(Foto: Divulgação) |
A Açu Petróleo completou a 50ª operação navio-navio em seu terminal no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O número representa um marco para a empresa, que entrou em operação em agosto de 2016. Cada operação movimenta, em média, um milhão de barris. “Em apenas dois anos, iniciamos a operação com a VLCC (Very Large Crude Carrier) e avançamos no processo de desenvolvimento do Terminal de Petróleo.
Hoje, o T-OIL é a melhor alternativa para as exportações brasileiras de petróleo ”, afirmou Victor Snabaitis Bomfim, presidente da Açu Petróleo. No total, o terminal já movimentou 50 milhões de barris para os clientes Shell e Petrogal.
Desenvolvido pela Açu Petróleo (parceria da Prumo Logística e Oiltanking), o T-OIL é o único terminal privado brasileiro com capacidade para receber embarcações da classe VLCC. Este ano, o Terminal já operou 4 navios do tipo VLCC, os navios-tanque que estão entre os maiores do mundo têm capacidade de armazenamento de até 2 milhões de barris de petróleo bruto.
As operações com esse tipo de navio tornaram-se possíveis devido ao investimento de R $ 400 milhões, realizado no ano passado, com as obras de dragagem que levaram a profundidade nominal do terminal para 25 metros.
No T-OIL, a operação de transbordo é realizada em uma área abrigada por quebra-mar, permitindo uma operação rápida e segura, com eficiência e redução no custo final para os clientes, o que aumenta a competitividade do petróleo brasileiro. A operação conta com um navio atracado e o outro a bordo, ambos cercados por barreiras de contenção para derramamentos no mar. Este tipo de operação permite maior segurança no transbordo durante todas as estações do ano.
O Terminal, licenciado para movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia, também inclui uma área licenciada para futuros investimentos em armazenamento e tratamento de petróleo bruto. A futura construção da unidade de tratamento de óleo com tanques de armazenamento ajudará a atrair outros clientes que também precisam desse tipo de serviço para consolidar seus produtos antes da venda.