(Foto: reprodução) |
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, entre os dias 6 e 31 de agosto, acontecerá em São João da Barra em 12 unidades de saúde nos seis distritos, funcionando das 8h às 17h, incluindo o Dia D, em 18 de agosto. A meta é vacinar, pelo menos, 95% das 1.750 crianças de um ano a menores de cinco anos existentes no município.
O objetivo, de acordo com a subsecretária municipal de Saúde, Keth Miranda, é elevar a cobertura vacinal contra a poliomielite, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da doença, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, contribuindo para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.
“Todas as crianças nessa idade devem se imunizar contra a poliomielite e sarampo, independente da situação vacinal. A campanha deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar toda essa faixa etária”, explica.
Para a poliomielite, reforça a coordenadora de Imunização, Raquel Rebel, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a vacina pólio inativada. “Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP (gotinha)”.
Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinados nos últimos trinta dias.
As unidades de saúde com atendimento à população são:
- UMS Félix de Sá (sede do município)
- ESF Atafona
- ESF Carrapicho
- ESF Grussaí
- UBS Cajueiro
- ESF Barcelos
- UBS Palacete
- ESF Campo de Areia
- UBS Sabonete
- ESF Mato Escuro
- UBS Quixaba
- ESF Açu