante equipamento. Seguimos na luta, honrando os compromissos assumidos com o nosso povo. Este é um projeto feito em conjunto, com o poder público escutando as necessidades dos permissionários, que vivem e levam o sustento para as suas casas a partir do trabalho que realizam”, diz Wladimir.