terça-feira, 29 de junho de 2021

Cães que estavam acorrentados após morte do dono são resgatados pelo CCZ


O Centro de Controle de Zoonoses de Campos divulgou nesta terça-feira (29) que conseguiu resgatar dois cães que ficaram abandonados desde a morte de seu dono no dia 17. Conhecido apenas pelo apelido de “Seu Zé”, o morador do Jóquei Clube cuidava de quatro animais antes de morrer. Ele teve um mal súbito. Os cachorros foram cuidados por vizinhos, já que o proprietário do imóvel que era alugado disse que não ficaria com eles.

De acordo com Carlos Morales, diretor do CCZ, o órgão tomou conhecimento do fato através das redes sociais. Imagens com os animais ao lado do corpo do dono causaram muita comoção desde a reportagem publicada.

Corpo do dono que morreu na rua e ficou acompanhado dos quatro cães

“Tivemos o conhecimento que os animais estavam presos no local. Iniciamos o processo para resgatá-los, mas quando chegamos ao imóvel o portão estava fechado com cadeado. Conversamos com os vizinhos, que localizaram o proprietário da residência e, depois de quatro tentativas, conseguimos resgatar dois cães. Um terceiro cão conseguiu fugir, mas voltaremos para tentar resgatá-lo”.

Um quarto cachorro não foi encontrado durante a visita de agentes do CCZ. Segundo o diretor, o resgate dos animais só foi possível com permissão do dono do imóvel. “Não temos poder de polícia e não podemos adentrar em imóveis particulares sem autorização”, disse.

Os cães passaram por atendimento veterinário, serão vacinados e vermifugados e encaminhados para adoção. O CCZ fica na Avenida Presidente Vargas, nº 180, Pecuária, e funciona das 8h às 17h.

Ainda sem identificação ou reclamação de parentes, o corpo do dono dos cães que morreu, e que era conhecido apenas por “Seu Zé”, ainda não tinha sido sepultado. Aguarda por liberação do Instituto Médico Legal em prazo previsto em lei de até 30 dias para ser enterrado.